Manchas escuras

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
cguimaraes2
Senhor Escudo da I República
Registado: segunda mar 04, 2019 7:28 pm

Manchas escuras

#1 Mensagem por cguimaraes2 » sexta fev 14, 2020 5:24 pm

Possuo algumas moedas de 1000$ que apresentam várias pintas/manchas escuras como a imagem em anexo. O curioso é que é apenas no bordo da moeda, não sendo consistente pela moeda toda.

Estou na dúvida se será sujidade ou apenas algo derivado do envelhecimento da moeda (a moeda não estava em alvéolo até chegar a mim).

Agradeço desde já algum esclarecimento que me possam dar.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Manchas escuras

#2 Mensagem por MCarvalho » sexta fev 14, 2020 6:20 pm

Acontece muito a estas moedas. Tenho várias que começam a ficar com essa oxidação.
A qualidade do metal é fraca (são apenas 50% de prata) e deve ser disso.

No meu caso, deixo ficar.
MCarvalho

paulj
Reinado D.Filipe III
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

#3 Mensagem por paulj » sexta fev 14, 2020 11:51 pm

Também me aconteceu nalgumas, igualmente me parece que tem a ver com a baixa percentagem da prata.

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#4 Mensagem por fernanrei » sábado fev 15, 2020 9:49 am

No meu ponto de vista essas manchas têm a ver com a humidade e com o manuseamento das moedas, uma vez que a gordura da nossa pele é ácida e o suor tem cloreto de sódio.São manchas que saem muito facilmente com acetona, isto se as quiser tirar. Pessoalmente, nas minhas moedas em que essas manchas aparecerem optei por as manter.
"Quod erat demonstrandum"

cguimaraes2
Senhor Escudo da I República
Registado: segunda mar 04, 2019 7:28 pm

#5 Mensagem por cguimaraes2 » sábado fev 15, 2020 12:35 pm

Muito obrigado pelos esclarecimentos. É uma pena estás manchas apareceram. Para já vou manter e não mexer.
fernanrei Escreveu:
sábado fev 15, 2020 9:49 am
No meu ponto de vista essas manchas têm a ver com a humidade e com o manuseamento das moedas, uma vez que a gordura da nossa pele é ácida e o suor tem cloreto de sódio.São manchas que saem muito facilmente com acetona, isto se as quiser tirar. Pessoalmente, nas minhas moedas em que essas manchas aparecerem optei por as manter.
Embora não pretenda para já mexer nas moedas, será que me poderia indicar como fazer a limpeza que indica? Que tipo de acetona usar e qual o procedimento a seguir?

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#6 Mensagem por fernanrei » sábado fev 15, 2020 1:34 pm

cguimaraes2 Escreveu:
sábado fev 15, 2020 12:35 pm
Muito obrigado pelos esclarecimentos. É uma pena estás manchas apareceram. Para já vou manter e não mexer.
fernanrei Escreveu:
sábado fev 15, 2020 9:49 am
Embora não pretenda para já mexer nas moedas, será que me poderia indicar como fazer a limpeza que indica? Que tipo de acetona usar e qual o procedimento a seguir?
Pode usar a acetona normalmente utilizada para tirar o verniz das unhas. Depois de utilizar a acetona pode lavar em água morna,com uma escova de dentes muito suave e sabão. Não esquecer de secar bem, preferencialmente com um secador de cabelo, e depois reservar num alvéolo autocolante ou de agrafar, a segunda hipótese é mais económica e para esse tipo de moedas serve muito bem.
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”