2.5$ e 5$ complicado

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
Responder
Mensagem
Autor
Petroviz
Escudinho da II República
Mensagens: 8
Registado: quarta abr 19, 2017 4:22 pm

2.5$ e 5$ complicado

#1 Mensagem por Petroviz » quarta abr 19, 2017 4:48 pm

Boa tarde tenho esta situação de ter estas duas moedas que vou anexar a baixo e de estar todo confuso quanto ao seu estado e valor.
Procurei um avaliadoro que disse que por estarem limpas valem menos e as classificou em bc. No entanto eu acho na minha humilde e de pouca experiência opinião que elas estão mbc. Por isto nada melhor que obter informações de várias pessoas e chegar a um ponto de conclusão.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Gostaria se possivel de saber também quanto podem valer paguei 7.5€ em cada uma das moedas por achar bonitas e com valor histórico.
Agradecia resposta obrigado. :dance:



Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: 2.5$ e 5$ complicado

#2 Mensagem por tm1950 » quarta abr 19, 2017 5:02 pm

Concordo com o BC, mais coisa menos coisa.
Neste estado, o valor comercial depende da vontade do comprador. Eu não gosto de ter este tipo de moedas assim, pelo que não pagaria mais do que o valor da prata.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: 2.5$ e 5$ complicado

#3 Mensagem por Mmatos » quarta abr 19, 2017 6:08 pm

Petroviz Escreveu:...Por isto nada melhor que obter informações de várias pessoas e chegar a um ponto de conclusão.
Repare que no escudo nacional, a maior parte dos besantes desapareceram (os pontinhos no interior dos escudetes), o que demonstra um apreciável desgaste provocado pela circulação. Uma moeda para ser MBC, só pode apresentar sinais de desgaste nas superfícies mais elevadas da gravura, o que não é o caso, pois há elementos da gravura original que simplesmente desapareceram. Além disso, essas moedas estão mais que polidas (limpas agressivamente) o que segundo as regras numismáticas faz baixar um grau na classificação.

Petroviz
Escudinho da II República
Mensagens: 8
Registado: quarta abr 19, 2017 4:22 pm

Re: 2.5$ e 5$ complicado

#4 Mensagem por Petroviz » quarta abr 19, 2017 6:42 pm

tm1950 Escreveu:Concordo com o BC, mais coisa menos coisa.
Neste estado, o valor comercial depende da vontade do comprador. Eu não gosto de ter este tipo de moedas assim, pelo que não pagaria mais do que o valor da prata.
O que me preocupa aqui é se 15€ pelas duas moedas em questão foi de mais tendo em conta estes detalhes que não coloquei em questão :think:

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: 2.5$ e 5$ complicado

#5 Mensagem por tm1950 » quarta abr 19, 2017 6:49 pm

O mais importante é que se sinta confortável com a compra, ou seja, se lhe deu prazer.
Se o que pagou foi demasiado, ou não, é relativo pois depende da valorização de cada um.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: 2.5$ e 5$ complicado

#6 Mensagem por Jorge Silva » quarta abr 19, 2017 7:47 pm

Quer dizer então que se não fossem limpas o seu estado de conservação seria superior ?
Errado.
Mas concordo que estejam bem conservadas, apresentam muito desgaste, moedas que circularam bastante, segundo essas imagens.
Quanto ao seu valor e custo, depende, há altos e baixos e existem sites com muita oferta.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Petroviz
Escudinho da II República
Mensagens: 8
Registado: quarta abr 19, 2017 4:22 pm

Re: 2.5$ e 5$ complicado

#7 Mensagem por Petroviz » quarta abr 19, 2017 7:59 pm

Jorge Silva Escreveu:Quer dizer então que se não fossem limpas o seu estado de conservação seria superior ?
Errado.
Mas concordo que estejam bem conservadas, apresentam muito desgaste, moedas que circularam bastante, segundo essas imagens.
Quanto ao seu valor e custo, depende, há altos e baixos e existem sites com muita oferta.
Obrigado pelpela post e a todos por me ajudarem.
Acha que valem quanto ?! Não estou a pensar vender nem fazer revendas, apenas ter uma noção do valor real das ditas moedas para uma próxima vez estar mais a vontade e não pagar tanto.

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: 2.5$ e 5$ complicado

#8 Mensagem por Jorge Silva » quarta abr 19, 2017 9:35 pm

A moeda de 2$50 de 1932 é uma das mais cotadas e mesmo em bc ninguém quer se desfazer dela por dá cá aquela palha, seguramente está acima dos 10 €, quanto á moeda de 5$00 de 1934 e derivado ao seu estado de conservação bc, é uma moeda que tem uma cotação mais baixa 1/2 de 10 €.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”