ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

Moderadores: Praça, palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva

numisiuris
Reinado D.Afonso VI
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

Mensagempor numisiuris » sexta mai 19, 2017 3:20 pm

Vou-me lembrando. O problema de muitas destas questões é a composição dos achados publicados, da gramacha e de Atalaião, que não espelham minimamente a realidade dos achados na época dos detectores de metais. Penso ser hoje pacífico que as ccruzes cravadas, em melhor ou pior estado, aparecem mesmo muito frequentemente. Só que publicar achados acaba por ser impossível nos dias que correm...

numisiuris
Reinado D.Afonso VI

Mensagempor numisiuris » sexta mai 19, 2017 10:28 pm

MCarvalho Escreveu:Sim, a tabela virá daí, do texto das reformas. Mas a ser inscrito no foral, é porque fazia sentido ter essas disposições em Castro Marim.

Não sabemos se não há cortes em cruzes cravadas ou moedas mais antigas. Há, pelo menos em alguns dinheiros de D. Afonso Henriques. Já passou por aqui uma dessas metades.

Fiquei a pensar...

Então achas que os câmbios estavam lá porque as metades eram pagas com dinheiro estrangeiro? Ou seja, um indivíduo tinha que pagar 5 dinheiros e uma mealha e entregava um dinheiro velho e um dinheiro de Tours?

Ainda assim, isso é a partir de Afonso III. As disposições do instrumentum reproduzidas nesse foral serão naturalmente posteriores ao intrumentum.

Quanto aos dinheiros velhos cortados, sim, andam aí. Mas a questão que vejo é a de os cortes serem massivos ou não. Também há metades de reais de dez soldos, o que não significa que não existissem meios reais de dez soldos. A única forma de explicar o facto de apenas se encontrarem cortes massivos em Sancho II, admitindo ausência de mealhas físicas, seria pelo facto de nesse reinado ter havido um qualquer motivo que fizesse disparar a necessidade de uso de mealhas. Um imposto a 1,5, 3,5, 4,5 dinheiros, por exemplo...

numisiuris
Reinado D.Afonso VI

Mensagempor numisiuris » segunda jun 12, 2017 12:55 pm

Hoje dei comigo a reparar num pormenor. Olhem para os "S's" das cruzes cravadas e vejam se são parecidos aos de outras emissões de Sancho I. Depois olhem para alguns S's de Sancho II. Acho que ainda há muito para arrumar...

Voltar para “1ª Dinastia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante