Moedas de cobre - o que fazer?

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Numisatlantica
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta out 25, 2019 5:17 am

Moedas de cobre - o que fazer?

#1 Mensagem por Numisatlantica » segunda out 28, 2019 4:11 am

Gostaria de pedir a opinião dos amigos sobre o problema da oxidação em moedas de cobre.

Sabemos que a oxidação de algum metal se deve ao fato da perda de elétrons para a atmosfera. Ou seja: A peça de metal perde elétrons em contato com o ar que, por sua vez, acaba ganhando esses elétrons. Portanto, oxidação metálica é algo natural (exceção feita ao ouro e a platina).

Algumas oxidações podem até ajudar a preservar o metal....como no caso da prata com pátina violácea ou azulada que com o tempo fica preta. Isso se deve pela formação do sulfeto de prata, que por sua vez acaba formando uma película "protetora" para a prata que está por baixo.

Porém no caso dos cobres, quando acontece o verdete (ou azinhavre) ele é formado por uma mistura tóxica de hidróxido de cobre I, hidróxido de cobre II, carbonato de cobre I e carbonato de cobre II.

Na minha coleção, embora alguns (a maioria na verdade) digam que estou errado, eu limpo a peça com extremo cuidado para retirada do verdete, e após, passo verniz transparente fosco na moeda. Uso verniz pois o processo de corrosão reinicia assim que terminada a limpeza...portanto, é a única forma de evitar a ação do tempo sobre a peça.

O que pensam sobre? Envernizar ou não?

Cada moeda é um pedacinho da História em nossas mãos! Valorize isso!

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Moedas de cobre - o que fazer?

#2 Mensagem por silvio2 » terça out 29, 2019 8:17 pm

Caro Leonardo, a "limpeza de moedas" é sempre uma questão polémica pois não é fácil
chegar-se a uma conclusão objectiva. Há quem defenda e há quem seja contra, claro! ;)
Na minha opinião, em principio não se deve limpar mas, cada caso é um caso e também
depende do género de limpeza que se pretende fazer ... :think:
Para ter "uma ideia" daquilo que pensam, sobre esta matéria, vários companheiros do Fó-
rum, veja este Tópico Imagem http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 11&t=16893
:beer:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Numisatlantica
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta out 25, 2019 5:17 am

Re: Moedas de cobre - o que fazer?

#3 Mensagem por Numisatlantica » quarta out 30, 2019 3:24 am

silvio2 Escreveu:
terça out 29, 2019 8:17 pm
Caro Leonardo, a "limpeza de moedas" é sempre uma questão polémica pois não é fácil
chegar-se a uma conclusão objectiva. Há quem defenda e há quem seja contra, claro! ;)
Na minha opinião, em principio não se deve limpar mas, cada caso é um caso e também
depende do género de limpeza que se pretende fazer ... :think:
Para ter "uma ideia" daquilo que pensam, sobre esta matéria, vários companheiros do Fó-
rum, veja este Tópico Imagem http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 11&t=16893
:beer:
Pois é meu amigo! dá dó ver as moedas de cobre com os anos voltando a ficarem com pontos esverdeados :(

Acabo aplicando uma fina camada de verniz justamente para interromper esse processo. Cada limpeza, um pouco do metal se vai... com o tempo (décadas ou séculos) se perde a moeda... isso dá tristeza :(
Cada moeda é um pedacinho da História em nossas mãos! Valorize isso!

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”