Como restaurar esta moeda Proof?

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
km#29
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta jun 19, 2020 11:23 am

Como restaurar esta moeda Proof?

#1 Mensagem por km#29 » sexta jun 26, 2020 11:52 am

Olá,

Encontrei várias dicas aqui no forum sobre "limpeza" de moedas mas gostaria de um aconselhamento quanto a esta peça, particularmente por ser minha primeira Proof.
(Eu trato de forma diferenciada o assunto: Restauração = remoção de contaminantes, sujeiras e qualquer material prejudicial ao metal sem prejuízo as características que valorizam a moeda; Limpeza = o velho e bom polimento que fazem para a moeda ficar "bonita")
A recebi recentemente diretamente da Casa da Moeda, cuja página alerta que os problemas apresentados abaixo podem existir por ser uma moeda produzida em 1992, e portanto não passível de troca do exemplar. (https://www.clubedamedalha.com.br/categ ... ento-prata)

Aparentemente a peça apresenta três problemas:
1/ Oxidação (?) na área do rebordo, que creio ser sulfeto de prata.

Imagem

Imagem

Sendo Sulfeto de Prata Ag2S, creio que um banho maria com bicarbonato de sódio poderia resolver, mas não sei como afetaria o resto da moeda.

2/ Dois pontos que creio ser devido a alguma partícula contaminante que foi encapsulada com a moeda.

Imagem

Aqui não tenho ideia de como proceder.

3/ Um terceiro problema, mas que não me preocupa na verdade, é a tonalidade do campo, que apresenta uma aspecto embaçado.

Minha preocupação são com 1 e 2 pois, apesar da moeda ter quase 20 anos, temos venham a causar mais danos a moeda.

Se for seguro deixá-la como está, mesmo com a perda de alguns pontos no estado de conservação, penso ser a melhor opção, ou valeria a pena restaurar ?.

Agradeço qualquer conselho.

AdrianoHS
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: Como restaurar esta moeda Proof?

#2 Mensagem por AdrianoHS » sexta jun 26, 2020 12:18 pm

Olá, Campos.

Nem é um conselho mas uma experiência, daí tire alguma conclusão.
Não tenho a moeda mais, mas foi algo semelhante com um dollar deep cameo que tinha um irritante amarelado em um setor do bordo. Usando bicarbonato em banho maria, mesmo com todo cuidado, diluído ao máximo (ao menos visualmente estava, acho que a solução não estava saturada), não removeu quase nada do amarelado e ainda causou pequenos arranhões no fundo negro, bem visíveis de acordo com o ângulo que se observava, se houve algo foi a manipulação da moeda no banho para verificar o andamento. Não fiz esfregaços, nada (sabia do efeito lixa/abrasivo que o bicarbonato poderia causar), ainda sim, em minha opinião, destruiu a moedinha. Tanto que a troquei por outra coisa de meu interesse. Lidar com proofs é melindroso, muito frágil seu belo aspecto.
Ao menos não carimbei uma digital nela. :jumpgreen:
Se encontrar uma solução que resolva, partilhe conosco depois.
Espero ter ajudado.

Obs. Tenho uma desta tua, ao menos visualmente está intacta, sem problema algum.
Está fechada, desde que chegou.

Abraço. :beer: :rotate:

km#29

#3 Mensagem por km#29 » sexta jun 26, 2020 12:51 pm

AdrianoHS Escreveu:
sexta jun 26, 2020 12:18 pm
Olá, Campos.

Nem é um conselho mas uma experiência, daí tire alguma conclusão.
Não tenho a moeda mais, mas foi algo semelhante com um dollar deep cameo que tinha um irritante amarelado em um setor do bordo. Usando bicarbonato em banho maria, mesmo com todo cuidado, diluído ao máximo (ao menos visualmente estava, acho que a solução não estava saturada), não removeu quase nada do amarelado e ainda causou pequenos arranhões no fundo negro, bem visíveis de acordo com o ângulo que se observava, se houve algo foi a manipulação da moeda no banho para verificar o andamento. Não fiz esfregaços, nada (sabia do efeito lixa/abrasivo que o bicarbonato poderia causar), ainda sim, em minha opinião, destruiu a moedinha. Tanto que a troquei por outra coisa de meu interesse. Lidar com proofs é melindroso, muito frágil seu belo aspecto.
Ao menos não carimbei uma digital nela. :jumpgreen:
Se encontrar uma solução que resolva, partilhe conosco depois.
Espero ter ajudado.

Obs. Tenho uma desta tua, ao menos visualmente está intacta, sem problema algum.
Está fechada, desde que chegou.

Abraço. :beer: :rotate:
Grato.
Se me permite a pergunta, a sua foi comprada faz tempo?
Pergunto pois imagino se na minha houve algum problema de armazenagem em local inadequado pela Casa da Moeda. A capsula sela bem, mas nunca se sabe.

AdrianoHS
Reinado D.Afonso VI

#4 Mensagem por AdrianoHS » sexta jun 26, 2020 12:56 pm

Oi.

Comprei de terceiros à coisa de uns seis meses.

km#29

#5 Mensagem por km#29 » sexta jun 26, 2020 12:59 pm

AdrianoHS Escreveu:
sexta jun 26, 2020 12:56 pm
Oi.

Comprei de terceiros à coisa de uns seis meses.
Interessante. Creio que ficou armazenada em melhores condições ambientais então.
Lamentável a Casa da Moeda não ter esse cuidado.

E o Brasil não ter empresa que preste este tipo de serviço.

AdrianoHS
Reinado D.Afonso VI

#6 Mensagem por AdrianoHS » sexta jun 26, 2020 1:05 pm

Moro em uma região muito seca, muito mesmo. Pode ser um fator.

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#7 Mensagem por doliveirarod » sexta jun 26, 2020 1:17 pm

Quer um conselho? Não mexa nela, isso é o início de um processo de pátina. Qualquer erro na limpeza e o espelhamento ficará marcado.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#8 Mensagem por fernanrei » sábado jun 27, 2020 10:28 am

Eu tenho a mesma opinião que o doliveirarod, se fosse minha não mexia. O risco de destruir o acabamento brilhante da moeda é muito elevado e não me parece que esteja assim tão manchada, ao ponto de justificar uma intervenção urgente. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

jdickson
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#9 Mensagem por jdickson » domingo jun 28, 2020 12:05 am

Eu trato das pratas proof com "Marpal". Cerca de 10 segundos mergulhada em Marpal puro, agitando-a ou passando com cuidado um cotonete de algodão sobre as zonas problemáticas, seguida imediatamente de uma passagem por água corrente e a oxidação bem como a esmagadora maioria das manchas sai, ficando o campo espelhado imaculado.
De vez em quando, mas raramente, quando as manchas já estavam a alterar superfície da moeda de forma mais duradoura, pode ficar uma mancha de menor brilho, no lugar onde estava previamente a mancha original...

José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

#10 Mensagem por José Gomes » domingo jun 28, 2020 2:21 am

Olá, boa noite.

Em 1998 comprei uma moeda de 10 Francos, França, prata 900, comemorativa à Copa do Mundo de 1998 com certificado assinado por Michel Platini, inventei de limpar, e... foi o meu maior erro.

Um conselho: NÃO LIMPE!

Numa moeda proof o risco de danos irreparáveis é grande.

Gomes.

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”