A pesquisa encontrou 8226 resultados

por MCarvalho
segunda jan 20, 2020 7:09 pm
Fórum: Pré-Nacionalidade
Tópico: Romana de Sacoias, Bragança
Respostas: 2
Visualizações: 301

Re: Romana de Sacoias, Bragança

Sem ver o anverso, não se pode confirmar o imperador. Mas é provável que seja Constâncio II, é o mais comum neste tipo. A moeda é uma maiorina (ou fracção). R+Q (é u Q, de quarta oficina). Ou seja foi cunhada em Roma, na oficina n.º4. Não é uma moeda provincial, é uma moeda imperial, cunhada para to...
por MCarvalho
sábado jan 18, 2020 8:39 pm
Fórum: D. Fernando I
Tópico: D. Fernando I
Respostas: 11
Visualizações: 331

Re: D. Fernando I

Impecáveis. A começar no tornês e a acabar realmente no último real.
por MCarvalho
sábado jan 18, 2020 8:36 pm
Fórum: Monarquia Portuguesa - Cunhagem Manual
Tópico: moeda? conto? aplique? que é isto?
Respostas: 9
Visualizações: 236

Re: moeda? conto? aplique? que é isto?

É isso. Uma autêntica raridade. Parabéns.
por MCarvalho
sábado jan 18, 2020 5:14 pm
Fórum: República (1889-Presente)
Tópico: 1932 500 réis, "coletinho"
Respostas: 15
Visualizações: 875

Re: 1932 500 réis, "coletinho"

A peça de roupa ilustrada na numisma é um GIBÃO, não é um COLETE. O Gibão é uma peça de roupa acolchoada, geralmente em couro bem grosso, com ou sem mangas, e tem como função principal proteger o bandeirante Exato. Esse nome "coletinho" foi dado por quem não sabe e acabou pegando, mas é isso mesmo,...
por MCarvalho
sábado jan 18, 2020 4:10 pm
Fórum: Monarquia Portuguesa - Cunhagem Manual
Tópico: moeda? conto? aplique? que é isto?
Respostas: 9
Visualizações: 236

Re: moeda? conto? aplique? que é isto?

Ela merece uma limpeza cuidadosa, para se poder ver melhor, porque honestamente não sei se é mesmo o que parece. Há maravedis espanhóis com escudos coroados que podem enganar, mas não sei.
Se for realmente um "árabe" é um golpe de sorte, elas são muito escassas.
por MCarvalho
sexta jan 17, 2020 10:24 pm
Fórum: Romanas
Tópico: Romana Rara-Follis Constantino I 307-337 D.C. RRRR
Respostas: 8
Visualizações: 151

Re: Romana Rara-Follis Constantino I 307-337 D.C. RRRR

Os graus de raridade do RIC estão um pouco desactualizados. Nas últimas décadas apareceram muitas mais moedas, o universo analisado na época (maioritariamente o espólio do Museu Britânico) foram a referência para aferir raridades. No entanto, acho que serve sempre como indicativo. Ou seja, à partida...
por MCarvalho
sexta jan 17, 2020 4:01 pm
Fórum: Falsas ou Viciadas
Tópico: É falsa, não é?
Respostas: 12
Visualizações: 317

Re: É falsa, não é?

(o Pedro antecipou-se :) )
por MCarvalho
sexta jan 17, 2020 4:00 pm
Fórum: Falsas ou Viciadas
Tópico: É falsa, não é?
Respostas: 12
Visualizações: 317

Re: É falsa, não é?

Ora bem... Isto de ver no telemóvel, meio às escondidas, não é bom. A moeda não é provincial, é já do sistema unificado, é um folis de Constâncio Cloro, ainda enquanto César (auxiliar do imperador, na Tetrarquia). Não consigo ver onde foi cunhado, mas parece ser boa. A qualidade do metal mantém-se f...
por MCarvalho
sexta jan 17, 2020 2:43 pm
Fórum: Falsas ou Viciadas
Tópico: É falsa, não é?
Respostas: 12
Visualizações: 317

Re: É falsa, não é?

Sim, é importante para identificar a moeda
por MCarvalho
sexta jan 17, 2020 1:56 pm
Fórum: Falsas ou Viciadas
Tópico: É falsa, não é?
Respostas: 12
Visualizações: 317

Re: É falsa, não é?

A foto do rebordo não é conclusiva. Em todo o caso, é uma provincial. Normalmente, estas moedas eram cunhadas em ligas fracas (por oposição aos bronzes e oricalcos imperiais). Ligas de cobre com mais e pior estanho, tipo calaim. Isto afecta a conservação das moedas e o seu aspecto geral parece mais ...

Pesquisa avançada