quarto de dinheiro?

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

quarto de dinheiro?

#1 Mensagem por numisiuris » segunda mai 29, 2017 4:39 pm

Dei com a imagem aqui:
https://eryxblog.wordpress.com/2016/08/ ... 1223-1248/

Parecem dois cortes limpos...
Imagem
photo upload



Avatar do Utilizador
Caetobriga
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 669
Registado: segunda nov 15, 2010 10:06 am

Re: quarto de dinheiro?

#2 Mensagem por Caetobriga » segunda mai 29, 2017 7:01 pm

Limpos e rectos quarto de dinheiro. Também tenho um mas nem sei onde o pus porque na altura não lhe dei importância. O que poderia ser tão barato que custasse um quarto de dinheiro?

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: quarto de dinheiro?

#3 Mensagem por fernanrei » segunda mai 29, 2017 7:06 pm

Caetobriga Escreveu:Limpos e rectos quarto de dinheiro. Também tenho um mas nem sei onde o pus porque na altura não lhe dei importância. O que poderia ser tão barato que custasse um quarto de dinheiro?
Se calhar foi para fazer algum troco :erofl:
"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: quarto de dinheiro?

#4 Mensagem por MCarvalho » terça mai 30, 2017 3:30 pm

Era já pouquinho, mas tinha poder de compra.
Em 1253 uma galinha custava 12 dinheiros, imagino que uma coxinha assada valesse essa fracçãozita :)

O preço é retirado de um regimento para o Entre-Douro-e-Minho. No mesmo documento, um coelho inteiro custa apenas 4 dinheiros.
MCarvalho

Guerras84
Reinado D.Maria I
Mensagens: 475
Registado: quarta jan 28, 2009 8:02 pm

Re: quarto de dinheiro?

#5 Mensagem por Guerras84 » quarta mai 31, 2017 9:07 pm

olá

concordo que um dos cortes é limpo. Deu origem ao meio dinheiro que possibilitou um qualquer pagamento. O outro corte já não me parece "limpo" e intencional. Creio trata-se de obra de um qualquer acaso ocorrido durante o tempo que esteve perdido. O argumento do MCarvalho é elucidativo de quão desnecessário seria em 1253 1/4 de dinheiro.
Ou será que já havia pastilhas elásticas gorila? :think:
Cumprimentos
CGuerra

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: quarto de dinheiro?

#6 Mensagem por numisiuris » quinta jun 01, 2017 1:35 am

Acho muito difícil meio dinheiro ter-se partido ao meio no decurso do tempo não tendo arredondamento da zona do corte em canudo. Ainda assim, não posso concordar com a tese dos "cortes limpos". É contrária ao que nos diz Fernão Lopes e, sobretudo, ao que se vê nos achados. Concordo que um dos cortes é recto e o outro não tão recto, mas parecem-me os dois limpos (o que servirá apenas de argumento para os que não acreditam em Fernão Lopes). A questão dos preços, bem apontada pelo Mário, não sei a que conclusões leva. Hoje em dia um frango custa 5 euros? Mas só precisamos de moedas de 20 e 50 cêntimos porque há pastilhas? E um prego, quanto custaria? E um cravo? E uma sola? E uma agulha? E dez botões?...

jobeti
Reinado D.José
Mensagens: 518
Registado: sexta nov 10, 2006 8:18 pm
Localização: VILA REAL DE SANTO ANTÓNIOMontreux/Suiça

Re: quarto de dinheiro?

#7 Mensagem por jobeti » quinta jun 01, 2017 4:37 pm

Se calhar é meia mealha.
ajudar para ser ajudado

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: quarto de dinheiro?

#8 Mensagem por euoutravez » quinta jun 01, 2017 5:47 pm

Eu dos lotes que vi há de tudo, cortes limpos, cortes em zig zag, moedas que foram partidas e fica corte em "canudo", enfim.. Se houvesse tesoura ia recto, se não houvesse era como dava..
A questão dos preços é engraçada, mas se um pão custasse 12 dinheiros um quarto de dinheiro era inútil certamente, mas uma galinha é um bem caro não dá concretamente para saber da utilidade ou não de um quarto de dinheiro..
Agora distinguir um quarto de dinheiro de um meio partido é complicado, até porque imaginem que alguém tinha um dinheiro e precisou de meio. Como tinha uma tesoura à mão cortou direitinho e pagou. Quem recebeu foi comprar outra coisa e precisou de um quarto e lá entortou , dobrou, rasgou e saiu um quarto aos zig zags de um lado e direito do outro. Agora passados 700 anos quem é que sabe a história por trás do objecto?! Parece-me difícil chegar a grandes conclusões...

Guerras84
Reinado D.Maria I
Mensagens: 475
Registado: quarta jan 28, 2009 8:02 pm

Re: quarto de dinheiro?

#9 Mensagem por Guerras84 » sexta jun 02, 2017 12:10 am

Olá

uma coisa é a capacidade de desenrascar situações, outra coisa é o sistema monetário ou a fixação de preços na I. Média prever o 1/4 de dinheiro. Temos referencias nos forais a mealhas que não conseguimos identificar inequivocamente entre a massa monetária circulante admitindo-se a possibilidade de se tratar do "dinheiro cortado ao meio", mas, referencias a 1/4 de dinheiro não existem.... se um curioso dividiu um dinheiro em 4 tal não significa que isso fosse prática comum ou com a mesma frequência com que se deve ter recorrido ao corte em dois do dinheiro. Na minha opinião o 1/4 de dinheiro não corresponde a uma necessidade da economia medieval. Seria irrelevante o poder de aquisição de 1/4 de dinheiro É quase a mesma coisa que no sistema euro desatarmos a cortar ao meio as moedinhas de 1 centimo para fazermos 1/2 centimo...
É que, possivelmente o dito "prego" medieval face à raridade dos metais valeria mais que 1 dinheiro...Mas, como pagar 1 ovo que teria um preço inferior a 1 dinheiro? Possivelmente não se vendiam ovos à unidade....Será que a pergunta certa não será: com o espécime circulante de menor valor, 1 dinheiro, admito mesmo que possa ser por referencia ao dito 1/2 dinheiro, quantos ovos posso comprar?
Admito a existência do dinheiro cortado ao meio para pagamentos de algo cujo o preço fosse de facto 1/2 dinheiro. Ainda assim creio serão situações de exceção. A regra seria a utilização do dinheiro indivisível na fixação de preços.
Em alguma altura seriam cortados, ou na própria oficina de cunhagem ou pelos usuários no dia a dia e decorrente de necessidade.
Fernão Lopes refere a pratica do corte do dinheiro para suprir a ausência de um espécime com valor inferior ou dinheiro. Admito-o, pese embora o exagero do cronista ao dizer que na ausência de outro meio para o corte seria....à dentada :D . Tal como terá exagerado quando falou em dinheiro de sola durante o cerco de Lisboa, ainda por cima, num contexto de carestia de produtos e consequentemente da elevação do seu valor...
Cumprimentos

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: quarto de dinheiro?

#10 Mensagem por palves » sexta jun 02, 2017 8:50 am

Só por curiosidade qual o peso? não serve para conclusão nenhuma é mesmo só curiosidade.

Penso que os cortes são limpos. mas circularem quartos é complicado. Os meios já me baralham um bocado, mas deixo-me vencer pela evidência de que existem. Tenho de ideia de ter aparecido há uns anos num leilão qualquer 1/4 de D. Afonso I, mas não tenho a certeza foi já há muito tempo.

Este é daqueles tópicos que vamos discutir o sexo dos anjos, porque o Pedro já o resolveu: não tem resposta :)

Responder

Voltar para “1ª Dinastia”