Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta dez 14, 2018 2:12 pm

Hora UTC




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: ESCALA DE SHELDON
MensagemEnviado: sexta dez 02, 2016 10:12 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República
Avatar do Utilizador

Registado: segunda nov 19, 2012 9:09 pm
Mensagens: 36
Localização: Alhos Vedros
Escala de Sheldon

A Escala de Sheldon é uma escala de classificação de moedas de 70 pontos, usada na avaliação numismática para a qualidade das moedas. É usada por quase todas as principais empresas de classificação de moeda, sendo as duas principais a NGC e a PCGS. A escala foi inventada por William Herbert Sheldon.
Escala original de Sheldon (1949)
Em 1949, a escala original foi apresentada pela primeira vez em "Early American Cents" do Dr. William H. Sheldon intitulada "A Quantitative Scale for Condition" como forma de classificar grandes cêntimos (moeda americana “Large cents”). A escala é conhecida hoje em dia como a escala de Sheldon.


# GRAU
1 Aceitável
2 Razoável
3 Bastante razoável
4, 5, 6 Boa
7, 8, 10 Muito boa
12, 15 Bonita
20, 30 Muito bonita
40 Extremamente bonita.
50 Quase não circulada
60 Impecável (não circulada)
65 Impecável (não circulada)
70 Impecável (não circulada)

Escala adaptada (1970-presente)

Em 1953 a escala original de Sheldon tornou-se desatualizada. Contudo, apenas na década de 1970 a ANA (Associação Numismática Americana) escolheu adaptar a escala para uso em todas as moedas dos EUA. A escala utilizada hoje é uma modificação da escala original de Sheldon, com ajustes, adições, exclusões e modificações.
Nota: Algumas variedades de moedas americanas iniciais têm uma cunhagem fraca em certas áreas. Isto não reduz o grau de uma moeda e é considerado normal para moedas antigas.

Graus circulados
#
Grau
Código
Descrição

1
Poor
PO
Identificável. A data pode estar desgastada e apagada com um lado da moeda apagado. As moedas muito corroídas podem também entrar nesta categoria.
2
Fair
FR
Alguns detalhes visíveis.
3 - 3.5
About Good,
Almost Good
AG
Letras legíveis embora muito desgastadas. A data e a gravura podem estar desgastadas e apagadas.
4
Good
G,G4
Rebordos da moeda ligeiramente desgastados, a gravura é visível, mas fraca em algumas áreas, com muitas partes da moeda gastas e apagadas. Letras periféricas quase completas.
6
Choise Good
G+, G6
Rebordos da moeda completos. Letras periféricas completas.
8
Very Good
VG, VG8
Pequenos detalhes visíveis, com duas a três letras visíveis da palavra LIBERTY, em moedas com esta característica.
10
Choise Very Good
VG+, VG10
Gravura com características ligeiramente mais visíveis, com cinco ou possivelmente seis letras visíveis da palavra LIBERTY, em moedas com esta característica.
12
Fine
F, F12
Algumas áreas profundamente rebaixadas mostram detalhes. Todas as letras são nítidas. As letras na palavra LIBERTY estão completas em moedas com esta característica, embora possam estar fracas. Moderada a razoável, com um desgaste uniforme em toda a moeda.
15
Choise Fine
F+, F15
Ligeiramente mais detalhes nas áreas mais rebaixadas da moeda.
20
Very Fine
VF, VF20
Desgaste moderado nas áreas mais altas do relevo da superfície.
25
Very Fine
VF25
Todas as letras e principais características encontram-se nítidas. Desgaste leve a moderado, mas uniforme na superfície e altos-relevos da moeda.
30
Choise Very Fine
Ch.VF, VF+, VF30
Todas as letras e principais características encontram-se nítidas. Desgaste leve, mas uniforme na superfície e altos-relevos da moeda.
35
Choise Very Fine
Ch. VF, VF+, VF35
Todas as letras e principais características encontram-se nítidas. Desgaste leve, mas uniforme na superfície e altos-relevos da moeda. Eventuais traços visíveis do acabamento original.
40
Extremely Fine/Extra Fine
Ex. Fine, EF40
Nitidez geral. Desgaste leve nos altos-relevos da moeda. Detalhes da moeda encontram-se nítidos. Eventuais traços visíveis do acabamento original.
45
Choise Extremely Fine
Ch. Ex. Fine, EF45
Ligeiro desgaste geral nos altos-relevos da moeda (havendo características mais levantadas). Todos os detalhes completos e muito nítidos. Eventual acabamento original, apenas em áreas protegidas da superfície da moeda (tal como entre as estrelas).
50
About Uncirculated/Almoast Uncirculated
AU, AU50
Sinais de desgaste nos altos-relevos da moeda. Pelo menos metade do brilho original permanece.
55
Choise About Uncirculated
Ch. AU, AU55
Três quartos do acabamento original permanecem.
58
Choise About Uncirculated
Ch. AU, AU58
Quase todo o acabamento original permanece.

Graus não circulados

O estado impecável (não circulado) de uma moeda refere-se geralmente à condição de uma moeda e é atribuído quando uma moeda, cunhada para circulação normal acabou por nunca entrar em circulação. A moeda pode, portanto, ser descrita como "nova" ou "não circulada".
Na numismática moderna dos Estados Unidos, as moedas não circuladas recebem uma classificação de 60 a 70 inclusive, sendo que 70 será para uma moeda perfeita sem nenhum tipo de dano visível. Moedas com um grau inferior (60-63), embora sem desgaste nenhum, podem sofrer de cunhagem fraca, marcas de saco e outros defeitos que as poderão tornar menos atraentes ao colecionador. Algumas moedas antigas não circuladas apresentam um desgaste aparente, devido a problemas de cunhagem ou problemas com o disco e / ou qualidade do metal. Desconhece-se a existência de outros espécimes, de data semelhante, não circulados. Os termos Brilliant (BU), Choise e Gem foram usados para descrever as classes não circuladas. Uma moeda Brilhante não circulada descreve qualquer moeda acima do grau de MS60. Choise Uncirculated é usado para moedas MS-64 e acima, enquanto que Gem Uncirculated é usado para moedas com classificação MS65 e superior.

#
Grau Código
Descrição


60
Mint State
MS60
Desinteressante, baça ou pálida, com acabamento original tipificam esta moeda. Pode haver muitas grandes marcas de contato prejudiciais (marcas de saco), ou zonas de dano, mas absolutamente nenhum vestígio de desgaste. Poderá haver uma forte concentração de micro riscos ou áreas grandes não atraentes com arranhões. Pode haver mossas no rebordo e o apelo à vista é muito pobre. As moedas de cobre podem estar escuras, baças e manchadas.
61
Mint State
MS61
O brilho original pode estar diminuído ou visivelmente diminuído e a superfície ter aglomerado de pequenas marcas de contacto por toda parte. Micro riscos bastante percetíveis. Arranhões pouco atrativos em grandes áreas ou nas características ou gravuras principais. Pode haver pequenas mossas no rebordo, marcas de contacto ou defeitos no disco visíveis e a qualidade pode ser visivelmente pobre. O apelo à vista é desinteressante. As peças de cobre serão geralmente baças, escuras e eventualmente manchadas.
62
Mint State
MS62
Evidente brilho original danificado ou baço. Podem estar presentes grupos de marcas pequenas ao longo da moeda com algumas marcas grandes ou marcas de saco em áreas focais principais. Micro riscos bastante percetíveis. Podem ser observadas grandes marcas desagradáveis nas principais características. A cunhagem, o rebordo e qualidade do disco podem estar visivelmente abaixo da média. O apelo visual geral é geralmente aceitável. As moedas de cobre mostrarão uma cor e um tom diminuídos.
63
Mint State
MS63
O brilho original da moeda pode estar ligeiramente comprometido. Podem estar visíveis numerosas pequenas marcas de contato e algumas marcas pesadas espalhadas. Pequenas linhas visíveis sem ampliação. Vários arranhões ou defeitos podem estar presentes em todo o desenho ou nas zonas abertas. A qualidade geral é média, mas no geral, a moeda é bastante atraente. As moedas de cobre podem estar escurecidas ou baças.
64
Mint State
MS64
A moeda tem brilho original geral bom e cunhagem uniforme para o tipo. Podem estar presentes várias pequenas marcas de contato em grupos bem como uma ou duas marcas moderadamente pesadas. Um ou dois troços pequenos de micro riscos sob fraca ampliação (3-4x). Podem ser vistos arranhões leves ou defeitos na gravura ou no campo. Qualidade global atraente com um apelo atraente à vista. As moedas de cobre podem estar ligeiramente baças.
65
Mint State
MS65
A moeda mostra uma atraente alta qualidade de brilho original e de cunhagem para a data e cunho originais. Podem estar presentes algumas pequenas, dispersas marcas de contato ou duas marcas maiores e um ou dois pequenos troços de micro riscos sob ampliação (5x +). Poderá haver ligeiros arranhões nas partes mais elevadas da gravura. A qualidade geral é acima da média muito agradável à vista. As moedas de cobre têm o brilho original completo com a cor original ou escurecida.
66
Mint State
MS66
A moeda tem uma qualidade de cunhagem acima da média e brilho original completo com não mais do que duas ou três marcas menores de contacto visíveis. Alguns micro riscos muito leves sob ampliação (6x +) ou pode um ou dois arranhões leves nas superfícies gravadas ou no campo. O apelo à vista deve ser acima da média e muito agradável para a data e cunho originais. As moedas de cobre exibem a cor original completa ou ligeiramente tonificada.
67
Mint State
MS67
A moeda tem uma cunhagem nítida e um brilho original completo, podendo ter três ou quatro marcas de contato muito pequenas e uma marca única, mais percetível, mas não prejudicial. Em moedas comparáveis, podem aparecer um ou dois micro riscos simples sob ampliação (6x +) ou um ou dois arranhões parcialmente ocultos ou falhas. O apelo visual é excecional. As moedas de cobre têm a cor e lustro originais.
68
Mint State
MS68
A moeda tem uma cunhagem nítida e um brilho original completo, com não mais do que quatro marcas ou falhas leves e espalhadas. Nenhum micro risco ou arranhões. As moedas de cobre têm a cor e lustro originais. O apelo visual é excecional.
69
Mint State
MS69
A moeda tem uma cunhagem nítida e um brilho original completo, com não mais do que duas marcas ou falhas não prejudiciais. Nenhum micro risco ou arranhões. O apelo visual é excecional.
70
Mint State
MS70
A moeda perfeita, como cunhada. Não tem nenhum vestígio de desgaste, manipulação, arranhões ou marcas de contato com outras moedas sob ampliação (5x). Moedas nesta classe são quase inexistentes em moedas mais antigas com muito poucos exemplos conhecidos. As moedas de cobre são brilhantes com a cor e o brilho originais completos. O apelo visual é excecional.

Moedas com acabamento brilhante (“proof”)
Como nos graus circulados, as moedas de acabamento brilhante são classificadas na escala de Sheldon de 1 a 70. As moedas de acabamento brilhante classificadas de 60 a 70 são-no conforme as de grau não circulado com a diferença de que a moeda não foi feita para circulação. Moedas de acabamento brilhante com o grau de Pr63 são algumas vezes chamadas de "Acabamento brilhante excelente". As moedas de acabamento brilhante inferiores ao grau 60 e que apresentem sinais de circulação ou manuseamento incorreto foram classificadas como “Acabamento brilhante debilitado” e não estão incluídas juntamente com as moedas circuladas, uma vez que nunca foram emitidas ou destinadas à circulação em primeiro lugar.
#
Grau
Código grau
Descrição
1 - 59
Acabamento brilhante comprometido N/A Os graus para as moedas de acabamento brilhante debilitado são-no conforme os graus das moedas circuladas.
60 Acabamento brilhante Pr, Pr60 Graus conforme os graus não circulados. (Ver tabela acima)
63 Acabamento brilhante Pr63 Graus conforme os graus não circulados.
65 Acabamento brilhante Pr65 Graus conforme os graus não circulados.
67 Acabamento brilhante Pr67 Graus conforme os graus não circulados.
70 Acabamento brilhante Pr70 Graus conforme os graus não circulados.

_________________
Cumprimentos
Rui Martins


Topo
   
 Assunto da Mensagem: Re: ESCALA DE SHELDON
MensagemEnviado: terça dez 06, 2016 7:44 pm 
Desligado
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Mensagens: 8024
Localização: Moita
Com uma escala destas faz todo o sentido haver empresas de certificação, se assim não fôsse todos puxavam a brasa á sua sardinha.

_________________
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php


Topo
   
 Assunto da Mensagem: Re: ESCALA DE SHELDON
MensagemEnviado: segunda abr 24, 2017 5:06 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I
Avatar do Utilizador

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Mensagens: 2860
Digamos que é de facto uma escala completa onde a interpretação individual não tem muito espaço de manobra. É importante existirem bases de referência com credibilidade irrefutável, para que se sigam caminhos realistas o mais próximo possível do ideal. Todos temos património a preservar, mas o mais importante é saberem que o valor individual sai do colectivo, sempre e para sempre. Cumprimentos a todos.

_________________
:D FMMRei :D


Topo
   
 Assunto da Mensagem: Re: ESCALA DE SHELDON
MensagemEnviado: sábado abr 29, 2017 8:07 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Mensagens: 3444
Localização: Leiria
Obrigado


Topo
   
 Assunto da Mensagem: Re: ESCALA DE SHELDON
MensagemEnviado: sábado abr 29, 2017 12:41 pm 
Desligado
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Mensagens: 8024
Localização: Moita
É defacto uma escala completa, e quando eu me deparo com esta esta escala ou só de me lembrar que tem todos estes estados de conservação, quando penso adquirir uma moeda terá que ser não circulada no"minimo" Ms-60.

_________________
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php


Topo
   
 Assunto da Mensagem: Re: ESCALA DE SHELDON
MensagemEnviado: terça ago 28, 2018 6:38 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mai 25, 2012 2:56 pm
Mensagens: 52
Já agora alguém sabe quais os custos de certificação de uma moeda?


Topo
   
 Assunto da Mensagem: Re: ESCALA DE SHELDON
MensagemEnviado: terça ago 28, 2018 9:11 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Mensagens: 3444
Localização: Leiria
Sempre bom relembrar...


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora UTC


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal