Cristalização da prata

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
Mensagem
Autor

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cristalização da prata

#22 Mensagem por fernanrei » quarta ago 30, 2017 11:06 pm

numisiuris Escreveu:Estive a ler. Obrigado pela partilha! :) Mas após a leitura, fico sem saber se este fenómeno em que a moeda se apresenta com ausência de cristais à superfície, mas alterada na sua estrutura interior, também corresponde a cristalização...
Caro ilustre, se pensar nos cristais de açúcar e da forma como aparecem dentro dos pacotes vais encontrar algumas semelhanças depois de compactados e no sal é igual.. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Cristalização da prata

#23 Mensagem por numisiuris » quinta ago 31, 2017 4:20 pm

Pois, a minha dúvida é precisamente essa. Muito embora não apresente cristalização à superfície, será que esse interior com aspecto cerâmico é cristalização?

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Cristalização da prata

#24 Mensagem por euoutravez » quinta ago 31, 2017 5:10 pm

numisiuris Escreveu:Pois, a minha dúvida é precisamente essa. Muito embora não apresente cristalização à superfície, será que esse interior com aspecto cerâmico é cristalização?
A resposta está no artigo. É um processo de corrosão. A cristalização é um rearranjo molecular das moléculas de prata ao nível atómico. São duas coisas completamente diferentes. Um cristal é um sólido ainda mais organizado atómicamente, a corrosão é um processo químico em que várias moléculas reagem umas com as outras trocando electrões e dando origem a novas espécies químicas. Na cristalização temos prata, na corrosão temos um derivado.

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Cristalização da prata

#25 Mensagem por carrancho » quinta ago 31, 2017 5:11 pm

carrancho Escreveu:Viva,

Tenho um denário da república romana que encontrei num terreno agrícola, já com uma "dentada", o exterior não apresenta cristalização mas o interior da moeda é muito estranho, não se parece com cerâmica e penso que também não se trate de um forrado. Vou tentar tirar fotos para aqui colocar.

Não estou a conseguir fotografar o "recheio" decentemente :(
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Cristalização da prata

#26 Mensagem por euoutravez » quinta ago 31, 2017 5:16 pm

Ah, é também possível que o derivado possa ser um cristal.. Isso já não sei.. Não serão é o mesmo.. Eu ainda não consegui ler o artigo, apenas li as conclusões. Provavelmente estará la a análise química e física dos compostos finais..

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cristalização da prata

#27 Mensagem por fernanrei » quinta ago 31, 2017 6:29 pm

Todos os elementos no seu estado mais puro começam sempre por ser cristais que se vão agrupando ficando cada vez mais resistentes e insolúveis. Só quando fundidos por acção da temperatura é que ficam com os electrões orientados todos no mesmo sentido no caso dos metais e apresentam o aspecto típico do tipo de metal apresentado. No caso da corrosão e a oxidação, estes fenómenos além dos aniões e catiões característicos do tipo de reacção química apresentam também ions ou cargas negativas que por acção das ligações covalentes vão mudando violentamente de casa e a energia de travagem envolvida e consequentemente libertada poderá dar origem a variadíssimos fenómenos que poderão também potenciar a separação dos materiais envolvidos e dar origem ao surgimento de cristais por desidratação de uma das partes, geralmente o solvente. É relevante verificar que muitas vezes criam-se capas de outro tipo de mineralização que nada tem a ver com o metal encapado, apenas porque no ambiente onde o metal esteve exposto possa existir em grande abundância sais minerais que depois de envolvidos nesta química toda também possam reorganizar a sua composição atómica...
Última edição por fernanrei em quinta ago 31, 2017 8:53 pm, editado 1 vez no total.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Cristalização da prata

#28 Mensagem por numisiuris » quinta ago 31, 2017 8:09 pm

Estou a gostar deste tópico e a aprender umas coisas! Obrigado! :thumbs:

Carrancho, não consigo mesmo perceber concretamente o aspecto por essas fotos. Mas o núcleo de facto parece ter um material diferente da capa que se vê à superfície. Talvez tentando tirar com calma e luz natural no fds. :)

gladstonjafet
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 28
Registado: segunda jun 26, 2017 4:35 am

Re: Cristalização da prata

#29 Mensagem por gladstonjafet » quinta ago 31, 2017 11:05 pm

carrancho Escreveu:
carrancho Escreveu:Viva,

Tenho um denário da república romana que encontrei num terreno agrícola, já com uma "dentada", o exterior não apresenta cristalização mas o interior da moeda é muito estranho, não se parece com cerâmica e penso que também não se trate de um forrado. Vou tentar tirar fotos para aqui colocar.

Não estou a conseguir fotografar o "recheio" decentemente :(
Aconteceu exatamente o que aconteceu com meu tetradracma que originou esse tópico sobre a cristalização da prata. No caso isso que acontece com o seu denário parece ser um fenômeno mais raro descrito logo atrás no tópico postado por nosso nobre colega Numisiuris.
Cumprimentos

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Cristalização da prata

#30 Mensagem por carrancho » sábado set 16, 2017 4:03 pm

Viva,

Então e este efeito "granulado" no anverso será cristalização?

Já agora agradecia classificação para esta moeda.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”