Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta ago 22, 2018 1:36 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: 20 escudos 1966
MensagemEnviado: sábado jan 20, 2018 11:47 am 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm
Mais uma prova curiosa do tempo nas moedas. :D
Adquiridas na época em que foram lançadas e guardadas no mesmo local mas em bolsas diferentes até a Agosto do ano passado.
Nota: sem luz solar
Anexo:
20 escudo ponte 66 patines.jpg

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Assunto da Mensagem: Re: 20 escudos 1966
MensagemEnviado: sábado jan 20, 2018 3:16 pm 
Desligado
Reinado D.João IV

Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
A terceira parece ter aquilo tipo de acabamento chamado de "mate". E é para mim a mais bonita, pois esse acabamento realça em muito a beleza da gravura. Se for mesmo uma das que saíram da INCM com acabamento mate, é bastante rara, pois só foram produzidas umas centenas. (ver tópico: viewtopic.php?f=5&t=88845 )

MensagemEnviado: sábado jan 20, 2018 4:20 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
Mmatos Escreveu:
A terceira parece ter aquilo tipo de acabamento chamado de "mate". E é para mim a mais bonita, pois esse acabamento realça em muito a beleza da gravura. Se for mesmo uma das que saíram da INCM com acabamento mate, é bastante rara, pois só foram produzidas umas centenas. (ver tópico: viewtopic.php?f=5&t=88845 )

Concordo, parece a versão matte.

MensagemEnviado: sábado jan 20, 2018 6:37 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Concordo, realça mais...

MensagemEnviado: sábado jan 20, 2018 7:50 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Mmatos Escreveu:

As ditas "Matte" são de facto para mim as mais bonitas pois evidenciam mais o desenho, e na época adquiriam-se como "Foscadas" :) como também há em foscado o estojo do Infante e com "prova" (que já mostrei ai a tras ), os 20 escudos dos Lusiadas e penso que também tenho os 50 escudos do Pedro Alvares Cabral foscada com prova. Nestas não entra a chamada patine, mantêm-se tal como saíram da CM :thumbupleft:

MensagemEnviado: sábado jan 20, 2018 9:46 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

arcalhanas Escreveu:
As ditas "Matte" são de facto para mim as mais bonitas pois evidenciam mais o desenho, e na época adquiriam-se como "Foscadas" :) como também há em foscado o estojo do Infante e com "prova" (que já mostrei ai a tras ), os 20 escudos dos Lusiadas e penso que também tenho os 50 escudos do Pedro Alvares Cabral foscada com prova. Nestas não entra a chamada patine, mantêm-se tal como saíram da CM :thumbupleft:

Existem, em acabamento matte:
-10 escudos "cavalinho"
-20 esc Renovação Financeira
-20 esc Ponte Salazar
-Toda a série Henriquina
-50 esc Pedro Àlvares Cabral
-50 esc Vasco da Gama
-50 esc Carmona
-50 escudos Banco de Portugal
-50 esc Lusíadas

No entanto, não tenho conhecimento de nenhum exemplar em Matte com a aposição de "prova", quer incusa, quer em relevo. Se alguém tiver alguma na sua posse, por favor coloque fotos, para divulgação. :thumbs:

MensagemEnviado: domingo jan 21, 2018 12:33 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

"No entanto, não tenho conhecimento de nenhum exemplar em Matte com a aposição de "prova", quer incusa, quer em relevo. Se alguém tiver alguma na sua posse, por favor coloque fotos, para divulgação. :thumbs:[/quote]"

Já as tinha aqui partilhado, mas no sub forum "outros tipos de coleccionismo" e não sei se se vêm bem para o que pretende, mas posso retira-las do estojo e fotografa-las para se verem melhor. Não me lembro de quantas foram feitas, mas sei que foram mesmo muito poucas as colecções com este foscado que saíram. As outras provas não sei se são foscadas mas vou ver :thumbupleft:

Anexo:
FOSCADAS D HENRIQUE.jpg

MensagemEnviado: domingo jan 21, 2018 5:52 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

arcalhanas Escreveu:
"No entanto, não tenho conhecimento de nenhum exemplar em Matte com a aposição de "prova", quer incusa, quer em relevo. Se alguém tiver alguma na sua posse, por favor coloque fotos, para divulgação. :thumbs:
"

Já as tinha aqui partilhado, mas no sub forum "outros tipos de coleccionismo" e não sei se se vêm bem para o que pretende, mas posso retira-las do estojo e fotografa-las para se verem melhor. Não me lembro de quantas foram feitas, mas sei que foram mesmo muito poucas as colecções com este foscado que saíram. As outras provas não sei se são foscadas mas vou ver :thumbupleft:

FOSCADAS D HENRIQUE.jpg[/quote]

Não é necessário, percebe-se bem a "prova" incusa.
Obrigado pela partilha, fica assim registada a existência de moedas matte com prova incusa. Parece-me um claro factor de valorização, pois é uma "dupla raridade". :clap3:

MensagemEnviado: segunda jan 22, 2018 5:56 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
arcalhanas Escreveu:
"No entanto, não tenho conhecimento de nenhum exemplar em Matte com a aposição de "prova", quer incusa, quer em relevo. Se alguém tiver alguma na sua posse, por favor coloque fotos, para divulgação. :thumbs:
"

FOSCADAS D HENRIQUE.jpg[/quote]
Caro arcalhanas, muitos parabéns pela colecção "Henriquina" com prova incusa. Não são muito fáceis de ver e merecem referência e quanto a mim, se tirar fotos fora da carteira e em separado, ficamos todos beneficiados :green:

MensagemEnviado: segunda jan 22, 2018 4:24 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Caro arcalhanas, muitos parabéns pela colecção "Henriquina" com prova incusa. Não são muito fáceis de ver e merecem referência e quanto a mim, se tirar fotos fora da carteira e em separado, ficamos todos beneficiados :green:[/quote]

Respeitável amigo um desejo seu é uma ordem :erofl:
Anexo:
WP_20180122_15_09_38_Pro.jpg

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal