Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda nov 19, 2018 5:04 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 30 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Cristalização da prata
MensagemEnviado: quarta ago 30, 2017 8:09 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
:thumbs:

MensagemEnviado: quarta ago 30, 2017 11:06 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
numisiuris Escreveu:
Estive a ler. Obrigado pela partilha! :) Mas após a leitura, fico sem saber se este fenómeno em que a moeda se apresenta com ausência de cristais à superfície, mas alterada na sua estrutura interior, também corresponde a cristalização...

Caro ilustre, se pensar nos cristais de açúcar e da forma como aparecem dentro dos pacotes vais encontrar algumas semelhanças depois de compactados e no sal é igual.. :thumbupleft:

MensagemEnviado: quinta ago 31, 2017 4:20 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Pois, a minha dúvida é precisamente essa. Muito embora não apresente cristalização à superfície, será que esse interior com aspecto cerâmico é cristalização?

MensagemEnviado: quinta ago 31, 2017 5:10 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
numisiuris Escreveu:
Pois, a minha dúvida é precisamente essa. Muito embora não apresente cristalização à superfície, será que esse interior com aspecto cerâmico é cristalização?

A resposta está no artigo. É um processo de corrosão. A cristalização é um rearranjo molecular das moléculas de prata ao nível atómico. São duas coisas completamente diferentes. Um cristal é um sólido ainda mais organizado atómicamente, a corrosão é um processo químico em que várias moléculas reagem umas com as outras trocando electrões e dando origem a novas espécies químicas. Na cristalização temos prata, na corrosão temos um derivado.

MensagemEnviado: quinta ago 31, 2017 5:11 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
carrancho Escreveu:
Viva,

Tenho um denário da república romana que encontrei num terreno agrícola, já com uma "dentada", o exterior não apresenta cristalização mas o interior da moeda é muito estranho, não se parece com cerâmica e penso que também não se trate de um forrado. Vou tentar tirar fotos para aqui colocar.

Não estou a conseguir fotografar o "recheio" decentemente :(

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

MensagemEnviado: quinta ago 31, 2017 5:16 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Ah, é também possível que o derivado possa ser um cristal.. Isso já não sei.. Não serão é o mesmo.. Eu ainda não consegui ler o artigo, apenas li as conclusões. Provavelmente estará la a análise química e física dos compostos finais..

MensagemEnviado: quinta ago 31, 2017 6:29 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Todos os elementos no seu estado mais puro começam sempre por ser cristais que se vão agrupando ficando cada vez mais resistentes e insolúveis. Só quando fundidos por acção da temperatura é que ficam com os electrões orientados todos no mesmo sentido no caso dos metais e apresentam o aspecto típico do tipo de metal apresentado. No caso da corrosão e a oxidação, estes fenómenos além dos aniões e catiões característicos do tipo de reacção química apresentam também ions ou cargas negativas que por acção das ligações covalentes vão mudando violentamente de casa e a energia de travagem envolvida e consequentemente libertada poderá dar origem a variadíssimos fenómenos que poderão também potenciar a separação dos materiais envolvidos e dar origem ao surgimento de cristais por desidratação de uma das partes, geralmente o solvente. É relevante verificar que muitas vezes criam-se capas de outro tipo de mineralização que nada tem a ver com o metal encapado, apenas porque no ambiente onde o metal esteve exposto possa existir em grande abundância sais minerais que depois de envolvidos nesta química toda também possam reorganizar a sua composição atómica...

Última edição por fernanrei em quinta ago 31, 2017 8:53 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: quinta ago 31, 2017 8:09 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Estou a gostar deste tópico e a aprender umas coisas! Obrigado! :thumbs:

Carrancho, não consigo mesmo perceber concretamente o aspecto por essas fotos. Mas o núcleo de facto parece ter um material diferente da capa que se vê à superfície. Talvez tentando tirar com calma e luz natural no fds. :)

MensagemEnviado: quinta ago 31, 2017 11:05 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: segunda jun 26, 2017 4:35 am
carrancho Escreveu:
carrancho Escreveu:
Viva,

Tenho um denário da república romana que encontrei num terreno agrícola, já com uma "dentada", o exterior não apresenta cristalização mas o interior da moeda é muito estranho, não se parece com cerâmica e penso que também não se trate de um forrado. Vou tentar tirar fotos para aqui colocar.

Não estou a conseguir fotografar o "recheio" decentemente :(

Aconteceu exatamente o que aconteceu com meu tetradracma que originou esse tópico sobre a cristalização da prata. No caso isso que acontece com o seu denário parece ser um fenômeno mais raro descrito logo atrás no tópico postado por nosso nobre colega Numisiuris.
Cumprimentos

MensagemEnviado: sábado set 16, 2017 4:03 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Viva,

Então e este efeito "granulado" no anverso será cristalização?

Já agora agradecia classificação para esta moeda.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 30 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal