Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda dez 10, 2018 11:43 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta fev 07, 2018 5:56 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
Não quero desenterrar assuntos, embora este tópico nunca esteja morto, tamanha é a diversidade de opiniões e a frequência com que nos deparamos com casos em que é necessário utilizarmos o nosso espírito crítico.
No fundo, este exemplo que aqui trago, representa a minha opinião sobre a avaliação de determinada moeda: mais importante do que um pequeno detalhe, é a moeda em termos globais. Mas, para que isto seja válido, é indispensável "passar por cima" de definições aparentemente bem vincadas e inflexíveis.
Em que consiste, então, este caso? É muito simples, trata-se de um magnífico exemplar de uma moeda de bronze das colónias francesas (termos geral, utilizado em numismas de diversas colónias francesas nos séculos XVIII e XIX), tão bonito que quase dá ares de proof e que foi certificado pela NGC como MS-65 RB. Tudo normal, não fosse o busto apresentar pequenos mas óbvios e inequívocos (quanto mim), sinais de desgaste nalgumas zonas da coroa de louros.
Qual é a vossa opinião? O grade está bem atribuído?
Imagem
Imagem
Imagem

MensagemEnviado: quarta fev 07, 2018 6:08 pm 
Desligado
Reinado D.João II

Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
A única dúvida é mesmo se é desgaste ou "descoloração da pátine". Isso terá influencia na opinião final.

Mas no assunto em geral, ainda ha pouco estava a pensar nisso, os estados MS têm critérios bem definidos, e eu até pensei em fazer uma tabela excel do tipo "check list". É que os critérios são tão objectivos que as vezes (pelo menos na escala de Sheldon) não compreendo algumas certificações.

Um exemplo: De MS62 para MS63 deixa de haver considerações acerca do Bordo no texto descritivo. Para mim é claro que qualquer moeda que tenha algum defeito no bordo, nunca poderá ser MS63 ou melhor, mesmo que tenha todos os outros critérios para estar em graus acima.

Eu até considero que o que está a dizer sobre o "desgaste obvio no busto", poderá ter sido considerado "light scuff marks" (burrões tipo borracha que "limparam" pátine...). Se assim foi, considero correcto o grau MS65. No entanto, caso seja mesmo desgaste ... se calhar nem MS, a não ser que consideram cunhagem de fraca qualidade. Mas essas marcas surgiram após a pátine formada na minha opinião. Resta saber se desgaste ou "burrão"

Luís

MensagemEnviado: quarta fev 07, 2018 6:22 pm 
Ligado

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
A mim parece me bem, penso que está mesmo bem...apenas a minha opinião

MensagemEnviado: quarta fev 07, 2018 6:32 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am
Com base nas "regras" Ser ou não MS é uma questão binária: se tem desgaste nunca pode ser MS; se não tiver desgaste é MS e depois logo se vê o nível.

Dito isto, os tipos são famosos por deixar passar um determinado nível de desgaste (vejam-se as alpacas). Acho que nas americanas isso acontece muito muito menos...

Por vezes se é ou não desgaste é difícil de avaliar e dá-se o benefício da dúvida.

Neste caso: Que moedão, quero lá saber dos MSs...

MensagemEnviado: quarta fev 07, 2018 7:06 pm 
Desligado

KOS Escreveu:
A única dúvida é mesmo se é desgaste ou "descoloração da pátine". Isso terá influencia na opinião final.

Mas no assunto em geral, ainda ha pouco estava a pensar nisso, os estados MS têm critérios bem definidos, e eu até pensei em fazer uma tabela excel do tipo "check list". É que os critérios são tão objectivos que as vezes (pelo menos na escala de Sheldon) não compreendo algumas certificações.

Um exemplo: De MS62 para MS63 deixa de haver considerações acerca do Bordo no texto descritivo. Para mim é claro que qualquer moeda que tenha algum defeito no bordo, nunca poderá ser MS63 ou melhor, mesmo que tenha todos os outros critérios para estar em graus acima.

Eu até considero que o que está a dizer sobre o "desgaste obvio no busto", poderá ter sido considerado "light scuff marks" (burrões tipo borracha que "limparam" pátine...). Se assim foi, considero correcto o grau MS65. No entanto, caso seja mesmo desgaste ... se calhar nem MS, a não ser que consideram cunhagem de fraca qualidade. Mas essas marcas surgiram após a pátine formada na minha opinião. Resta saber se desgaste ou "burrão"

A moeda não é minha, está à venda no Ebay. Se lá procurar e vir a moeda em ampliação, não terá dúvidas que é desgaste.

MensagemEnviado: quarta fev 07, 2018 7:07 pm 
Desligado

salves Escreveu:

Neste caso: Que moedão, quero lá saber dos MSs...

:thumbupleft: :thumbupleft: :thumbupleft: :thumbupleft: :thumbupleft:

MensagemEnviado: quarta fev 07, 2018 7:20 pm 
Desligado
Reinado D.João IV

Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Boas Jorge
Na minha opinião não se trata de desgaste mas sim de esbatimento da patina nos pontos mais altos .
Ressalvo que estamos a analisar uma imagem e para ser um MS65 em mão será uma agradavel surpresa .
Na minha opinião acho que a moeda acompanha o grade atribuído .
Pessoalmente adoro esta moeda a patilha do homem é qualquer coisa !

MensagemEnviado: quarta fev 07, 2018 9:20 pm 
Ligado

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
ivito Escreveu:
Boas Jorge
Na minha opinião não se trata de desgaste mas sim de esbatimento da patina nos pontos mais altos .
Ressalvo que estamos a analisar uma imagem e para ser um MS65 em mão será uma agradavel surpresa .
Na minha opinião acho que a moeda acompanha o grade atribuído .
Pessoalmente adoro esta moeda a patilha do homem é qualquer coisa !

Concordo :thumbupleft:

MensagemEnviado: quarta fev 07, 2018 9:57 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Eu publiquei à muito pouco tempo aqui no forum uma moeda com patina idêntica mas mais uniforme, sem qualquer tipo de desgaste nem marcas, e será interessante visitarem o tópico para verificarem os comentários efectuados. Neste caso, concordo com os ilustres que referem a patina esbatida, penso ser o caso e é nesse sentido que concordo com o grade atribuído. :thumbupleft:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited