Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta out 18, 2018 12:50 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta set 12, 2018 6:42 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Diferentes avaliações, é bom saber...

MensagemEnviado: quarta set 12, 2018 8:08 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
A moeda tem duas faces e nem sempre estão iguais relativamente ao estado de conservação, quero crer que referir as duas avaliações é o mais correto sempre que se verificar essa situação :think:

MensagemEnviado: quarta set 12, 2018 8:31 pm 
Desligado
Reinado D.João V

Registado: segunda set 26, 2011 5:08 pm
Boa noite,

Tópico interessante e bastante útil para aprendermos a comparar os estados de conservação.
Gostava de ler alguns comentários comparativos entre a moeda 1 e 2. Como conseguem classificar estas moedas entre bela e soberba pelas fotos ?

Cumprimentos,

https://onedrive.live.com/?invref=07ead ... &invsrc=90

MensagemEnviado: quarta set 12, 2018 9:00 pm 
Desligado

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
1 - Sob
2 - Bela a Sob (a minha preferida)
3 - MBC+ a Bela
4 - MBC-, parece ter corrosão no campo (não gosto)
5 - MBC
6 - BC, parece ter corrosão no campo (não gosto)
7 - BC+
8 - BC
9 - BC

MensagemEnviado: quarta set 12, 2018 11:34 pm 
Desligado
Reinado D.João I

Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Bom tópico para debater sem dúvida cá vai a minha humilde opinião:

1-Soberba
2-Bela
3- Bela
4-MBC
5-MBC
6-MBC
7-BC+
8-BC
9-BC-

https://drive.google.com/file/d/1ICuDLo ... p=drivesdk

MensagemEnviado: terça set 18, 2018 12:27 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
ENunes Escreveu:
Boa noite,

Tópico interessante e bastante útil para aprendermos a comparar os estados de conservação.
Gostava de ler alguns comentários comparativos entre a moeda 1 e 2. Como conseguem classificar estas moedas entre bela e soberba pelas fotos ?

Cumprimentos,

Na minha opinião a primeira terá o brilho de cunhagem em toda a superfície da moeda, ao passo que a segunda tem patine uniforme em toda a moeda. Para mim, como ainda tem brilho rente às letras e muitos bons relevos, bela+.

Vamos lá ao quadro das votações. Não é fácil fazer média, por causa dos votos múltiplos, mas fica tudo junto para se apreciar melhor:

Imagem

MensagemEnviado: terça set 18, 2018 12:18 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Excelente trabalho :clap3:

MensagemEnviado: terça set 18, 2018 5:56 pm 
Desligado

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
ENunes Escreveu:
Boa noite,

Cumprimentos,

A questão é muito interessante e é de resposta muito ingrata com base apenas em fotos.

Algumas certezas de carácter geral:
1-Uma moeda pode ter um cunho francamente pior e estar com um melhor EC do que outra, com melhor cunho, mas com alguns vestígios de circulação.
2-A melhor forma de avaliar moedas com mau cunho, é, em primeiro lugar, tentar conhecer bem o cunho e em segundo, tentar encontrar certos aspectos na própria moeda, que indiquem ausência de circulação, ou seja, que só seja possível encontrar numa moeda não circulada.

Algumas certezas em relação a estas 2 moedas em concreto:
1- a moeda nº 1 tem um cunho cansado no reverso, isso é evidente nos florões, que estão verdadeiramente "achatados" (por comparação, a moeda 2 apresenta-os com muito melhor definição)
2- a moeda nº1 apresenta 2 características fortemente indicadoras de ausência de circulação: o brilho de cunhagem, muito vivo e uniforme e um rebordo impecável, quase cortante.
3- a moeda nº2 aparenta ter vestígios de um ligeiro desgaste nas superfícies mais elevadas, mas, cá está, é uma suposição baseada na foto e, na mão, posso alterar por completo a opinião.
4- a moeda nº 1 está, de facto, soberba, pois é minha e foi classificada pela NGC como MS-64, isto antes de eu ter escaqueirado o respectivo "caixão" :erofl:

MensagemEnviado: terça set 18, 2018 7:57 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Registado: sexta nov 10, 2006 8:18 pm
Eis a minha opinião
1- Soberba
2- Bela
3- MBC
4- MBC
5- MBC
6- MBC-
7- MBC-
8-BC+
9- BC

MensagemEnviado: terça set 18, 2018 9:25 pm 
Desligado
Reinado D.João V

Registado: segunda set 26, 2011 5:08 pm
jdickson Escreveu:
A questão é muito interessante e é de resposta muito ingrata com base apenas em fotos.

Algumas certezas de carácter geral:
1-Uma moeda pode ter um cunho francamente pior e estar com um melhor EC do que outra, com melhor cunho, mas com alguns vestígios de circulação.
2-A melhor forma de avaliar moedas com mau cunho, é, em primeiro lugar, tentar conhecer bem o cunho e em segundo, tentar encontrar certos aspectos na própria moeda, que indiquem ausência de circulação, ou seja, que só seja possível encontrar numa moeda não circulada.

Algumas certezas em relação a estas 2 moedas em concreto:
1- a moeda nº 1 tem um cunho cansado no reverso, isso é evidente nos florões, que estão verdadeiramente "achatados" (por comparação, a moeda 2 apresenta-os com muito melhor definição)
2- a moeda nº1 apresenta 2 características fortemente indicadoras de ausência de circulação: o brilho de cunhagem, muito vivo e uniforme e um rebordo impecável, quase cortante.
3- a moeda nº2 aparenta ter vestígios de um ligeiro desgaste nas superfícies mais elevadas, mas, cá está, é uma suposição baseada na foto e, na mão, posso alterar por completo a opinião.
4- a moeda nº 1 está, de facto, soberba, pois é minha e foi classificada pela NGC como MS-64, isto antes de eu ter escaqueirado o respectivo "caixão" :erofl:

Boa noite,
Obrigado pelos comentários mais detalhados às moedas nº 1 e 2.

Na minha opinião a moeda 2 perde para a moeda 1 no brilho e pelo rebordo e ganha pela definição do campo.
Pessoalmente pelas imagens atrai-me mais a moeda 2 e por esse motivo tenho bastante dificuldade em coloca-las em diferentes patamares.

Cumprimentos,

:)

https://onedrive.live.com/?invref=07ead ... &invsrc=90

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal