Como limpar moedas antigas em bronze?

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

R2D2
Senhor Escudo da I República
Registado: domingo mar 02, 2008 11:34 pm

Como limpar moedas antigas em bronze?

Mensagempor R2D2 » sábado mai 10, 2008 6:28 pm

Gostaria de partilhar convosco uma troca de impressôes que tive com uma estagiaria em restauro de metais. Não sei se já conheciam esta metodologia, mas aqui vai na mesma.
Passo a citar:

"Caro Luís,

Tardo em responder-lhe, porque não costumo aceder ao Hotmail e só agora me apercebi do seu e-mail.
O meu irmão falou-me do seu interesse e preocupação em conservar as moedas que colecciona.
Devo dizer-lhe que a minha abordagem em metodologias de intervenção em moedas arqueológicas é ainda muito recente. Só desde Novembro do ano anterior é que comecei a ter contacto directo com a preservação de moedas arqueológicas. As moedas que tenho vindo a intervencionar são medievais, e portanto têm menos alguns séculos que as moedas que o Luís colecciona. Pelo que as características de superfície e toda a morfologia destas moedas sejam diferentes das suas.

Vou partilhar consigo o que tenho vindo a aprender e espero com isso contribuir para a preservação da sua colecção. Se for do seu interesse, gostaria que me enviasse algumas fotos de pormenor das suas moedas, para que eu possa ser mais específica e vá directamente aos problemas de cada moeda.

Em primeiro lugar, nunca guarde as moedas em contacto directo com superfícies de madeira. Esta liberta compostos que interagem com a superfície metálica, degradando-a.

A intervenção de conservação de moedas deve ser feita sobre uma lupa binocular ou um microscópio. Como são aparelhos de difícil acesso, utilize uma lupa de aumento e bastante iluminação. As moedas têm pormenores minuciosos e pela sua antiguidade têm certamente a superfície fragilizada. À vista desarmada, podemos ferir o metal sem nos apercebermos, e esse rasgo minúsculo vai desencadear um processo localizado de corrosão que se pode alastrar, pondo em risco toda a estrutura da moeda.

Os verdetes de que falou podem ser uma pátina protectora. Nas moedas que tenho intervencionado, também em bronze, essa pátina é verde-escuro, acompanha os desenhos da moeda, tem coesão entre si e muita aderência à superfície metálica. Confirme estas características nas suas moedas, pois não deve ser removida.

As terras e os elementos com menor adesão à superfície são facilmente removidos com uma solução de água e etanol. Pode aplicar estes solventes com cotonetes de algodão. Não se preocupe com proporções rigorosas. O etanol apenas age para que a agua tenha maior penetração e actue em extractos mais internos. Depois desta intervenção deve passar a moeda por acetona para que a agua seque rapidamente. A acetona que as senhoras usam para remover o verniz das unhas pode conter resíduos ou substancias estranhas que possam interferir com a moeda, por isso utilize acetona normal.

Para aglomerados com bastante aderência ao metal, ou impregnados nas camadas de corrosão, a metodologia mais indicada, por ser menos agressiva, passa pela aplicação de um óleo. Este introduz-se entre a superfície metálicas e as concreções, que assim mais facilmente se desagregam da moeda. Em Conservação utilizamos óleo de Camélia. Desconhecia a utilização de gasóleo na limpeza de moedas, e já ouvi falar de azeite para o mesmo efeito. Ambos são gorduras, mas não sei quais as consequências da sua aplicação na estabilidade das moedas.
Para este procedimento não utilize utensílios agressivos como bisturis, pois pode riscar a superfície. Os paus de bambu que se vendem para as espetadas são uma boa solução e podem ser afiados.

Para proteger as moedas de oxigénio e de humidade, que são factores de corrosão, aplique uma fina camada de Paraloid B72 a 10% (diluído em acetona e tolhendo 1:1). Depois de secar, aplique cera microcristalina diluída em White Spirit. Estes solventes são fáceis de encontrar em drogarias. Aplique-os a pincel de cerdas bem suaves.

Estas são as metodologias básicas para a conservação de moedas arqueológicas de bronze."

"Tenho duas observações a fazer ao texto que lhe enviei.
Primeiro, o ParaloidB72, que vai criar uma interface entre o oxigénio e o metal, deve ser diluído em acetona e tolueno.
Em segundo lugar, caso haja necessidade de usar algum óleo para destacar aglomerados com boa adesão, no fim desta operação deve remover os vestígios de óleo da moeda com um hidrocarboneto, como o tolueno.
Estes solventes são muito tóxicos, convém usar uma máscara de solventes e luvas polivinilícas (as luvas de latex reagem com a pele e não são muito saudáveis). Há mascaras descartáveis no mercado. A 3M vende mascaras de grande eficiência. O modelo 9312 é suficiente. A intervenção de conservação de moedas é um processo demorado e minucioso, e vai passar muito tempo debruçado sobre a sua colecção, pelo que deve estar bem protegido."

Espero tenham gostado.

Um abraço a todos.
Luis Santos

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Re: Como limpar moedas antigas em bronze?

Mensagempor doliveirarod » sábado mai 10, 2008 7:27 pm

Muito interessante!
Vemos aí o uso do óleo, e evitar-se uso de objetos metálicos ou líquido que reajam com o metal. Falou também sobre a pátina verde, que não deve ser removida. Isso vem a corroborar o que está dito sobre limpezas aqui no fórum.
Acredito que podemos deixar isso como inamovível no tópico de estados de conservação.
:biggthumpup:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

R2D2
Senhor Escudo da I República
Registado: domingo mar 02, 2008 11:34 pm

Mensagempor R2D2 » segunda mai 12, 2008 11:53 am

Continuação:

Cito:

"Os reagentes podem ser comprados numa drogaria, em embalagens de 1litro, e não são caros.
O Paraloid vende-se em cristais, e acredito que encontre embalagens de 1Kg (recordo-lhe que para os metais, pode dissolver o Paraloid em tolueno e/ou acetona).
O etanol e a acetona vendem-se em farmácias e hipermercados.
Já encontra máscaras da 3M em lojas do AKI (insisto nesta marca porque oferece segurança garantida).

Quanto ao verniz, o "brilho especial" nada tem de natural, e na minha opinião é demasiado ofuscante e quebra a leitura da moeda. Por outro lado, também não o aconselho porque altera com a luz, amarelecendo, e destaca-se facilmente.
O acabamento/protecção em ParaloidB72 sob cera microcristalina, que lhe falei, quando polido, vai oferecer um brilho mais natural à moeda, sem trazer associado problemas de alteração.

Talvez seja um pouco aborrecido procurar e comprar todos estes produtos, mas acredite que o resultado final é muito melhor em termos estético e de conservação. Podem ser facilmente removidos sem grande insistência mecânica ou recorrendo a químicos mais fortes e nocivos.

Não se esqueça que esta metodologia que lhe dei é muito geral, e não vai ao encontro de todas os problemas que pode encontrar nas suas moedas. Também, e mais importante ainda, estes reagentes associados apenas se destinam à intervenção em cobres, ligas de cobre e prata. Quaisquer outros metais seriam gravemente afectados com esta metodologia.

Mais uma vez, espero ter-lhe passado as informações necessárias à conservação das suas moedas.
Já agora, fica a saber que restauro é uma intervenção mais invasiva, como uma colagem ou uma reconstituição. =)"

Um abraço.

CarlosRodrigues
Reinado D.Manuel II
Registado: domingo dez 05, 2010 9:58 pm

Mensagempor CarlosRodrigues » sábado jan 08, 2011 4:20 pm

Um email com grande interesse para restauro e conservação de moedas! Actualmente já passo as minhas moedas por acetona pura e andarei afazer experiências em algumas moedas visto ter acesso fácil aos produtos que aqui falam. Todos deviam ler isto!

josape
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta dez 17, 2008 11:21 pm

Mensagempor josape » sábado jan 08, 2011 6:49 pm

Informações de quem sabe do assunto são sempre bem vindas. Obrigado por partilhar.
José Pereira

HugoPatrício
Reinado D.José
Registado: sexta dez 03, 2004 4:40 pm

Mensagempor HugoPatrício » domingo jan 16, 2011 11:06 pm

Concordo em absoluto!

cbarradas
Reinado D.Pedro V
Registado: quarta nov 18, 2009 12:21 pm

Mensagempor cbarradas » terça fev 01, 2011 3:07 pm

Tópico muito interessante, obrigado por partilhar.
Cláudio Barradas

spiegel
Reinado D.Manuel II
Registado: sexta ago 14, 2009 8:51 am

Mensagempor spiegel » terça fev 01, 2011 3:32 pm

Ao invés de acetona podemos utilizar o éter?

Obrigado pelo post, muito interessante.

Spiegel

jmilheiro
Reinado D.José
Registado: quarta nov 05, 2008 12:27 pm

Mensagempor jmilheiro » terça fev 01, 2011 5:59 pm

Muito interessante. :clap3: :clap3:
Cumprimentos
jmilheiro

Os meus Leilões:

http://vendedor.coisas.com/jmilheiro/

JCascalho
Reinado D.Luís
Registado: sábado set 11, 2010 8:55 am

Mensagempor JCascalho » terça fev 01, 2011 6:24 pm

Excelente texto!!! Alguem deveria juntar esta informação a um dos topicos inamoviveis sobre limpezas.
JCascalho

"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflecte"
Aristóteles

Voltar para “Estados de Conservação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante