Patinas & Patinas

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Patinas & Patinas

#151 Mensagem por fernanrei » terça abr 25, 2017 2:57 pm

Deixo aqui o meu contributo com um tipo de pátine que aprecio
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Patinas & Patinas

#152 Mensagem por fernanrei » terça abr 25, 2017 3:07 pm

mais uma pátine agradável a meu ver
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Quod erat demonstrandum"

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: Patinas & Patinas

#153 Mensagem por PSIMOES » terça abr 25, 2017 6:35 pm

numisiuris Escreveu:Mais duas patines que se fizeram no moedeiro:
Imagem
free image hosting
Imagem
free image hosting
Desculpe a minha ignorância... mas pode explicar? "Mais duas patines que se fizeram no moedeiro"
Pedro Simões

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Patinas & Patinas

#154 Mensagem por numisiuris » terça abr 25, 2017 9:05 pm

Nas moedas do Fernanrei a primeira patine é (mal) feita com enxofre (aquele negro bem escuro com as manchas claras não engana). Se quiser fazer melhor, limpe-a totalmente em eno e, quando estiver à cor do metal, volte a esfregar em enxofre, tendo o cuidade de não esfregar nem demais nem de menos. Caso queira ainda melhor, siga o conselho do palves e, a seguir à limpeza total, dê-lhe uns banhos de sol durante uns meses, tendo o cuidado de virar. Convém ser ao ar livre mas sem apanhar chuva. As melhores alturas são o Outono e a primavera, quando os níveis de temperatura e humidade ao longo do dia são mais oscilantes. Tem, para mim, o problema de a moeda poder ganhar verdete. Mas as patine que daí saem são patines a sério. Já a segunda moeda do Fernanrei tem uma patine natural, muito bonita.

Quanto às minhas, e respondendo à questão do Psimões, as moedas podem-se pôr no alvéolo, isoladas, e assim se mantêm caso estejam estanques. Em cápsulas melhor ainda (em princípio ficam imaculadas). Ou então pode-se fazer ou comprar um móvel, com tabuleiros. Nesta última situação (que é como tenho acondicionadas as moedas da monarquia, desde D. Fernando até D. Manuel II), as moedas ganham patine de moedeiro. Ficam sujeitas ao ar e envoltas em madeira. Esse ambiente da madeira normalmente forma cores agradavéis. O resultado final é uma incógnita, visto que depende da humidade ambiente, do tipo de madeira e mesmo do tipo de liga da moeda ou do desgaste apresentado. Deixo-lhe mais alguns exemplos.

Esta está no moedeiro há cerca de 20 anos:
Imagem
picture upload

Quanto a estas, a primeira está no moedeiro há cerca de 3 anos e a segunda há cerca de 4 (as fotos têm à volta de 3 meses):
Imagem

É interessante ver a evolução da primeira.

Foi comprada em Dezembro de 2014 (só encontro a foto do catálogo da leiloeira, com pouca definição, mas a moeda estava branquinha, sem qualquer patine):
Imagem

Em Fevereiro de 2016 estava assim (já em progressão):
Imagem

É óbvio que há quem as prefira branquinhas e ache isto tudo uma grande estragação. Vai do gosto. :)

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Patinas & Patinas

#155 Mensagem por numisiuris » terça abr 25, 2017 9:56 pm

Dou-lhe outro exemplo com uma patine da qual gosto muito pela iridescência (pena o desgaste). Comprei-a no ano 2000 numa feira em Guimarães. Vinha branquinha (tinha sido limpa). Passados 17 anos está assim:
Imagem
pic upload

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Patinas & Patinas

#156 Mensagem por fernanrei » terça abr 25, 2017 10:15 pm

numisiuris Escreveu:Dou-lhe outro exemplo com uma patine da qual gosto muito pela iridescência (pena o desgaste). Comprei-a no ano 2000 numa feira em Guimarães. Vinha branquinha (tinha sido limpa). Passados 17 anos está assim:
Imagem
pic upload
Bem sei que é preciso muito paciência e tal como referiu, também alguma sorte, mas há resultados fantásticos como o senhor comprovou com os seus exemplares. Eu aprecio muito as moedas com os sinais do tempo e de todas as vezes que mexi, o resultado nem sempre me agradou. Quanto à minha primeira moeda, acho que vou conversar com a pessoa que a cedeu para tentar perceber o que lhe fez, já que a vendeu como tendo pátine natural. Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: Patinas & Patinas

#157 Mensagem por PSIMOES » terça abr 25, 2017 10:54 pm

numisiuris Escreveu:...

Quanto às minhas, e respondendo à questão do Psimões, ...É óbvio que há quem as prefira branquinhas e ache isto tudo uma grande estragação. Vai do gosto. :)

Ok. Obg. :thumbupleft:


Aqui deixo mais uma...

ImagemImagem
Pedro Simões

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: Patinas & Patinas

#158 Mensagem por PSIMOES » terça abr 25, 2017 10:57 pm

Mais Uma...

ImagemImagem
Pedro Simões

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Patinas & Patinas

#159 Mensagem por numisiuris » terça abr 25, 2017 11:13 pm

Quanto às patines de enxofre, já vou fazer um post a seguir. :)

Quanto a estas duas do Pedro Simões, a primeira é uma patine iridescente, linda! A moeda tinha alguns salpicos de gordura, quando foi acondicionada, daí os pontos brancos. Ainda assim, esta muito bonita para mim. A segunda é uma patine negra típica de muitas pratas. Boas moedinhas!

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: Patinas & Patinas

#160 Mensagem por PSIMOES » quarta abr 26, 2017 10:15 pm

Mais uma...

ImagemImagem
Pedro Simões

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”