Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta dez 12, 2018 5:03 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: 20 escudos 1966
MensagemEnviado: sexta fev 02, 2018 10:40 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm
jdickson Escreveu:
Lamento muito, mas esse papel é o responsável pela enorme dificuldade em encontrar moedas proof Alexandre Herculano, sem estarem escurecidas ou manchadas.
Ou seja: essa é a emissão proof-like (está até escrito no impresso) e o tom escuro é oxidação mesmo.

É bem verdade, é o papel e as carteiras, já há uns meses coloquei ai um post com as imagens das carteiras do 25 de Abril e destas, facto que me preocupou muito na altura. Abri algumas e até o plastico pegava :( escurecendo umas e dando um tom dourado a outras como nas do 25 Abril. As duas que abri deixei ao ar, e passados uns dias meti em outro tipo de carteira da CM, mas estas decidi deixa-las fechadas mais uns anos a não ser que não encontre as de prova não vá ser uma destas.
Não sei qual foi o topico, mas fica uma imagem de uma que estava na carteira
Anexo:
WP_20180202_10_55_06_Pro.jpg

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: sexta fev 02, 2018 10:50 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
:thumbupleft:

MensagemEnviado: sábado fev 03, 2018 3:59 pm 
Desligado
Reinado D.João II

Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
arcalhanas Escreveu:
jdickson Escreveu:
Lamento muito, mas esse papel é o responsável pela enorme dificuldade em encontrar moedas proof Alexandre Herculano, sem estarem escurecidas ou manchadas.
Ou seja: essa é a emissão proof-like (está até escrito no impresso) e o tom escuro é oxidação mesmo.

É bem verdade, é o papel e as carteiras, já há uns meses coloquei ai um post com as imagens das carteiras do 25 de Abril e destas, facto que me preocupou muito na altura. Abri algumas e até o plastico pegava :( escurecendo umas e dando um tom dourado a outras como nas do 25 Abril. As duas que abri deixei ao ar, e passados uns dias meti em outro tipo de carteira da CM, mas estas decidi deixa-las fechadas mais uns anos a não ser que não encontre as de prova não vá ser uma destas.
Não sei qual foi o topico, mas fica uma imagem de uma que estava na carteira
WP_20180202_10_55_06_Pro.jpg

Infelizmente a mim aconteceu-me igual... passei um paninho para limpar as moedas e ia tirar fotos... estavam escurecidas de terem estado em papel :angry:

Luís

MensagemEnviado: sábado fev 03, 2018 4:05 pm 
Desligado

Mas porque será? Será desse papel?

MensagemEnviado: sábado fev 03, 2018 4:10 pm 
Desligado
Reinado D.João II

Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Não sei.

Quando peguei nas moedas tinham um tom "matte" totalmente uniforme. Pego na moeda e passo um pano... saí uma camada cinzenta a fugir para verde... esfrego um pouquinho mais... acabou-se o sonho do Matte :(

Luís

MensagemEnviado: sábado fev 03, 2018 4:12 pm 
Desligado

:clap3: :clap3:

MensagemEnviado: sábado fev 03, 2018 4:40 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Na minha humilde opinião, o papel já fez o estrago que tinha a fazer, agora talvez seja melhor não violar para manter o conjunto intacto. :thumbupleft:

MensagemEnviado: sábado fev 03, 2018 7:13 pm 
Desligado

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
fernanrei Escreveu:
Na minha humilde opinião, o papel já fez o estrago que tinha a fazer, agora talvez seja melhor não violar para manter o conjunto intacto. :thumbupleft:

Neste caso ( como em todos os outros em que as moedas estão sujas), sou de opinião que se deve remover o que está a mais.
A vantagem das moedas proof, é que se pode aplicar o Marpal sem adulterar o tom do metal. Neste caso, eu não hesitaria em usar o Marpal (com os cuidados habituais de não permanecer em contacto com o metal mais do que uns 15 segundos, seguido de passagem por água corrente e secagem com papel absorvente, sem esfregar). Falo por experiência própria, neste tipo de moedas, como em todas as moedas proof de cupro-níquel e prata que já limpei com Marpal, com excelentes resultados.

MensagemEnviado: sábado fev 03, 2018 9:02 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
jdickson Escreveu:
fernanrei Escreveu:

Neste caso ( como em todos os outros em que as moedas estão sujas), sou de opinião que se deve remover o que está a mais.
A vantagem das moedas proof, é que se pode aplicar o Marpal sem adulterar o tom do metal. Neste caso, eu não hesitaria em usar o Marpal (com os cuidados habituais de não permanecer em contacto com o metal mais do que uns 15 segundos, seguido de passagem por água corrente e secagem com papel absorvente, sem esfregar). Falo por experiência própria, neste tipo de moedas, como em todas as moedas proof de cupro-níquel e prata que já limpei com Marpal, com excelentes resultados.

Ainda bem que obteve bons resultados caro ilustre, é esse o objectivo principal. Por mim ficava assim, porque o papel cardo é um bom conservante e muito mais em metais. A sujidade que tem sai em qualquer altura e com muita facilidade, mas o dono das moedas é que sabe :D

MensagemEnviado: sábado fev 03, 2018 9:45 pm 
Desligado

Obrigado pela explicação, pena não gostar do resultado...

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal