Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda out 15, 2018 1:27 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Apresentação
MensagemEnviado: segunda abr 09, 2018 9:16 pm 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: segunda abr 09, 2018 8:57 pm
Sou Darci Zanotelli de São Miguel do Oeste, Estado de Santa Catarina, Brasil sou um pequeno colecionador de Cedulas e Moedas e alguns objetos antigos des de 1976 ate os dias de hoje. enho comprado peças em leiloes e de colecionadores em geral. Meus objetivos neste Forum e obeter mas conhecimentos sombre a Ninismatica e como obeter informações sobre armarios para guardar minhas moedas, conhecer modelos de armarios e fornecedores.
Agradeço porter sido aceito neste Forum Ninismatico.

Atenciosamente
Darci Zanotelli

Assunto da Mensagem: Re: Apresentação
MensagemEnviado: segunda abr 09, 2018 10:56 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am
Bem vindo, Darci.

MensagemEnviado: terça abr 10, 2018 12:36 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
olá a todos os frequentadores deste fórum!
Sou Adriano Bruck,vivo em São Francisco de Assis, região central do RS. Coleciono moedas a cerca de 1 ano, mas meu interesse pela numismática-embora na época nem fizesse idéia que existisse algo do gênero- surgiu quando ainda era guri (devia ter uns 6 anos) e meu pai, certo dia lavrando a terra com arado de bois, achou uma velha moeda escurecida em meio a roça (embora isso possa parecer cena do século 19 para muitos), aconteceu cerca de 25 anos atrás. Por curiosidade ele juntou e ao voltar pra casa me deu ela de presente. era uma moeda grande (pelo menos bem maior do que os cruzeiros que eu estava acostumado a ver na época, e foi justamente o fato dela ser maior, mais espessa e mais pesada que as moedas de inox da época que me chamaram atenção. Tentei identificar alguma gravura, mas tudo estava encoberto por uma crosta de saibro e algo que parecia ferrugem-mas mesmo assim fiquei faceiro e guardei junto com meus brinquedos. eu pensava que era só uma moeda velha carcomida pela ferrugem- mas eis que algum tempo depois (nem sei por que) tive a idéia de lavar com uma escova de dentes usada com sabão e eis que pra minha supresa, por baixo daquela craca de sujeira foi surgindo uma moeda novinha e brilhante. Depois de limpa nem parecia mais a mesma...nem dava pra acreditar que tinha passado sabe-se lá quanto tempo rolando, encravada na terra. Foi aí que eu me entusiasmei e guardei a moeda com todo carinho e cuidado. era o bem mais "precioso" entre meus brinquedos. Depois disso, passei eu também a tentar "garimpar"minhas próprias moedas ,e não é quedei sorte. entre os alicerces da velha tapera que tinha sido de meus avós maternos, brincando após uma chuvarada que remexeu a terra e arrastou sedimentos me deparei com uma outra moeda igualmente velha e toda cheia de crosta: entusiasmado com minha descoberta, corri até uma fonte e lavei, esperando que ficasse "novinha" como a outra- mas pra minha decepção na época- não aconteceu. Até deu uma melhorada na aparência, inclusive tornando legível a data e mais algumas informações- mesmo assim guardei ela com entusiasmo junto com a outra. Algum tempo depois, quando tinha uns 10 ou 11 anos, encontrei em um velho baú que pertencia a família de minha mãe e que se encontrava abandonado em um canto do galpão, junto a caixas de ferramentas. Dentro- junto com roupas velhas, envelopes de cartas, fotografias antigas e um livro escrito em uma língua que não conseguia entender lhufas -na verdade, um antigo exemplar da bíblia escrito em alemão que pertencia a família de minha mãe - achei uma lata tampada, e dentro dela mais cartas e fotografias. quando comecei a fuçar lá dentro, ouvi o tilintar de metal e pra minha grata surpresa- no fundo da lata e em meio às cartas e fotografias (muitas manuscritas em alemão) dei com um punhado de moedas,todas em perfeito estado de conservação :D e o que é melhor- dente elas identifiquei algumas- 9 no total que tinham a mesma cor brilhante da que meu pai tinha me dado- porém estas não estavam desgastadas, nem sujas. estavam novinhas em folha! fiquei tão feliz que catei todas, levei pra casa e amaloquei junto com meus brinquedos. alguns dias depois voltei a remexer novamente no baú- e bem no fundo da caixa encontrei mais uma moedinha! Só que esta era repetida, igual uma das que eu já tinha levado pra casa- inclusive a data. Hoje em dia me arrependo, pois algum tempo depois troquei essa moedinha "repetida" (na verdade uma 500 réis de 1858) com um colega da escola por uma quarter dollar de 1968 sem letra monetária) e fiquei bem faceiro por ter feito um "bom negócio, trocando minha moedinha repetida por outra que não tinha :asdf: resumindo: troquei uma prata escassa por cupro-níquel bem manjado :erofl: (na verdade, quando meu colega da escola propôs a troca, eu aceitei na hora, pois tinha a gravura da "águia no poleiro", coisa que jamais tinha visto na época. :angel: mas fazer o que né? rsrsrsss faz parte da vida quando a gente é só um guri ingênuo. :biglaugh:
Ah, e pra concluir a história - querem saber qual a moeda que meu pai achou na lavoura e a outra que eu "garimpei" nos escombros da velha tapera de meus avós???
(2000 mil réis 1907 e 200 réis de 1889 - respectivamente) guardo elas com especial carinho até hoje- pois foram as primeiras de outras que se seguiram e devo esse saudável hobby ao meu pai- que embora despretensiosamente- teve um papel fundamental em despertar a paixão pelas moedas que me acompanha desde então.
Por ora era isso, gurizada...espero poder contribuir com este fórum na medida do possível. e certamente- dicas de quem têm anos-luz de conhecimento numismático comparado a mim, serão sempre bem-vindas!! :claps:
Abraços!

MensagemEnviado: terça abr 10, 2018 10:57 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
[quote="bruck"]olá a todos os frequentadores deste fórum!

Cumprimentos meu caro, seja muito bem vindo ao forum. Podia ter aberto um tópico seu para fazer a apresentação :green:

MensagemEnviado: terça abr 10, 2018 10:59 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
DZ15152zanotelli Escreveu:
Sou Darci Zanotelli de São Miguel do Oeste, Estado de Santa Catarina, Brasil sou um pequeno colecionador de Cedulas e Moedas e alguns objetos antigos des de 1976 ate os dias de hoje. enho comprado peças em leiloes e de colecionadores em geral. Meus objetivos neste Forum e obeter mas conhecimentos sombre a Ninismatica e como obeter informações sobre armarios para guardar minhas moedas, conhecer modelos de armarios e fornecedores.
Agradeço porter sido aceito neste Forum Ninismatico.

Atenciosamente
Darci Zanotelli

Seja muito bem vindo caro Darci e faço votos para que se divirta e aprenda muito aqui pelo fórum . :thumbupleft:

MensagemEnviado: terça abr 10, 2018 12:32 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Bem vindo...

MensagemEnviado: terça abr 10, 2018 4:32 pm 
Desligado

Registado: quarta abr 02, 2008 12:11 am
Bem vindo ao Fórum. :green:

MensagemEnviado: terça abr 10, 2018 9:52 pm 
Desligado
Reinado D.João IV

Registado: quinta nov 30, 2006 12:47 am
Bem-vindos ao Fórum!

MensagemEnviado: quarta abr 11, 2018 2:11 pm 
Desligado

Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am
Sejam bem vindos :thumbupleft:

MensagemEnviado: sábado abr 14, 2018 5:33 pm 
Desligado
Reinado D.Henrique

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Bem-vindos ao fórum!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Paramonte e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal