fernanrei Escreveu:soga80 Escreveu:Está muito bem...a limpeza é subjetiva comob sabem... parabéns
Concordo consigo, a limpeza tanto pode melhorar como piorar. Eu gosto da moeda como está, mas tal como o Iuri refere, um limpeza focada apenas na crosta pode de certa forma melhorar o aspecto da moeda.

Vou pensar no assunto .
Bom...
Quando eu falo em limpar a moeda NUNCA me passaria pela cabeça agredir a patine, nem nesta moeda nem em nenhuma.
Quando eu olho para este exemplar, é perfeitamente visível detectar a sujidade que, por exemplo, atravessa obliquamente a cruz ou envolve a parte esquerda do escudo. Aquilo é lixo, sujidade, porcaria, não é patine. Achar que preservar esse lixo é manter a integridade da moeda, é uma opinião que respeito, mas sobre a qual tenho o meu sentido crítico.
É importante que se diga que é possível remover essa sujidade por meios essencialmente físicos, através do amolecimento da sujidade e posterior remoção, sem afectar a patine. Sabendo isto, é-me pessoalmente difícil entender a opção por mantê-lo, mas ainda bem que existe pluralidade de opiniões e de ideias.
Apenas gostaria que vissem alguns cobres (reconhecidamente o tipo de metal mais difícil de limpar sem interferir com a patine) nos quais apliquei o verdicare, antes e depois. Não fez milagres, pois limitou-se a remover a sujidade e a deixar que a verdadeira patine surgisse .(Não tenho fotos, terão que acreditar em mim).