ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

#41 Mensagem por numisiuris » quinta nov 23, 2017 9:38 am

Bom dia Mário! Eh pá, nós podíamos continuar indefinidamente a discutir a cruz pátea que D. Sancho ostenta na mão, a escassez de tipos de morabitinos remanescentes para comparação noutros reinados, a questão de essa cruz não ter cravos, os T's dos morabitinos de D. Sancho I, a inexistência de cravos em qualquer documento, selo ou brasão, as cruzes radiadas que aparecem lá fora, a sua contextualização, a metrologia, as condições económicas, políticas e militares vividas nos reinados dos dois Sanchos, entre muitas outras coisas. Mas acho que para já ficou aqui um bom tópico, com todos os argumentos pesados, e que até aqui não existia ainda em fóruns. Não nos conseguimos convencer um ao outro, mas isso não retira espírito pedagógico a este post e a quem, mal ou bem, o quiser interpretar. E isso talvez seja o mais importante. Às vezes as questões interpretativas e as opiniões que se têm dependem tão só do acesso à informação. Ela já por aqui está. Nesse sentido, dever cumprido! :) Um abraço!



MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

#42 Mensagem por MCarvalho » quinta nov 23, 2017 11:45 am

;)
Exactamente.
Só um aparte - eu não estou convencido de nada :D
Aceito de bom grado os novos dados metrológicos que vêm reforçar a amostragem do eng. Magro, e isso é muito significativo.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

#43 Mensagem por Mmatos » domingo dez 15, 2019 8:57 pm

Para saber identificar melhor este exemplar que me chegou às mãos, dei com este tópico... que saudades do tempo em que o fórum tinha esta vitalidade e onde se desenrolavam debates deste quilate...
Pelos vistos não se chegou a qualquer conclusão, mas as moedinhas continuam a aparecer. Esta está fraquita, mas tapa o buraco.

ImagemImagem

Aproveito para colocar os dados metrológicos do meu exemplar : 0,46 g e 16 mm entre os pontos mais afastados.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

#44 Mensagem por numisiuris » domingo dez 15, 2019 11:07 pm

Há um achado arqueológico feito por um município que, na minha opinião, resolve a questão, se resolvida já não estivesse. Já vi as fotos, mas não tenho acesso ao material para estudo.

A Professora Maria José Pimenta Ferro, no catálogo da colecção da biblioteca nacional, decompõe tipologias destes dinheiros.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

#45 Mensagem por Alfonsvs » domingo mar 29, 2020 1:05 am

Penso que ficam bem aqui estas três belas mealhas compradas no leilão 87 da Numisma, em Maio de 2011 – lote 26

ImagemImagem

X SANC.../…RT VG - 0,30g
REX SA…/…VG AL - 0,31g
SANCIV…/…RT VG - 0,25g

Aqui em comparação com dinheiros:
ImagemImagem

Aqui um dinheiro de cruz cravada:
viewtopic.php?t=11595

Já dizia Fernão Lopes que «o povo cortava um dinheiro pela metade, com os dentes ou uma tesoura, quando precisava de trocos para as coisas miúdas»

Também neste “Memórias Políticas, Tomo II, de 1803”, se mencionam as mealhas:

ImagemImagem
José Matos

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

#46 Mensagem por numisiuris » domingo mar 29, 2020 4:28 am

Todos os livros que falam no corte dos dinheiros se baseiam na crónica de fernão lopes. Eu acredito no relato dele. Mas tenho algumas duvidas que as cruzes cravadas possam ser as mealhas fisicas redondas. Os unicos dinheiros, fora os falsos da época, que têm menos de um por cento de prata são de Sancho II. E estou a falar de outras tipologias, que não a cruz cravada. É natural que D. Sancho II tenha recorrido à quebra da moeda para financiar a guerra civil.

Bonitas mealhas essas! Parabéns!

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: ainda a propósito da atribuição dos dinheiros de cruz cravada

#47 Mensagem por numisiuris » domingo mar 29, 2020 5:15 am

*que têm menos que 8% de prata, queria eu dizer.

Responder

Voltar para “1ª Dinastia”