Patinas & Patinas

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
Mensagem
Autor
PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: Patinas & Patinas

#161 Mensagem por PSIMOES » quarta abr 26, 2017 10:20 pm

ImagemImagem


Pedro Simões

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Patinas & Patinas

#162 Mensagem por fernanrei » sexta abr 28, 2017 9:21 pm

numisiuris Escreveu:Quanto às patines de enxofre, já vou fazer um post a seguir. :)

Quanto a estas duas do Pedro Simões, a primeira é uma patine iridescente, linda! A moeda tinha alguns salpicos de gordura, quando foi acondicionada, daí os pontos brancos. Ainda assim, esta muito bonita para mim. A segunda é uma patine negra típica de muitas pratas. Boas moedinhas!
Caro ilustre, depois de me ter alertado para a possibilidade da minha moeda ter uma pátine feita com enxofre contactei a pessoa que a cedeu. Numa breve conversa a pessoa em causa garantiu que não usou enxofre algum para envelhecer a superfície da moeda e que já a tinha à muito tempo guardada. Não fiquei completamente convencido, até porque o senhor deu uma explicação convincente, e efectuei dois testes no laboratório do meu serviço à respectiva moeda. Num dos testes usei Fenolftaleina e no outro Alaranjado de Metila. Em ambos os testes deu negativo para a presença de enxofre ou o seu consequente, o ácido sulfúrico. Caro ilustre, que outro produto poderia o tal sujeito ter usado para recriar o mesmo efeito do enxofre tal como referiu?
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Patinas & Patinas

#163 Mensagem por fernanrei » sexta abr 28, 2017 9:38 pm

Uma pátine muito mais recente mas no entanto, a meu ver, muito bonita.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Patinas & Patinas

#164 Mensagem por numisiuris » sexta abr 28, 2017 10:17 pm

Imagem
image upload
Imagem
image upload

Boa noite amigo Fernando. A moeda de que eu falava era a que está na primeira foto que aqui deixo. Eu não entendo nada de química. Gostava até de saber mais acerca dessa análise que fez. Como funciona, o que testa. Quanto mais pessoas qualificadas em diversas áreas por aqui andarem no fórum, melhor! :) eu vou lendo umas coisas, vou-as conjugando com a minha experiência e vou partilhando. Até admito que a sua patine seja natural. O problema será distinguir as patines naturais das que são aceleradas. O padrão de formação será uma das formas. Relevos/campo. Naturalmente que nas moedas soberbas funciona ao contrário. Campo claro nas zonas escondidas, normalmente junto às letras. Mas numa moeda com desgaste e circulação será de esperar o inverso. As patines naturais formam-se com o decorrer do tempo e a sujeição a certas condições ambientais e atmosféricas. Este texto parece-me bem interessante:

"How to tone coins naturally?

Now that we know what causes toning, it is possible for anyone to tone coins naturally. Simply leaving your coins exposed to the air for a very long time will do the job. However, if you're not willing to wait several decades, there is something you can do to speed up the process.

The pace of the toning process can be affected by a number of factors.

Different gasses in the air leads to different types of toning. One of them, Sulfur occurs naturally and will combine with the moisture in the air to accelerate toning. The amount of Sulfur in the air can be increased by nearby sources due to the presence of cigarette smoke or appliances than run on natural gas.
Surface contamination by certain substances that have come into contact with the surface of a coin can affect the toning process. Examples are water or oil from greasy hands.
The longer the surface of the coin is exposed, the more the colors will change.
Increased heat and humidity will also accelerate the toning process.
Since the atmosphere in the local environment differs from place to place, the toning process will also be different depending on location.
They key to accelerating the toning process is to increase the amount of hydrogen sulfide in close proximity to your coins. Any source with a moderate sulfur content can accomplish this.

Storing coins in paper and cardboard holders.
Wrapping coins in white tissue paper.
Sealing coins in brown or manilla envelopes.
Storing in antique coin albums if you can find them.
You can also place them in the sunlight for faster toning due to the heat. You must monitor the process to make sure that the toning does not go too fast and becomes ugly. Expect to wait at least 6 months before the first signs of toning start to appear and probably 12 to 24 months until you have something usable.

It is important that you only use low amounts of hydrogen sulfide. Experiment with low value coins first to see what works best. Silver quarters from 1964 would be a good choice. Too much can actually turn a coin completely black and lose all value."

Tirei-o daqui: https://hubpages.com/games-hobbies/Coin ... Coin-Value

Uma patine com enxofre não sai com lavagem simples. Foi criada por meio de uma reacção química acelerada. Ou seja, os vestígios de enxofre não precisam de estar presentes. De qualquer modo, muitas patines naturais resultarão da acção de enxofre. Mas em muito menor quantidade.
Aquele escudo da república que o Psimoes postou tem típicas manchas de gordura. Bem redondas. Ou seja, aquela patine não podia ter sido feita através de enxofre esfregado na moeda. Aliás, em pratas nem da grandes resultados isso, melhor soltá-lo com um ovo. Quando se esfrega enxofre (em pó simples, com os dedos, ou embebido numa gordura - cera, vaselina, óleo) as manchas claras que ficam são nas zonas escondidas ou então são irregulares, porque se abusou do tempo de contacto (se se esfrega demais começa a saltar). Daí ter dito o que disse da sua moeda. Os vários toques no bordo dão ideia de circulação, ainda assim, podem as manchas claras ser ainda restos de brilho de cunhagem, ou ser ocasionadas por manchas de gordura em formato não redondo, ou até corrosão. Ainda assim, se uma patine de enxofre for muito bem feita, diferenciá-la de uma verdadeira não será assim tão simples. Quanto ao teste que fez, é como lhe digo, não sei se a moeda terá necessariamente que ter vestígios de enxofre quando analisada. Não sei se, quando formadas naturalmente por meio de reacções químicas produzidas por gases presentes na atmosfera, apresentam também vestígios desse gases.
As patines certas, são as malaquites e as azurites. Essas sim, são inimitaveis. Têm espessura. Vistas ao microscópio apresentam-se cristalizadas. Aí não há enganos. :)

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Patinas & Patinas

#165 Mensagem por numisiuris » sexta abr 28, 2017 10:18 pm

As outras três moedas de que deixei foto têm patines feitas com enxofre.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Patinas & Patinas

#166 Mensagem por fernanrei » sábado abr 29, 2017 7:43 am

Caro ilustre numisiuris, começo por congratulá-lo por todos os trabalhos que faz no sentido de alcançar mais conhecimento e também pelo gosto que tem em partilhar connosco todo o seu vasto conhecimento. Sei por experiência própria que se podem criar capas de ionização nas ligas metálicas (oxidação) de forma artificial, mas não fazia a mínima ideia de que isso era tão utilizado na numismática, até porque na maior parte das situações corresponde a uma degradação lenta das ligas e até a uma alteração irreversível da massa das mesmas com todas as consequências que daí advém. Quanto às experiências que fiz caro amigo, é muito simples, usei dois tipos de indicador de acidez com possibilidade de comparar a revelação. Caso fosse afirmativo o uso de enxofre cru, a camada sobreposta sobre a superfície da moeda apresentaria indícios de acidez residuais numa situação recente, o que numa situação mais velha passaria a vestígios de ácido sulfúrico e consequentemente a um PH mais baixo. Eu poderia criar um Post a explicar as várias formas de identificar as capas existentes na superfície dos metais, mas penso que não será correto dado que iria criar movimentos de indignação por parte de algumas pessoas que são defensoras dos métodos menos convencionais de criação de patinas, e também porque devo muito respeito à numismática e a ciência química pode ferir a tradição e não quero que isso aconteça. Cumprimentos caro amigo.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Patinas & Patinas

#167 Mensagem por numisiuris » sábado abr 29, 2017 11:57 am

"Decay of copper and bronze objects is highly influenced by environmental conditions,mainly by acidifying airborne pollutants.In the past ten years environmental conditions havechanged in many Europeancountries, the effect beingasignificant decrease of sulfurdioxide(−75%)andnitrogendioxide(−40%)concentrations, whereas the amount of ozone remains nearly the same.Sulfur dioxide is still the main factor for corrosion processes but the presence and combinations of other pollutants are becoming more important"

Esse seu teste é óptimo! Obrigado pela partilha de conhecimento! Abraço! :)

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Patinas & Patinas

#168 Mensagem por Jorge Silva » sábado abr 29, 2017 2:44 pm

Sei que muitos vendedores o fazem para tornar a peça mais apetecível, mas só o tempo é capaz de fazer pátinas espectaculares e naturais.
Se eu o fizer para mim, só me estou a enganar, embora o saiba.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Patinas & Patinas

#169 Mensagem por fernanrei » sábado abr 29, 2017 2:48 pm

Apresento duas moedas vulgares com boas patinas
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por fernanrei em sábado abr 29, 2017 5:14 pm, editado 1 vez no total.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Patinas & Patinas

#170 Mensagem por fernanrei » sábado abr 29, 2017 2:49 pm

Falta esta imagem
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”