2 Euros por CUNHAR

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem

Moderador: Moderador de Honra

oscarpt2000
Reinado D.Sebastião
Registado: terça jan 25, 2005 10:17 pm
Contacto:

Mensagempor oscarpt2000 » terça set 13, 2005 10:13 pm

ora aí está uma boa opinião!

Realmente ficam mesmo melhor com os cunhos em cima, záss! 8)

ezkudo
Reinado D.Miguel
Registado: domingo nov 14, 2004 5:36 pm

Mensagempor ezkudo » quarta set 14, 2005 10:50 pm

Afinal como é? :)

Passou-se um dia! E nada! Assim:

Sou o primeiro a reclamar a moeda!!! :mrgreen:

José Alves
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado nov 06, 2004 2:27 am
Contacto:

Mensagempor José Alves » quarta set 14, 2005 11:03 pm

ezkudo Escreveu:Afinal como é? :)

Passou-se um dia! E nada! Assim:

Sou o primeiro a reclamar a moeda!!! :mrgreen:

Como? não percebi !!!!!!!
Reclamar o que?

Felizmente ainda estará para vir o dia em que eu falte a um compromisso e não era agora que o iria fazer, o desafio mantem-se bem como a minha promessa, desde que alguém diga qula é o anverso e o verso e faça prova obviamente.
:biggthumpup:
José Rodrigo Leite Alves
Os meus MEGALEILÕES
"Quem trabalha muito, não tem tempo para ganhar dinheiro!"

Jomosil
Reinado D.Sancho II
Registado: domingo nov 07, 2004 10:24 am
Contacto:

Mensagempor Jomosil » quarta set 14, 2005 11:41 pm

O anverso do euro contém uma imagem comum a todos os países.
O reverso do euro contém imagens/informações específicas de cada país.

Luis Nobrega
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado nov 06, 2004 12:55 am
Contacto:

Mensagempor Luis Nobrega » quinta set 15, 2005 12:34 am

Rodrigo... isso depende se é variante A ou B!

Passo a explicar... Se quando o anverso estiver virado para cima... a legenda do bordo estiver escrita para a direita... É variante A!
Se a legenda estiver escrita para a esquerda... é variante B!

Posto isto eu digo que: Se esse disco for variante A... alinhas a legenda em posição correcta para a tua leitura... e o anverso é a face virada para cima! Se for variante B é a face virada para baixo!

Posto isto exigo um "UUUAAAAUUUU Luís..." geral... O reconhecimento da minha genealidade... e por fim a moeda! :erofl

José Alves
Reinado D.Filipe III
Contacto:

Mensagempor José Alves » quinta set 15, 2005 12:48 am

Perdoem-me, mas acho que pode hever aqui alguma confusão, a moeda ou disco não tem qualquer face cunhada, ambas estão lisas, na primeira imagem aparece ao lado (direito) o anverso de uma moeda de 2 Euros mas simplesmente para comparar, portanto não temos (penso eu !!!! :help: :help: :help: ) hipotese de aferir a variante, daí o meu desafio, mas palavra é palavra e portanto caso alguém consigo descobrir aí vai ela. :lol: :lol: :lol:
José Rodrigo Leite Alves
Os meus MEGALEILÕES

Luis Nobrega
Contacto:

Mensagempor Luis Nobrega » quinta set 15, 2005 10:56 am

Esse disco é muito esquesito!

Se não tivesse sido cunhado... não tinha aparte central mais "funda" como essa tem... aquilo só fica assim depois de apanhar como peso do cunho! Caso contrário... o disco era plano de ponta a ponta! :help:

Essa moeda deve ter sido apagada num torno...
Qual é o peso dela! Quase de certeza que é mais leve que outra normal!

José Alves
Reinado D.Filipe III
Contacto:

Mensagempor José Alves » quinta set 15, 2005 3:59 pm

Esta moeda (meia moeda pois ainda não foi cunhada :) ) não foi desvastada, digo isto por dois motivos, um é basico ou seja o peso, acho que se houvesse um manual sobre viciação de moedas, neste caso concreto de discos seria o ponto nrº 1 a ter em conta, o outro seria a qualidade do trabalho, está bom de mais, contudo por este último não punha as maos no fogo pois já vi viciações e diria quase perfeitas.

Quanto ao peso, a moeda não é mais leve que a normal bem pelo contrário, pesa 8,54 gr. enquanto que a normal pesa 8,48 gr. o facto de pesar mais na minha opinião faz todo o sentido na medida em que será para compensar a liga que eventualmente perderá ao ser cunhada, como disse a mesma ainda não tem serrilha assim como a que o Miguel Costa tem também ainda não possui, possivelmente será feita simultaneamente a cunhagem e perderá liga.

Quanto ao facto de estar mais funda no meio (campo) e embora não conheça o processo nesta area, entendo que tem toda a lógica, caso fosse completamente plana (toda da mesma do valor maximo ou seja espessura do bordo), partiria os cunhos dado que no meio (zona do alto relevo do cunho) teria liga a mais e esta teria que sair para algum lado, penso que este processo deve seguir o mesmo principio de outras areas, por exemplo na concepção de moldes e solas para calçado, area na qual tenho experiençia, nomeadamente para as solas em borracha (há outros materiais como TR, PVC, PU mas o processo é por injeção embora também implique rigor no peso da matéria prima), os blocos/tacos de borracha que é assim que se chamam, que se colocam no molde têm que ser pesados em rigor até a grama e devidamente distribuídos pelo molde precisamente para que este consiga fechar e fechando que não parta e a moldagem seja perfeita, portanto presumo que se o disco fosse completamente plano a cunhagem não ficaria perfeita e o cunho não suportaria o excesso de liga.
Relativamente ao processo da serrilha, alguém sabe alguma coisa?

Miguel, se puderes e não houver inconveniente mete uma imagem da tua, melhor da que meteste a dias e se possivél de ambas as faces bem como do bordo.
José Rodrigo Leite Alves
Os meus MEGALEILÕES

ezkudo
Reinado D.Miguel
Registado: domingo nov 14, 2004 5:36 pm

Mensagempor ezkudo » quinta set 15, 2005 9:10 pm

Se eu disser que o lado A é o anverso,o J. Alves tem argumentos para me contrariar? ;)

Luis Nobrega
Contacto:

Mensagempor Luis Nobrega » quinta set 15, 2005 9:14 pm

Esta face é o Anverso:

Imagem

Esta face é o Reverso:

Imagem

Voltar para “Variantes e Erros”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante