Repatinar uma moeda

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Rodrigues
Reinado D.Luís
Registado: sábado nov 17, 2018 1:30 pm

Repatinar uma moeda

#1 Mensagem por Rodrigues » quinta mai 21, 2020 5:28 pm

Caros colegas, estou com uma dúvida e gostaria de ouvir algumas opiniões a respeito. Tenho uma moeda de prata que foi limpa há alguns anos. Não penso em vendê-la, assim como nenhuma das outras moedas da minha coleção. Entretanto tenho me incomodado com seu persistente brilho ao analisá-la próximo à luz solar e não tenho a paciência de deixá-la ao ar livre por meses até que ela volte a ficar tonificada naturalmente; além disso, como moro numa cidade litorânea, temo que ao expô-la ao ar sofra algum tipo de corrosão provocada pela maresia. Estou pensando em repatina-la com ovo. O que acham? Como não vou comercializar a moeda, não estarei enganando ninguém. Só a quero mais estética para minha própria apreciação. Nesse caso, o que seria mais recomendado: deixá-la como está ou tonifica-la artificialmente?

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Re: Repatinar uma moeda

#2 Mensagem por doliveirarod » quinta mai 21, 2020 6:30 pm

Exponha ao meio ambiente, a maquiagem deve ser natural, na minha opinião. Eu evito qualquer químico, os resultados para quem conhece não ficam bons, percebe-se.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Rodrigues
Reinado D.Luís

#3 Mensagem por Rodrigues » quinta mai 21, 2020 6:56 pm

doliveirarod Escreveu:
quinta mai 21, 2020 6:30 pm
Exponha ao meio ambiente, a maquiagem deve ser natural, na minha opinião. Eu evito qualquer químico, os resultados para quem conhece não ficam bons, percebe-se.
Caro Fabiano, agradeço pela dica, mas pergunto: ao expô-la ao ambiente não ocorrerá algum tipo de corrosão provocada pela maresia?

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#4 Mensagem por doliveirarod » quinta mai 21, 2020 7:27 pm

O processo de corrosão dessa forma demoraria anos e anos. Vc deixará a peça exposta uns meses aos ares marinhos, sempre virando os lados, para ficar uniforme. Sem problemas, eu mesmo já fiz umas vezes, fica natural, a tonalidade é a que ela poderia adquirir com o tempo.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Rodrigues
Reinado D.Luís

#5 Mensagem por Rodrigues » quinta mai 21, 2020 8:05 pm

doliveirarod Escreveu:
quinta mai 21, 2020 7:27 pm
O processo de corrosão dessa forma demoraria anos e anos. Vc deixará a peça exposta uns meses aos ares marinhos, sempre virando os lados, para ficar uniforme. Sem problemas, eu mesmo já fiz umas vezes, fica natural, a tonalidade é a que ela poderia adquirir com o tempo.
Obrigado pela informação, caro Fabiano! Vou pôr este plano em prática! :thumbupleft:

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#6 Mensagem por fernanrei » quinta mai 21, 2020 10:42 pm

Concordo com caro Fabiano, a paciência compensará. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Rodrigues
Reinado D.Luís

#7 Mensagem por Rodrigues » sexta mai 22, 2020 9:58 am

fernanrei Escreveu:
quinta mai 21, 2020 10:42 pm
Concordo com caro Fabiano, a paciência compensará. :thumbupleft:
:thumbupleft:

carlos47
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

#8 Mensagem por carlos47 » sexta mai 22, 2020 12:49 pm

Para obter uma bonita e uniforme patine, é indispensavel bem limpar com acetona,o ideal será encontrar uma forma de manter a moeda com as duas faces expostas,dependendo do ambiente, em um mês já se obtém bons resultados

Rodrigues
Reinado D.Luís

#9 Mensagem por Rodrigues » sexta mai 22, 2020 2:45 pm

carlos47 Escreveu:
sexta mai 22, 2020 12:49 pm
Para obter uma bonita e uniforme patine, é indispensavel bem limpar com acetona,o ideal será encontrar uma forma de manter a moeda com as duas faces expostas,dependendo do ambiente, em um mês já se obtém bons resultados
:thumbupleft:

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”