1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Estado de conservação

Votação encerrada em domingo mai 20, 2018 10:59 am

MBC+
0
Sem votos
BELA
14
93%
SOBERBA
1
7%
 
Total de votos: 15

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

#11 Mensagem por silvio2 » sábado mai 12, 2018 8:22 pm

Pelo facto, de nunca ter visto uma moeda de prata "ganhar" esta cor (pátina), eu não a limparia. ;)
Mas, confesso, tenho uma grande curiosidade em saber qual a causa (processo químico ?) que lhe deu origem ... :think:


Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

#12 Mensagem por fernanrei » domingo mai 13, 2018 12:51 pm

paulj Escreveu:Eu não limpava, gosto da moeda assim.
:thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: 1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

#13 Mensagem por jdickson » domingo mai 13, 2018 4:49 pm

Por mais de uma vez alertei que os alvéolos não oferecem uma protecção inequívoca, particularmente no que diz respeito ao brilho de cunhagem. É colocarem uma moeda de prata proof absolutamente imaculada num alvéolo seja de que marca for (pior, se for um Leuchtturm autocolante, por experiência própria) e verão o aspecto dela ao fim de 1-2 anos...
Mas, neste caso, parece-me que a moeda já não estava soberba e, se tinha aparência de brilho de cunhagem original quando foi colocada, é porque foi submetida a algum processo de limpeza previamente. Neste momento tem...patine. Eu não lhe mexeria.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

#14 Mensagem por fernanrei » domingo mai 13, 2018 5:29 pm

jdickson Escreveu:Por mais de uma vez alertei que os alvéolos não oferecem uma protecção inequívoca, particularmente no que diz respeito ao brilho de cunhagem. É colocarem uma moeda de prata proof absolutamente imaculada num alvéolo seja de que marca for (pior, se for um Leuchtturm autocolante, por experiência própria) e verão o aspecto dela ao fim de 1-2 anos...
Mas, neste caso, parece-me que a moeda já não estava soberba e, se tinha aparência de brilho de cunhagem original quando foi colocada, é porque foi submetida a algum processo de limpeza previamente. Neste momento tem...patine. Eu não lhe mexeria.
É muito provável que a tinham limpo com algum produto próprio para metais, daqueles que deixam um brilho excelente :biglaugh: mas que na realidade só estragam, porque a longo prazo aparecem resultados fora do conjunto dos esperados. Gosto de colocar desafios interpretativos de factos, para que possa também afinar os meus. Nestas moedas mais recentes (com menos de 50 anos) e mais, sendo comemorativas, quando apresentam brilho geralmente não desconfiamos, mas lá está, alguém a deve ter exposto inadvertidamente a algo que a manchou e depois a tratou antes de a ter colocado no alvéolo de colar. Chegou às minhas mão como sendo UNC e na altura nem duvidei, também não tinha motivos para tal :think: , mas agora passados esses anos começo a olhar melhor para algumas moedas que vão ter que abalar rumo a outras mãos, e sou surpreendido com alguns resultados menos esperados :biglaugh:
"Quod erat demonstrandum"

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: 1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

#15 Mensagem por Adrhosan » domingo mai 13, 2018 5:42 pm

Olá, fernarei. Parabéns pela moeda, continua uma bela peça. Sobre a proteção dos alvéolos aproveito para descrever uma curiosidade. Meu pai, por hábito, pega moedas atuais de banco sem circular e as guarda. Algumas coloca em envelopes plásticos próprios. Estes dias olhamos as gavetas onde haviam algumas. Mesas de escritório normais, nos vários compartimentos das gavetas um chamou atenção. As moedas que lá se encontravam estavam enegrecidas totalmente e corroídas, destruídas define bem, mesmo as protegidas pelos envelopes, isso em apenas poucos anos. E as demais, noutros compartimentos intactas, flor de cunho ainda. O diferencial deste compartimento é que, além das moedas, eram guardadas borrachas de uso normal. O enxofre da vulcanização das borrachas causou o dano, nem precisou estar em contato físico, apenas bem próximo e com ou sem proteção nas moedas. Borrachas ficam longe de moedas agora. :biglaugh:
Última edição por Adrhosan em domingo mai 13, 2018 6:54 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

#16 Mensagem por fernanrei » domingo mai 13, 2018 5:53 pm

Adrhosan Escreveu:Olá, fernarei. Parabéns pela moeda, continua uma bela peça. Sobre a proteção dos alveolos aproveito para descrever uma curiosidade. Meu pai, por hábito, pega moedas atuais de banco sem circular e as guarda. Algumas coloca em envelopes plásticos. Estes dias olhamos as gavetas onde haviam algumas. Mesas de escritório normais, nos vários compartimentos das gavetas um chamou atenção. As moedas que lá se encontravam estavam enegrecidas totalmente e corroídas, destruídas define bem, mesmo as protegidas pelos envelopes, isso em apenas poucos anos. E as demais noutros compartimento intactas, flor de cunho ainda. O diferencial deste compartimento é que, além das moedas, eram guardadas borrachas de uso normal. O enxofre da vulcanização das borrachas causou o dano, nem precisou estar em contato físico, apenas bem próximo e com ou sem proteção nas moedas. Borrachas ficam longe de moedas agora. :biglaugh:
Caro ilustre, obrigado pelo comentário e também pela chamada de atenção. É um aspecto que nem sempre é considerado e pode induzir muito prejuízo de facto :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: 1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

#17 Mensagem por jdickson » domingo mai 13, 2018 6:29 pm

fernanrei Escreveu:
jdickson Escreveu:Por mais de uma vez alertei que os alvéolos não oferecem uma protecção inequívoca, particularmente no que diz respeito ao brilho de cunhagem. É colocarem uma moeda de prata proof absolutamente imaculada num alvéolo seja de que marca for (pior, se for um Leuchtturm autocolante, por experiência própria) e verão o aspecto dela ao fim de 1-2 anos...
Mas, neste caso, parece-me que a moeda já não estava soberba e, se tinha aparência de brilho de cunhagem original quando foi colocada, é porque foi submetida a algum processo de limpeza previamente. Neste momento tem...patine. Eu não lhe mexeria.
É muito provável que a tinham limpo com algum produto próprio para metais, daqueles que deixam um brilho excelente :biglaugh: mas que na realidade só estragam, porque a longo prazo aparecem resultados fora do conjunto dos esperados. Gosto de colocar desafios interpretativos de factos, para que possa também afinar os meus. Nestas moedas mais recentes (com menos de 50 anos) e mais, sendo comemorativas, quando apresentam brilho geralmente não desconfiamos, mas lá está, alguém a deve ter exposto inadvertidamente a algo que a manchou e depois a tratou antes de a ter colocado no alvéolo de colar. Chegou às minhas mão como sendo UNC e na altura nem duvidei, também não tinha motivos para tal :think: , mas agora passados esses anos começo a olhar melhor para algumas moedas que vão ter que abalar rumo a outras mãos, e sou surpreendido com alguns resultados menos esperados :biglaugh:
Nessas moedas que, em tempos tiveram o rótulo de soberbas e agora parecem não ter brilho de cunhagem, experimente antes de tirar mais conclusões, mergulhá-las em acetona pura e passar com um cotonete de algodão suavemente em toda a superfície. Pode ser que tenha algumas boas surpresas, como eu tive.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

#18 Mensagem por fernanrei » domingo mai 13, 2018 8:25 pm

Caro jdickson, já tinha pensado nessa hipótese. Neste caso, penso que vou manter como está e retirar do lote das moedas a despachar, o resultado até nem é mau e como sou adepto de boas patines, vou aguardar desenvolvimentos agora que está fora do alvéolo...
"Quod erat demonstrandum"

bruck
Reinado D.Maria II
Mensagens: 265
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

Re: 1000 escudos D. João II - Estado de conservação?

#19 Mensagem por bruck » sexta jul 13, 2018 4:37 am

Ao meu ver não encontro nada de errado...aliás, trata-se de uma bela peça (pode ser que a foto-por causa do efeito provocado pelas luzes da câmera- não condiga com a realidade). Mas realmente não consigo ver essas manchas de que falam...Mais da metade das moedas que possuo na minha coleção são de ligas de prata e praticamente todas têm um grau (maior ou menor de pátina) algumas com cerca de 100 anos ou mais a pátina é negra/acinzentada ou em tons ferrugíneos.Algumas até estão como "novas em folha", mas estas certamente passaram por limpeza até chegarem às minhas mãos.

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”