Arrumação dos dinheiros dos três primeiros reinados

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Arrumação dos dinheiros dos três primeiros reinados

#1 Mensagem por numisiuris » quarta ago 30, 2017 1:49 am

Eu ando a fazer um estudo sobre dinheiros de espadas. De uma penada analisei 4 exemplares da minha colecção e 2 da colecção do nosso amigo Alberto Praça. Andei a organizar a casa e a fazer estatísticas de merceeiro. Reparei que, de uma penada, analisei tantos exemplares como os que os que foram alvo de análise nos dois maiores estudos pós Ferraro Vaz que foram feitos acerca destes dinheiros, e os primeiros da "era da ciência". Depois lembrei-me de ir verificar quantos exemplares foram analisados nos 3 primeiros reinados e só me vem à cabeça que temos muito que estudar. Deixo as estatísticas de merceeiro:
Imagem

Deixei de fora as cruzes cravadas, que apresentam uma liga que vai do "quase cobre" aos 10% de prata. E, perdoem-me os semiólogos, mas estes, a serem de D. Sancho I, são mealhas, como aliás já defendia Laulo Baptista.

Ontem, em conversa com o Rui, dizia-me ele que tinha lá mais um espadas e que para a semana o levávamos para aquelas que, espero, sejam as últimas análises desta fase de estudos. De qualquer modo, juntando todos os dinheiros que tenho dos primeiros reinados, acho que consigo uma amostra tão boa como a dos dois melhores estudos que se fizeram até aqui, juntos. Mais umas tantas que podem vir do baú de preciosidades do Rui e, a brincar, parece que andamos a viver a modernidade! Ando contente! :)



Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Arrumação dos dinheiros dos três primeiros reinados

#2 Mensagem por Monge » quarta ago 30, 2017 9:41 am

Tenho alguns que, como sempre, estão disponíveis para estudo.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Até agradeço a disponibilidade de poder analisar o meu espólio.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Arrumação dos dinheiros dos três primeiros reinados

#3 Mensagem por numisiuris » quarta ago 30, 2017 9:53 am

:D Isso é um manancial! Então isso quer dizer que nos vemos Domingo, no Mercado da Ribeira? ;)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Arrumação dos dinheiros dos três primeiros reinados

#4 Mensagem por fernanrei » quinta ago 31, 2017 6:46 pm

Adoro deliciar-me com as vossas elegantes moedas, mas fico sempre com um ligeiro sentimento de inveja, muitíssimo ligeiro mas persistente. :think: mas vou continuar a mirar e sonhar com algumas delas na minha colecção :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “1ª Dinastia”