Pedro ou Dinis ????????????????

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#11 Mensagem por palves » sábado jul 15, 2017 12:58 pm

Sim, eu os 2º e 3º são os que eu chamo Dedros. Se reparares no 3º o P/D é mesmo muito próximo ao que se vê do P de Portugal.

A postura que o Rui apresenta é a mais prudente e a que eu uso na compra. Mas também não me parece que se deva chutar para canto a utilização propositada (?) da serifa na haste do P/D. Imagina um P com serifa e curva longa e um D sem serifa mas com curva curta. O 2º parecia mais um P do que o 1º. Damos primazia à caraterística intrínseca da serifa ou ao erro na curva?

E ainda falta o problema de quando a haste do D é igual à do P de Portugal e a letra é claramente um D...

A este propósito das letras, um tópico interessante...
http://www.numismatas.com/phpBB3/viewto ... f=3&t=6876

Já tentei vender estes ao Iúri e ao Leandro, mas eles também não os compram :green:



RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#12 Mensagem por RuiFB » sábado jul 15, 2017 1:24 pm

Olá Paulo, sem dúvida, a questão de fundo é mais a "defesa" do investimento. Não tenho os dinheiros bem arrumados,ou seja tenho os P misturados com os D com tudo em crescendo pelo que julgo ser uma possível ordem de emissão, o que faço nesses que indicas, os que deixam dúvidas é meter um "?" no alvéolo. Nos outros meto "P".

Luís Neves
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 246
Registado: sábado set 21, 2013 11:37 pm
Localização: Oeiras

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#13 Mensagem por Luís Neves » sábado jul 15, 2017 1:40 pm

O que está em causa, é o estudo e o entendimento que temos das punções e legendas e não a defesa do investimento. Ou se o valor dos reinados fosse similar, já reinava o "tanto faz" que seja Pedro ou Diniz? Isto não pode ser por uma "ciência de nariz", cheira-me que é Pedro, cheira-me que é Diniz.

A questão que levantas da serifa na haste também é pertinente. Também há outra, que eu Não aplico, mas já verifiquei em pelo menos 3 exemplares que eu considerei de Pedro, é que a legenda começa sempre à direita das 0horas, ou seja, o P está sempre inequivocamente para a direita da haste da cruz , o que se verifica também no exemplar #1 do Palves,
Última edição por Luís Neves em sábado jul 15, 2017 1:45 pm, editado 1 vez no total.
Quem caminha e se distrai com quem fala para os lados não chega ao destino.
A coisa mais fácil de se vender, é a verdade.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#14 Mensagem por fernanrei » sábado jul 15, 2017 1:45 pm

Boa caros ilustres, a meu ver é uma excelente moeda de D. Dinis. O P de Portugal está muito bem visível e o D de Diniz e claramente muito diferente no sentido de ser interpretado como consoante inicial do nome do soberano. Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
ivito
Reinado D.João IV
Mensagens: 709
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Localização: Aguas Santas Maia

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#15 Mensagem por ivito » sábado jul 15, 2017 2:10 pm

Boa tarde a todos
Como vendedor assumido , que sou , tenho que dar como preferencial , como defesa e convicção , a teoria do Rui pois é convincente prática e clara de simples interpretação .
Como sabem esta moeda estava referenciada como D.Pedro , mas eu nunca a considerei como tal , a asa do P nunca me convenceu independente da teoria . A mais lógica , e de fácil interpretação é a do Rui e do Luis .
A do Paulo e do Matos é muito técnica .
Dai eu considerar também Dinis , foi o meu tira teimas .

Mas continuem a falar pois estamos cá nós e moeda para isso mesmo :)

Obrigado a todos e espero a vossa colaboração também nos Ceitis e dinheiros , também agradeço que o contributo seja simples na identificacao como foi este .

Atentamente
Ivo Maia
Ivo Manuel Maia

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#16 Mensagem por MCarvalho » sábado jul 15, 2017 3:59 pm

Ora bem, para misturar as contas. Há ou não há Afonsos IV já feitos com punções de letra completa, como os de D. Fernando?
MCarvalho

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#17 Mensagem por palves » sábado jul 15, 2017 7:03 pm

MCarvalho Escreveu:Ora bem, para misturar as contas. Há ou não há Afonsos IV já feitos com punções de letra completa, como os de D. Fernando?
Mário.
Não é o melhor exemplo, mas que achas do R, € e O. Talvez até do V? (pergunto, não afirmo)

Imagem

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#18 Mensagem por palves » sábado jul 15, 2017 7:44 pm

Nos DEDROS que postei, reparem no 3º em maior detalhe

A foto da esquerda é o P/D a da direita é o que se vê do P de Portugal
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#19 Mensagem por numisiuris » sábado jul 15, 2017 10:33 pm

Se formos pela crónica de Fernão Lopes, D. Pedro bateu moeda. Se formos pela remessa de Santarém, não... No entanto, a remessa de Santarém é posterior. E Fernão Lopes é bastante convincente na descrição pormenorizada das dobras que, por terem barba, não podiam ser as de D. Fernando. Logo, D. Pedro parece-me que bateu moeda... Fernão Lopes descreve bem os torneses e as dobras. Menciona dinheiros, mas dá-lhes pouca relevência. Bateram-se esses dinheiros? Sei lá... Tenho uma opinião, mas não é muito fundamentada, portanto não a exponho...

Quanto ao P, é uma tramadela por causa dos P's unciais:

Imagem

Vejam este artigo. A epigrafia é uma tramadela também, mas este artigo é uma boa base para começar:

https://www.dropbox.com/s/3cs71mgu6moqe ... s.pdf?dl=0

As letras nunca são puras... Há influências unciais em muitas letras; há misturas frequentes... Há de tudo...

A pergunta que fica é sempre a mesma... Será que um abridor não pode fazer um P uncial e um P latino numa mesma moeda...

Quanto ao "P" uncial, já vi um dinheiro que na altura achava que era D REX DORTVGL... Estou com dúvidas se não seria um P REX PORTVGL com dois P's unciais... Na altura não estava desperto para a coisa como hoje... A ideia do Paulo faz todo o sentido e corresponde a uma observação muito bem feita. A serifa vai na mesma extensão para os dois lados?

Falando com honestidade intelectual, quanto a esta moeda, só posso dizer que não sei se é um Pedro ou um Dinis...

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Pedro ou Dinis ????????????????

#20 Mensagem por MCarvalho » domingo jul 16, 2017 3:44 pm

palves Escreveu:
MCarvalho Escreveu:Ora bem, para misturar as contas. Há ou não há Afonsos IV já feitos com punções de letra completa, como os de D. Fernando?
Mário.
Não é o melhor exemplo, mas que achas do R, € e O. Talvez até do V? (pergunto, não afirmo)

Imagem
Na minha opinião são letras completas, até o V.
Isto quer dizer que algures no longo reinado de Afonso IV os punções de triângulos, cunhas, crescentes e apóstrofos foram dando lugar aos punções de letra completa que conhecemos bem nas moedas de D. Fernando.
A ideia dos moedeiros do tempo de D. Pedro voltarem à tecnologia do tempo do avô Dinis é pouco lógica. Portanto, havendo letras completas seria D. Pedro, punções parciais teriam que muito antigos (60 anos antes), portanto Dinis.
MCarvalho

Responder

Voltar para “1ª Dinastia”