Dinheiros estranhos?

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: Dinheiros estranhos?

#21 Mensagem por luisc » domingo out 08, 2017 11:21 am

As ultimas 3 que faltavam mais a da cruz esquisita

é provável que mais alguma seja boa, mas já não tenho grande pachorra para as limpar mais..

A tal da cruz nem faço ideia..eu não percebo nada do que lá está....além disso o lado dos escudos não se parece mesmo com nada :think:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Dinheiros estranhos?

#22 Mensagem por RuiFB » domingo out 08, 2017 12:55 pm

O dinheiro estranho tem a legenda retrógrada:

:P(ou D).R [...] RTVGL´

No reverso parece retrógrado também com RB II AL GA

Imagem

Aqui há duas hipóteses: Ou é o primeiro dinheiro de Pedro ou é uma imitação do norte da europa de um dinheiro de Dinis, vou mais para a segunda.

Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: Dinheiros estranhos?

#23 Mensagem por luisc » segunda out 09, 2017 11:24 am

Chiça,,é necessário tarimba para ver ali alguma coisa :erofl:

Isso torna a moedinha muito interessante, mais que não seja pela legenda retrograda..

Nem me passava pela cabeça a possibilidade de falsificações vindas de tão longe...

Considerando o "lote" de dinheiros esquisitos, é muito provável que seja isso mesmo...algum mercador/comerciante que perdeu uns trocos falsos.. :angel:

Abraço

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiros estranhos?

#24 Mensagem por numisiuris » segunda out 09, 2017 4:53 pm

Pode bem ser uma legenda retrógrada. Mas eu, assim de relance, não a consigo ver. Vejo letras, mas não vejo ordenação... Há, pelo menos desde o tempo da guerra dos cem anos, esquemas de importação de moeda preta. Havia senhores feudais que cunhavam moeda imitada. Jan Van Bunden, num senhorio próximo de Maastricht, era um deles. Ainda só conheço a tipologia de algumas imitações estrangeiras, porque a informação sistematizada está num catálogo estrangeiro, caro e escasso, que não existe em nenhuma biblioteca portuguesa. Estou a tentar a sorte num leilão que acaba em Novembro. Encontrei referência a moeda falsa, pelo menos de João I, nesse catálogo. Sei que o catálogo tem gravuras. Vamos ver se tenho sorte e o que de lá virá. Depois volto ao tópico.

Responder

Voltar para “1ª Dinastia”