Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça out 23, 2018 8:06 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta mai 17, 2018 2:03 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: domingo mai 06, 2018 9:38 pm
jdickson Escreveu:
JaimeCLima Escreveu:
Boa noite!

Tenho cometido alguns erros com o Marpal! Por não saber em materiais se dá bem, reparo que algumas moedas que "mergulho" em Marpal, saem limpas, mas perdem parte do relevo que apresentavam à partida. Pelo menos é a sensação que ficam.

Já percebi pelos comentários que este é um tema controverso!

A sensação de perda de relevos deve-se à remoção de oxidação que ajuda a definir o contraste, na base dos relevos. O relevo em si não é afetado.

Só uso o marpal em moedas proof, nas quais faz um excelente trabalho. A razão para ter um efeito positivo nas proof e não nas outras, é que as proof pretendem-se sem patine, sem oxidação, com o aspecto espelhado característico. Já com qualquer outro tipo de moedas, mesmo que estejam não circuladas, estas apresentam uma ligeira oxidação superficial que só damos por ela, quando...sai com o marpal. Já me aconteceu e não recomendo.

Obrigado! :thumbs:

MensagemEnviado: quinta jul 19, 2018 3:09 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Eu normalmente só limpo as peças se estiverem muito sujas ou se o valor numismático que lhe atribuo for baixo. Já limpei muitas no passado e me arrependi com o resultado obtido, na maioria das vezes. Hoje em dia- quando decido limpar uma moeda geralmente uso água sem cloro e sabão neutro com um pano macio- lavando suavemente. Em alguns casos uso bicarbonato de amônio e/ ou bicarbonato de sódio- destes que se compra nos supermercados- e por último seco bem a peça e deixo no vento e ao sol por alguns minutos antes de acondicioná-las. :thumbs:

MensagemEnviado: quarta set 19, 2018 9:47 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: sexta mai 25, 2012 2:56 pm
Eu acho que não arrisco muito em limpezas... Para as pratas com oxidação ou sujidade entranhada nos relevos finos uso os dedos e pasta dos dentes sem ser branqueadora, muito cuidado pois a pasta dos dentes branqueadora vai riscar o campo das moedas. Para os cupro-niqueis, cobres e bronzes só uso w40 para uma limpeza muito superficial com aqueles panos de limpar as lentes dos óculos, e como o W40 é repelente de humidade atua como protetor. Não arrisco mais além do que escrevi!

MensagemEnviado: quinta set 20, 2018 8:26 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Cada um faz o que bem entender às suas moedas, e isso é que é uma certeza. Independentemente dos milhares de opiniões que por aí andam, limpar moedas é muito singular, e como já alguém disse " enquanto uns estragam outros melhoram" depende da experiência e também da sorte. Eu limpo algumas moedas e outras mantenho como estão :biglaugh: agora os materiais que uso é que podem variar muito, dependendo da liga e do estado em que está a moeda :thumbupleft:

MensagemEnviado: sexta set 21, 2018 10:28 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Realmente cada um é que sabe...

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal