Cristalização da prata

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

gladstonjafet
Escudinho da II República
Registado: segunda jun 26, 2017 4:35 am

Re: Cristalização da prata

Mensagempor gladstonjafet » quarta ago 30, 2017 1:01 am

numisiuris Escreveu:Penso que o amigo Fernando está correcto quando diz que a acidez e a humidade podem acelerar este processo. Eu só li sobre ele aqui:
Imagem
photo upload
Imagem
photo upload

Retirei isto da net, mas já não me lembro de onde. Tenho impresso.

Perfeito nobre colega, é exatamente isso que está acontecendo com a moeda em questão!!!!!
Meus cumprimentos !!!!
https://jafetnumismatica.com.br/loja/moedas-de-prata/moeda-biblica-da-traicao-de-jesus-shekel-de-tyro-tetradracma-de-prata-de-demetrios-ii/

gladstonjafet

Mensagempor gladstonjafet » quarta ago 30, 2017 1:05 am

Nobres colegas

Obrigado pelas respostas, foram muito elucidativas, e aproveito o momento pra postar o link onde se encontra a moeda em questão!!!!
[url]https://jafetnumismatica.com.br/loja/moedas-de-prata/moeda-biblica-da-traicao-de-jesus-shekel-de-tyro-tetradracma-de-prata-de-demetrios-ii/
[/url]
Meus cumprimentos!!!!!

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta ago 30, 2017 1:36 am

Exacto, é mesmo isso. Repare que apenas se nota alguma cristalização à superfície no reverso, ao lado direito, já que a maioria das estrias que se notam no campo são linhas de fluição do metal. Estas moedas são autênticas. E penso que o fenómeno não é muito comum. Deixo foto da moeda que linkou, para ilustrar o tópico:

Imagem

gladstonjafet

Mensagempor gladstonjafet » quarta ago 30, 2017 4:36 am

numisiuris Escreveu:Exacto, é mesmo isso. Repare que apenas se nota alguma cristalização à superfície no reverso, ao lado direito, já que a maioria das estrias que se notam no campo são linhas de fluição do metal. Estas moedas são autênticas. E penso que o fenómeno não é muito comum. Deixo foto da moeda que linkou, para ilustrar o tópico:

Imagem

Muito obrigado nobre amigo !!!!! Mais uma dúvida: Como podemos chamar esse fenômeno??

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » quarta ago 30, 2017 9:38 am

No artigo chamam-lhe "clayishness". Mas não faço ideia qual o nome do fenómeno em português...

carrancho
Reinado D.Pedro II
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

Mensagempor carrancho » quarta ago 30, 2017 9:44 am

Viva,

Tenho um denário da república romana que encontrei num terreno agrícola, já com uma "dentada", o exterior não apresenta cristalização mas o interior da moeda é muito estranho, não se parece com cerâmica e penso que também não se trate de um forrado. Vou tentar tirar fotos para aqui colocar.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

gladstonjafet

Mensagempor gladstonjafet » quarta ago 30, 2017 4:07 pm

numisiuris Escreveu:No artigo chamam-lhe "clayishness". Mas não faço ideia qual o nome do fenómeno em português...

Obrigado amigo

euoutravez
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » quarta ago 30, 2017 4:33 pm

Não será leitura fácil, mas deixa muitas luzes sobre o assunto em causa

http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/do ... 1&type=pdf

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » quarta ago 30, 2017 6:42 pm

Estive a ler. Obrigado pela partilha! :) Mas após a leitura, fico sem saber se este fenómeno em que a moeda se apresenta com ausência de cristais à superfície, mas alterada na sua estrutura interior, também corresponde a cristalização...

euoutravez
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » quarta ago 30, 2017 7:13 pm

numisiuris Escreveu:Estive a ler. Obrigado pela partilha! :) Mas após a leitura, fico sem saber se este fenómeno em que a moeda se apresenta com ausência de cristais à superfície, mas alterada na sua estrutura interior, também corresponde a cristalização...

Pelo que li são reacções de corrosão, logo oxi-redox.
As cristalizações são arrumações atómicas mais estáveis que as ligações metálicas. Ambos os processos parecem ser precipitados pela separação do cobre da liga. Mas eu só li na diagonal.

Voltar para “Estados de Conservação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes