Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça out 23, 2018 9:25 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 3:14 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe I

Registado: sexta nov 05, 2004 10:23 pm
A desmistificação do Marpal

O Marpal já acabou e agora surgiu outro Marpal, mas que já não é igual ao original.

Já vi aqui muita gente a defender as não limpezas, mas a seguir dizer que se pode limpar com amoniaco. Eu pergunto, alguem sabe qual é a composição do Marpal?
O Marpal era composto essencialmente por amoniaco.

A primeira coisa que se deve dizer, não é "não limpe", deveria ser, "se não sabe não limpe nem faça nada".

Toda a gente limpa moedas, existem uns que limpam e não estragam e outros que limpam e estragam, esta é a grande diferença.
Quando alguem encontra uma moeda enterrada, dá logo a primeira limpeza, nem que seja só com saliva e os dedos, para tentar saber o que encontrou. Esta é logo a primeira limpeza que a moeda sofre, depois, depende para que mãos a moeda vai.
Alguém acredita que as moedas que vão parar a museus, não são limpas?
Existem empresas que só se dedicam a limpar moedas.
Malditas empresas e malditos museus que estão a limpar moedas que são de todos nós.:)

A partir de aqui, venham todos os não limpadores ferrenhos cair em cima de mim,:) que eu vou continuar a limpar as minhas moedinhas, quando achar que elas merecem.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 3:20 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sábado set 24, 2005 4:18 am
para mim marpal só para moedas de prata ou cupro-niquel

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 3:25 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe I

Eu só falei do Marpal, pois muita gente pensa que é um polidor de metais.
É natural que o Marpal funcione muito bem em pratas e CN, mas com muito cuidado tb serve para alguns cobres e bronzes. 99% das vezes dá asneira, mas com a pratica consegue-se ver quais os cobres que não dão asneira.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 3:28 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: quarta jun 13, 2007 3:44 pm
Já dizia o caro amigo Augusto Moura "Vocês acham que as grandes moedas da monarquia (por exe.) que vos chegam ás mãos todas bonitas, nunca foram limpas" :lol:

-- João Silva--

MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 3:46 pm 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: quarta nov 12, 2008 3:28 pm
Grande parte das moedas presentes nos museus portugueses valem o que valem, principalmente a nível arqueológico. Continua a preferir-se o amoníaco e a electrólise ao palito para retirar a terra. Nos museus a sério, por oposição são quase todas assim:
http://www.fitzmuseum.cam.ac.uk/opac/se ... portugal*'))&_function_=xslt&_limit_=50&_resultstylesheet_=imagecs
Nada disto é carolice. O mercado conhecedor protege-se. Existem algumas garantias de autenticidade que a moeda antiga limpa profundamente nunca poderá demonstrar sem o conhecimento do contexto de achamento. Na moeda contemporânea usa-se e muito, nas pratas por exemplo para tirar um ponto de verdade numa moeda a rondar o soberbo justifica-se um mergulho de 10 segundos em marpal. Numa transacção a moeda deixará de valer 5 para valer 8 após este simples processo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 3:47 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe I

Moeda "fresquinha", acabadinha de sair do Marpal.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 3:48 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: quinta dez 13, 2007 11:24 am
Isto vai dar pra rir. :lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 3:51 pm 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: quarta nov 12, 2008 3:28 pm
*verdade=verdete

A moeda daa India vista ao microscópio vai aparecer cheia de buraquinhos. Na mão não «engana» quem estiver equipado. Numismaticamente vale sempre muito menos do que uma moeda nas mesmas condições sem buraquinhos. Qualquer processo quimico abrasivo ou fisico em que pelas leis de mohs que regem a dureza o objecto fisico for mais duro do que a patine da moeda existirão sempre danos irreversiveis.

Última edição por Temujin em quarta nov 12, 2008 4:04 pm, editado 1 vez no total.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 4:02 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe I

Em primeiro lugar qualquer moeda vista ao microscópio, mesmo que seja uma PROOF, vai aparecer cheia de buraquinhos.
E como é que ela estava?
Tenho pena de não ter tirado uma foto do antes. Antes ng olhava para ela 2 vezes.

Mas quando falo de limpezas, não é só o Marpal, o palito não deixa de ser uma limpeza.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 4:29 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sábado set 24, 2005 4:18 am
nem é preciso ver ao microscópio basta o scanner até nas moedas belas ve-se defeitos
o meu scanner nao está a funcionar senao tb mostrava alguns exemplos de moedas que tinham verdete e com marpal ficaram logo muito melhores

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal