Dinheiros estranhos?

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

luisc
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: Dinheiros estranhos?

Mensagempor luisc » quarta out 04, 2017 7:02 pm

Sim Iuri, eu percebi a chalaça com o IO. :D

segue fotos das duas que pediste e mais uma, já mais limpa

Mas isto é tudo farinha do mesmo saco, são todos desses com grandes gatafunhos nas legendas...nem vale a pena continuar com grandes limpezas

resta-me a esperança do meio dinheiro seja algo novo para mim... :)

Para mim ficam DI´s (dinheiros indecifraveis). :erofl:

Tens PM

Imagem

Imagem

euoutravez
Reinado D.João V
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » quarta out 04, 2017 7:36 pm

Dessas três duas são dinheiros oficias de Afonso III, a do canto superior direito é que não entendo o que será e até a cruz é incomum, mas não a dava já como falsa de época.

Imagem[/url]

numisiuris
Reinado D.João III
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta out 04, 2017 7:45 pm

Há dois afonsos III's, sim. Isso é brutal, porque acho q baliza os tais "Io's" no reinado de Afonso III. :D a outra tem de facto uma cruz estranha. A encaixar em alguma tipologia oficial penso que teria que se tardia (dinis ou pedro -pela cruz). Mas nem sei. A legenda está difícil de perceber... acho que ainda saía mais um pouco de crosta! ;)

Muito obrigado pelas fotos Luís! Vão ser de uma utilidade extrema!

luisc
Reinado D.Manuel II

Mensagempor luisc » quarta out 04, 2017 7:53 pm

ahh...olha que eu não estava a perceber nada das legendas....(mas em mim isso é normal) :erofl:

É que eu centrei-me a tentar ler do lado dos escudos e não percebi o normal nesses dinheiros...

Melhor assim... :)

Ainda vou dar mais um "toque" no outro.....de facto a cruz é incomum e nem tem crescentes nem estrelas a cantonar a cruz....é outra bodega qualquer..

numisiuris
Reinado D.João III

Mensagempor numisiuris » quinta out 05, 2017 2:37 am

Eu estive a sistematizar isto para ver se não perco a informação. Estão os 18 dispostos como na tua foto original. Diz-me quais os números dos que estavam na pilha e quais os que estavam no mesmo buraco da pilha, pois isso poderia ser uma bolsa perdida. Depois diz-me também os números dos que não estavam no mesmo buraco, mas estavam próximos. Os que assinalei como "legenda indecifrável" para mim são os tais "IO's". Há ainda muitos "DI's", por isso, se a limpeza trouxer melhores resultados, posta fotos com indicação do número a que correspondem na foto original. Sei que já estou a ser chato, mas convinha isto ser mesmo certo, senão não dá para tirar conclusões. Este achado pode ser brutal como indício de datação e evidência de circulação. E temos que acabar com esses "DI's" todos, que estão com ponto de interrogação!! :erofl:

numisiuris
Reinado D.João III

Mensagempor numisiuris » quinta out 05, 2017 2:38 am

Tinha-me esquecido da foto:
Imagem

luisc
Reinado D.Manuel II

Mensagempor luisc » quinta out 05, 2017 1:09 pm

Não vai ser fácil ter certezas absolutas de tudo

Na altura não me passava pela cabeça essa dos Contos e não dei demasiada importância ao achado.

Em todo o caso não tenho duvidas que se trata de bolsa perdida ou de moedas caídas de um bolso na roupa...creio que já os havia

Existe ainda o factor a ter em conta que o lugar tem uma ligeira inclinação e temos que contar com escorrências, e ainda o facto de estar submerso grande parte do ano ou acessível em anos de seca

Pontos que tenho a certeza (o total são 19 moedas faltou uma que estava no molho e não me apercebi)

- Pelos menos umas 9 ou 10 estavam coladas em pelo menos dois grupos e uma delas garanto que era a da cruz esquisita porque esse lado estava razoável e chamou-me a atenção, as outras não sei dizer quais seriam
- Pelo menos 2 sanchos saíram do mesmo local, provavelmente 1 ou 2 palmos ao lado, tenho a certeza, porque os sanchos tinham pouco ou nenhuma incrustação e reconheci-os logo no local.
- O meio dinheiro também saiu ali à mesma distancia e já está identificado (é um Sancho comum)
- Num raio de 10 a 20 metros sairam os restantes sanchos (4 ou 3) e mais uma vez sem incrustações, e mais pelo menos outras 4 que na altura não consegui identificar devido ao estado, sendo que 2 estão lisas e fora do grupo das 19
- O cruz cravada não sei dizer....ou estava junto das outras ou no raio dos 20 metros

Agora para complicar a coisa parece-me que apareceu um Dinis e mais uma vez não sei se era do primeiro grupo ou do grupo dos 20 metros, lamento, mas o estado não dava para ver....incrustadas são todas iguais... :(

Segue foto do tal da cruz esquisita (não lhe vejo jeito de nada) e de outro que me parece um Dinis

ainda há alguns em processo de limpeza

Imagem

Imagem

luisc
Reinado D.Manuel II

Mensagempor luisc » quinta out 05, 2017 1:44 pm

Iuri não consigo localizar este que eu digo que deve ser Dinis na tua montagem...

Já não reconheço as próprias fotos.. :erofl:

numisiuris
Reinado D.João III

Mensagempor numisiuris » quinta out 05, 2017 10:04 pm

Eu entendo isso Luís. Quando se encontram moedas queremos é identificá-las e fica-se num frenesim que não permite lembrar essas coisas. Mas fica para experiência. Sempre que encontrares uma porção de moedas juntas no mesmo buraco (pilhas melhor), guarda-as separadas e fotografa-as como conjunto. Isso tem um valor de estudo incálculável. Se todo o pessoal que anda a abanar a panela fizesse isso e partilhasse informação, os problemas das atribuições estavam todos resolvidos há muito tempo! :)

Com esta informação, o único que se prova é a circulação destes putativos "contos". Para mais, a incerteza do Dinis no mesmo buraco, acaba por não permitir estabelecer o nexo entre o reinado de Afonso III e esses dinheiros. Ainda assim, pode-se sempre indicar a informação como ma deste, melhor que nada! :)

Já agora. Separaste a pilha com electrólise? Eu tenho aqui uma no óleo já lá vão dois anos, ou assim. Já a pûs no eno durate três dias e foi a única fase em que avançou. De resto, bem tiro e escovo de vez em quando, que aquilo não vai lá...

O que dizes que é Dinis, parece-me de facto sê-lo.

O outro, da cruz estranha, continua a intrigar-me. Se conseguisses uma foto com perfeita focagem, talvez conseguisse ter certezas. A ser um falso de época é bem interessante e bem diferente daqueles a que chamo "io", muito mais vulgares.

numisiuris
Reinado D.João III

Mensagempor numisiuris » quinta out 05, 2017 10:05 pm

aliás, acho que esse dinis é um RE*. Referência escassa! :)

Voltar para “1ª Dinastia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes