Ceitil Coroado inédito

Responder
Mensagem
Autor
Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Ceitil Coroado inédito

#1 Mensagem por Monge » domingo set 03, 2017 2:56 pm

Interessante Ceitil de D. Joãp II
5.x.x - Castelo com muralha bipartida
5.2.x - Castelo com muralha completa
5.2.1 - Mar de ondas contínuas, muralha curva e torres afastadas da circunferência.
A partir daqui complica-se tudo:
Escudo de 4 castelos, com coroa baixa e rodeado por duas arruelas.
Imagem
Última edição por Monge em domingo set 03, 2017 11:09 pm, editado 1 vez no total.



kikinha
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 76
Registado: sábado mai 30, 2009 9:56 pm

Re: Ceitil Coroado inédito

#2 Mensagem por kikinha » domingo set 03, 2017 9:20 pm

Olá
.....esse castelo até parece de Joao II.,,
Muito bom.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Ceitil Coroado inédito

#3 Mensagem por MCarvalho » terça set 05, 2017 12:25 pm

Muito interessante.
Em termos de estilo geral,também me inclino para D. João II.
Merece ser referenciada.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
Jacinto Silva
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1883
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: Ceitil Coroado inédito

#4 Mensagem por Jacinto Silva » terça set 05, 2017 12:58 pm

Viva

É o primeiro ceitil coroado de D. João II que vejo, aparte os exemplares desenhados no catálogo de F. Magro.
Concordo que é um ceitil inédito e que encaixaria numa nova referência do subgrupo 5.2 de D. João II.

Juntei para comparação, alguns coroados de D. João II que correspondem às referencias dos vinténs 10.01 e 19.09 do AG e dos ceitis 2.2.1 e 2.2.2. do Magro. Refira-se que a coroa do exemplar 2.2.2 FM é muito diferente das habituais coroas de outras moedas de D. João II.

No ceitil do amigo Monge, a forma visível acima do escudo sugere uma coroa, também muito diferente dos exemplares usados para comparação. Eu diria que se aproxima mais do modelo de coroa de D. João II, desenhada na página 10 do AG.

Pela imagem, não consigo perceber se existem vestígios de pormenores finos da coroa.

É uma moeda com bastante interesse e que merece ser vista em mão.

Imagem

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Ceitil Coroado inédito

#5 Mensagem por Monge » terça set 05, 2017 3:13 pm

Se existiam pormenores mais finos na coroa estariam em alto relevo que o desgaste fez desaparecer.
Confesso que, inicialmente, pensei que a coroa fosse resultado de alguma corrosão, mas não é! É mesmo metal em relevo; a simetria descarta tb a possibilidade de ser um qq excrescência metálica.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Ceitil Coroado inédito

#6 Mensagem por euoutravez » terça set 05, 2017 5:02 pm

Boas!

Pelo que vejo na foto a minha opiniao é de que não se trata de um ceitil coroado. O anelete superior parece ainda ser visivel e a corrosao por cima do escudo parece prolongar-se tambem por cima do anelete lateral. Alias eu nem sequer acredito que o ceitil 2.2.2 seja coroado, pelos catalogos e por todos os que tenho visto os ceitis coroados apresentam escudo com bordadura o que nao é o caso dos dois exemplares. Penso que duplas batidas ou correções de cunho e o posterior desgaste explicarão melhor a situação.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Ceitil Coroado inédito

#7 Mensagem por carrancho » terça set 05, 2017 6:45 pm

Viva!

É muito complicado formar uma opinião só pelas fotos, provavelmente até em mão será complicado.

Quando vi esta moeda a primeira vez foi no telemóvel, a primeira reacção foi de que se tratava de um escudo suíço mas estranho, depois percebi que não podia ser escudo suíço pois nestes o próprio chefe é que forma um "bico", que não era o caso nesta moeda. Ainda assim nunca levantei a possibilidade de se tratar de um coroado até porque desconhecia a existência de coroados sem bordadura e com coroa baixa, nunca tinha visto nenhum, nem tão pouco reparado nesse 2.2.2 do catálogo. Ainda que existam coroados sem bordadura e com coroa baixa, tenho alguma dificuldade em acreditar que o que se vê por cima do escudo deste seja uma coroa. A coroa seria um elemento importante logo, sendo relevo metálico e não corrosão, acho ainda mais estranho como elementos tão próximos da coroa estão tão bem definidos (como o chefe do escudo) e a coroa apresenta tanto desgaste.

Uma coisa é certa, merece ser bem estudado.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Ceitil Coroado inédito

#8 Mensagem por carrancho » quarta set 06, 2017 12:50 am

Volto a este tópico porque desde que aqui coloquei a minha opinião não me sinto confortável com tal facto. A opinião é sincera mas consciente de que baseada em parcos conhecimentos já que ainda estou a aprender (lentamente) o que são ceitis. Partilhar a minha opinião faz também parte desse processo de aprendizagem só que quem a lê não tem como saber isso e, neste caso, posso estar a queimar uma moeda única. Agora que está publicada resta-me deixar este disclaimer esperando não ter causado qualquer transtorno.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Responder

Voltar para “D. João II”