X Centavos de ?

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: X Centavos de ?

#11 Mensagem por fernanrei » quarta jan 24, 2018 11:11 pm

jdickson Escreveu:
fernanrei Escreveu:
jdickson Escreveu:A verdade é que se consegue percepcionar o esboço dos escudetes na face que não existe, o que me parece incompatível com um ensaio uniface...
Penso que a moeda em referência apenas tem o reverso estampado e a primeira foto é uma uni-face, ou então não estou a perceber a mensagem :think:
Numa moeda uniface, existe uma face completamente lisa, pois não foi submetida a qualquer cunho; ora na face supostamente lisa desta moeda, consegue-se perceber o desenho (e, parece-me, o relevo) dos escudetes que nunca deveriam estar ali, nem sequer em esboço.
A pergunta que gostaria de ver respondida é se a última foto representa a mesma moeda nas duas faces apresentadas, a que tem os escudos visíveis e a que tem vestígios. Pelo que sei, se a prensa mecânica estiver afinada para uma cunhagem normal e der uma batida apenas com o cunho de uma das faces, a lisa ficará com marcas incusas da estampagem, por isso é que é importante perceber se as duas fotos representam a mesma moeda. Se assim for, prova que foi um ensaio da pressão de estampagem.


"Quod erat demonstrandum"

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: X Centavos de ?

#12 Mensagem por arcalhanas » quinta jan 25, 2018 1:02 pm

A pergunta que gostaria de ver respondida é se a última foto representa a mesma moeda nas duas faces apresentadas, a que tem os escudos visíveis e a que tem vestígios. Pelo que sei, se a prensa mecânica estiver afinada para uma cunhagem normal e der uma batida apenas com o cunho de uma das faces, a lisa ficará com marcas incusas da estampagem, por isso é que é importante perceber se as duas fotos representam a mesma moeda. Se assim for, prova que foi um ensaio da pressão de estampagem.[/quote]

Caro Fernanrei
A moeda é a que está no alvéolo, só tenho essa, retirei-a e é a mesma da foto que esta em baixo bem como a da que está na balança, a outra é uma X centavos de 1969 mas normal para comparação.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: X Centavos de ?

#13 Mensagem por fernanrei » quinta jan 25, 2018 1:26 pm

arcalhanas Escreveu:A pergunta que gostaria de ver respondida é se a última foto representa a mesma moeda nas duas faces apresentadas, a que tem os escudos visíveis e a que tem vestígios. Pelo que sei, se a prensa mecânica estiver afinada para uma cunhagem normal e der uma batida apenas com o cunho de uma das faces, a lisa ficará com marcas incusas da estampagem, por isso é que é importante perceber se as duas fotos representam a mesma moeda. Se assim for, prova que foi um ensaio da pressão de estampagem.
Caro Fernanrei
A moeda é a que está no alvéolo, só tenho essa, retirei-a e é a mesma da foto que esta em baixo bem como a da que está na balança, a outra é uma X centavos de 1969 mas normal para comparação.[/quote]
:thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Variantes e Erros”