Flor de Cunho

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Rui Teixeira
Reinado D.Afonso VI
Registado: sexta out 28, 2005 10:34 am
Contacto:

Re: Flor de Cunho

#11 Mensagem por Rui Teixeira » quinta fev 04, 2010 2:13 pm

Peço desculpa mas flor de cunho é apenas publicidade da incm para arrecadar mais uns trocos.
Já vi muitas moedas em carteiras BNC que estão muitas vezes piores que as que estão nos sacos ou até mesmo quando andam a circular...será que são FDC só porque a INCM o diz??
Se a INCM produzir 20000 moedas para carteira (FDC) e depois começar a produzir com o mesmo cunho as restantes moedas será que a 20001 não estará FDC e a 100.000 tambem não? Para mim estado de conservação mais alto em Portugal é soberbo, quanto aos decretos lei feitos por pessoas pouco ligadas à numismática servem para oficializar e defender os interesses do estado e da INCM (leia-se ganhar uns trocos extra), sendo que embarca neles quem quer.

Paul Gerritsen Plaggert
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am

#12 Mensagem por Paul Gerritsen Plaggert » sexta fev 05, 2010 12:45 am

Rui Teixeira Escreveu:Peço desculpa mas flor de cunho é apenas publicidade da incm para arrecadar mais uns trocos.
Já vi muitas moedas em carteiras BNC que estão muitas vezes piores que as que estão nos sacos ou até mesmo quando andam a circular...será que são FDC só porque a INCM o diz??
Se a INCM produzir 20000 moedas para carteira (FDC) e depois começar a produzir com o mesmo cunho as restantes moedas será que a 20001 não estará FDC e a 100.000 tambem não? Para mim estado de conservação mais alto em Portugal é soberbo, quanto aos decretos lei feitos por pessoas pouco ligadas à numismática servem para oficializar e defender os interesses do estado e da INCM (leia-se ganhar uns trocos extra), sendo que embarca neles quem quer.
Concordo! Assim é muito burocrático e impraticável!

Aqui no Brasil, a definição:
Flor de Cunho: "moeda sem apresentar o menor sinal de desgaste ou manuseio, deve ter no campo o brilho original da cunhagem. Sua orla deve ser perfeitamente cilíndrica, sem apresentar mossas ou cerceamento.Todos os detalhes da cunhagem, mesmo os mais salientes, tem de apresentar sua aparência original. Não pode haver, sob nenhuma circunstância, sinais de limpeza física ou química da moeda."
Isso baseando-se no uso de uma lente de aumento de no mínimo 7 vezes. É assim aprovado pela Sociedade Numismática Brasileira.

Senão, entraremos em questões utópicas, e nunca nenhuma moeda será definitivamente flor de cunho (ou somente será pela classificação inacabável americana. Aí, qualquer reles níquel americano será então vendido por milhares de dólares pela Heritage....).
PECVNiA NON OLET

luisfsb
Reinado D.José
Registado: segunda jan 25, 2010 6:28 pm

#13 Mensagem por luisfsb » sábado fev 06, 2010 7:02 pm

Quero agradecer a todos os que participaram até agora.
E aos que continuem a participar.
Fiquei mais elucidado relativamente a uma série de coisas, e não só a estados de conservação e tipos de cunhagem.

Reparei que é um tema muito "quente" neste meio. Só quando comecei a ver as respostas, e a ler os outros tópicos referidos é que me apercebi disso.

Ainda não sei exactamente como vou considerar "Flor de Cunho", se estado de conservação, se tipo de cunhagem, mas uma coisa é certa, o óptimo seria que todas as minhas moedas fossem "Flor de Cunho", seja estado de conservação ou tipo de cunhagem! :D
Luís F.S.B.
"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos...
Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

eduardofms
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda mai 19, 2008 6:35 pm

#14 Mensagem por eduardofms » sábado fev 06, 2010 8:51 pm

Moeda absolutamente impecável, sem apresentar o mais pequeno vestígio de manchas ou mossas com qualquer desgaste ou risco! Estas moedas encontram-se normalmente em carteiras, FDC. :sunny:

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

#15 Mensagem por palves » domingo fev 07, 2010 8:42 pm

Uma vez um colega definiu da seguinte forma:

Proof = freira/padre, nunca circulou e pouco provavel que venha a circular. Está destinada a outros fins.

FDC = virgem, ainda não chegou a circular

Bela = donzela/senhor que circulou pouco

Penso que talvez seja a melhor forma de explicar a um leigo

PA

PS: por respeito não aqui escrever como é que ele descreveu as regulares... :dance:

Paul Gerritsen Plaggert
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am

Re:

#16 Mensagem por Paul Gerritsen Plaggert » terça fev 09, 2010 10:50 am

palves Escreveu:Uma vez um colega definiu da seguinte forma:

Proof = freira/padre, nunca circulou e pouco provavel que venha a circular. Está destinada a outros fins.

FDC = virgem, ainda não chegou a circular

Bela = donzela/senhor que circulou pouco

Penso que talvez seja a melhor forma de explicar a um leigo

PA

PS: por respeito não aqui escrever como é que ele descreveu as regulares... :dance:
:erofl: :erofl: :erofl:
PECVNiA NON OLET

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”