D.Pedro II - Cruzado de 1689

Moderadores: mncosta, Moderador de Honra

Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

D.Pedro II - Cruzado de 1689

Mensagempor Mmatos » domingo nov 20, 2016 8:58 pm

Este exemplar tem particularidades interessantes, pois é de eixo horizontal e ao A de ALG falta-lhe o traço central, sendo um V invertido. Para além disso, depois de comparar com a foto do catálogo VMA da referência com as características deste exemplar (eixo horizontal, A sem traço e pontos no campo), existem outras diferenças que talvez justifiquem nova referência:
- No reverso tem florões com âmago a cantonar a cruz e a legenda é intercalada por florões mais pequenos.
- No anverso os pedúnculos da coroa são mais altos.

Cruzado de 1689 Ref. VMA P2.CN.11a (variante ?)
P2.CN.11a v1 ar.JPG
P2.CN.11a v1 br.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Mmatos em sexta jun 30, 2017 3:11 pm, editado 1 vez no total.

mncosta
Reinado D.Pedro V
Registado: sexta jun 10, 2011 11:42 am

Re: D.Pedro II - Cruzado de 1689

Mensagempor mncosta » segunda nov 21, 2016 9:37 pm

Olá,
Boa noite!

No meu catálogo, eu tenho registadas sete referências para o cruzado de 1689 da Casa da Moeda de Lisboa.

Destas sete referências, três refletem no anverso a ausência do traço central na letra "A" da palavra "ALG".

As distinções entre estas três são:

1 - Eixo Vertical - No reverso: Florões com âmago - Legenda do reverso normal;

2 - Eixo Vertical - No reverso: Florões com âmago - Florão principal da legenda do reverso, (entre a palavra "VINCES" e a palavra "HOC") não ladeado por pontos;

3 - Eixo Horizontal - No reverso: Florões sem âmago - Legenda do reverso normal.

Agora, acrescentarei mais uma referência:

4 - Eixo Horizontal - No reverso: Florões com âmago - Legenda do reverso normal.

Desde já, muito obrigado pelo seu contributo.

Quanto aos florões a intercalar a legenda serem de dimensão menor, em minha opinião, só haverá motivo de criar uma nova referência quando surgir um reverso, num cruzado com as mesmíssimas características daquele que aqui apresenta, mas, que tenha os florões maiores a intercalar a legenda.

No anverso, este cruzado tem, segundo a minha nomenclatura, uma coroa do Tipo 2 que se caracteriza por:

a) - Cruz pometada por cima do globo crucífero;
b) - Coroa com arcos singulares perolados, baixos ou médios;
c) - Coroa com pedúnculos perolados, baixos ou médios;
d) - Sequência no diadema: "... Rectãngulo - 1 ponto - rectângulo ..." ou "... Roseta - 1 ponto - roseta ... ", (o diadema - "Roseta - 1 Ponto - roseta" - só se aplica a um único cruzado de 1686 todo ele, muito sui generis).

Um abraço do,

Miguel N. Costa

Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Re: D.Pedro II - Cruzado de 1689

Mensagempor Mmatos » terça nov 22, 2016 12:24 am

Obrigado pela sua caracterização e ainda bem que este cruzado serviu para adicionar nova referência ao seu futuro e aguardado catálogo.

Voltar para “Cunhagem Mecânica”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante