Variante de cunho no 10 Centavos 2017 - Mais uma

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Rogbert
Reinado D.João V
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm

Variante de cunho no 10 Centavos 2017 - Mais uma

#1 Mensagem por Rogbert » sexta mar 01, 2019 9:43 pm

Caros colegas,

Sempre me falta tempo para estudar moedas novas, mas as vezes uma moeda cai na mão e chama a atenção e acabamos achando algo novo. Uma moeda de 10 centavos me chamou a atenção neste caso, e acabei percebendo que em 2017 houve um novo cunho nesta moeda.

Peguei poucas, e nas que tenho não vi dois tipos diferentes no mesmo ano, mas não quer dizer que não estejam por ai, convido os colegas que gostam a pesquisar.

Então, no que eu verifiquei temos um cunho em 2016 e em 2017 e 2018 o novo, então temos que procurar o cunho de 16 em moedas de 17 e 18 e o cunho de 17 e 18 em moedas de 16, pra ver se temos variantes.

Imagem

O cunho novo tem muito mais detalhes. Vemos nas condecorações de D. Pedro I. Há uma estrela que é um ponto em 2016 e efetivamente uma estrela em 2017 e 2018. Na minha opinião a face é menor na nova, todos os detalhes no cavalo, face, linhas são bem mais definidos. Mas o mais fácil de perceber é que a orla é maior, o BRASIL, D. PEDRO I, as linhas acima, o cavalo e as linhas e o busto abaixo, então todas com mais espaço, ficam mais afastados do canto da moeda. O BRASIL no antigo, parece ter letras arredondadas na sua altura, e no novo parecem bem mais retas, planas em cima, assim como todo o relevo da moeda. Isso tem sido uma característica nesses cunhos novos.

Fiz novamente uma montagem das imagens, pois os detalhes são simples. Espero que os colegas possam observar.
Imagem

Na minha opinião são sim cunhos diferentes, embora alguns possam pensar em cunho gastos, mas as diferenças são maiores que isso para mim. Os que tiverem opiniões diferentes, por favor opinem.

Se alguém, acha alguma com dois cunhos diferentes na mesma data, avise, tenho interesse em saber.

Para os colegas que gostam de procurar, boa garimpagem !

soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

Re: Variante de cunho no 10 Centavos 2017 - Mais uma

#2 Mensagem por soga80 » sexta mar 01, 2019 10:00 pm

:thumbupleft:

LSalema
Reinado D.João V
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: Variante de cunho no 10 Centavos 2017 - Mais uma

#3 Mensagem por LSalema » sábado abr 20, 2019 7:17 pm

Vou ficar de olho, achando alguma te aviso.

Responder

Voltar para “Variantes e Erros”