6 Vinténs D. João V !!!

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Estado de conservação??

Votação encerrada em segunda jan 15, 2018 5:43 pm

BC
5
23%
BC+
6
27%
MBC-
8
36%
MBC
3
14%
 
Total de votos: 22

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#11 Mensagem por fernanrei » segunda jan 08, 2018 9:29 pm

soga80 Escreveu:Está muito bem...a limpeza é subjetiva comob sabem... parabéns
Concordo consigo, a limpeza tanto pode melhorar como piorar. Eu gosto da moeda como está, mas tal como o Iuri refere, um limpeza focada apenas na crosta pode de certa forma melhorar o aspecto da moeda. :think: Vou pensar no assunto .


"Quod erat demonstrandum"

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#12 Mensagem por jdickson » segunda jan 08, 2018 10:06 pm

fernanrei Escreveu:
soga80 Escreveu:Está muito bem...a limpeza é subjetiva comob sabem... parabéns
Concordo consigo, a limpeza tanto pode melhorar como piorar. Eu gosto da moeda como está, mas tal como o Iuri refere, um limpeza focada apenas na crosta pode de certa forma melhorar o aspecto da moeda. :think: Vou pensar no assunto .
Bom...
Quando eu falo em limpar a moeda NUNCA me passaria pela cabeça agredir a patine, nem nesta moeda nem em nenhuma.
Quando eu olho para este exemplar, é perfeitamente visível detectar a sujidade que, por exemplo, atravessa obliquamente a cruz ou envolve a parte esquerda do escudo. Aquilo é lixo, sujidade, porcaria, não é patine. Achar que preservar esse lixo é manter a integridade da moeda, é uma opinião que respeito, mas sobre a qual tenho o meu sentido crítico.
É importante que se diga que é possível remover essa sujidade por meios essencialmente físicos, através do amolecimento da sujidade e posterior remoção, sem afectar a patine. Sabendo isto, é-me pessoalmente difícil entender a opção por mantê-lo, mas ainda bem que existe pluralidade de opiniões e de ideias.
Apenas gostaria que vissem alguns cobres (reconhecidamente o tipo de metal mais difícil de limpar sem interferir com a patine) nos quais apliquei o verdicare, antes e depois. Não fez milagres, pois limitou-se a remover a sujidade e a deixar que a verdadeira patine surgisse .(Não tenho fotos, terão que acreditar em mim).

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#13 Mensagem por paulj » terça jan 09, 2018 2:15 am

Se fosse minha não limpava nada, mesmo com alguma sujidade é uma belíssima moeda. MBC-

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#14 Mensagem por fernanrei » quarta jan 10, 2018 10:20 pm

Estive a meditar sobre o assunto e depois de ler todos o comentários decidi limpar a sujidade da moeda. Vai demorar algum tempo mas depois partilho o resultado...
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#15 Mensagem por soga80 » quarta jan 10, 2018 10:36 pm

Ficaremos à espera... :thumbupleft:

Avatar do Utilizador
dmoura
Reinado D.João VI
Mensagens: 435
Registado: quarta jan 19, 2011 6:47 pm

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#16 Mensagem por dmoura » sexta jan 12, 2018 7:06 pm

MBC-
Não me importava nada de que mora-se cá em casa :angel: A sujidade até lhe dá caracter :) depois de limpo poderá ficar com um aspecto desvirtuoso em relação ao desgaste. Se fosse minha ficava assim, desde que não afecte a conservação como parece ser o caso.
D. Moura

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#17 Mensagem por fernanrei » sexta jan 12, 2018 10:13 pm

dmoura Escreveu:MBC-
Não me importava nada de que mora-se cá em casa :angel: A sujidade até lhe dá caracter :) depois de limpo poderá ficar com um aspecto desvirtuoso em relação ao desgaste. Se fosse minha ficava assim, desde que não afecte a conservação como parece ser o caso.
Estou apenas a tirar aquela crosta que se vê em ambas as faces para confirmar o que está por baixo, mas com muito cuidado, para não desvirtuar o aspecto da moeda como aliás refere :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#18 Mensagem por fernanrei » sábado jan 13, 2018 7:23 pm

Penso que vou ficar por aqui, e estou com uma sensação muito estranha. Talvez seja por saber que limpei mas antes olhava para ela de forma diferente :think: mas acredito que melhorou. Agora vou esperar para ver se alguém muda o sentido de voto.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por fernanrei em sábado jan 13, 2018 7:26 pm, editado 1 vez no total.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#19 Mensagem por fernanrei » sábado jan 13, 2018 7:24 pm

soga80 Escreveu:Ficaremos à espera... :thumbupleft:
Já está :D
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 6 Vinténs D. João V !!!

#20 Mensagem por fernanrei » sábado jan 13, 2018 7:27 pm

numisiuris Escreveu:Eu também a vi em mão. A foto ilude um pouco. Voto também bc+. Tem muitas marcas de circulação visíveis a olho nu, o que para mim impede a entrada em mbc. No anverso a foto dá para as ver bem. No reverso nem tanto. Algum desgaste, especialmente visível nos florões que cangonam a cruz. Quase não há âmagos. Quanto a limpar, eu removeria só a crosta. Mecanicamente. Óleo e estilete, com muito jeitinho. A capa negra, deixava ficar. Está bem coleccionável a moeda e não envergonha. :)
Já está limpa, depois diz o que pensas do resultado.
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”