AJUDA NUM DINHEIRO

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Laulo
Reinado D.Sancho II
Registado: sexta nov 05, 2004 10:49 pm

#11 Mensagem por Laulo » sábado dez 30, 2006 11:06 pm

Estes são dinheiros de AFONSO IV , em duas delas destinguem-se AA diferentes, bem visíveis , o que não se vislumbra na do JOMOSIL.

Na última também se destingue bem e diferente dos outros (só vi depois de ter colocado as imagens)

AH! Quanto eu gostava de ter dinheiros destes.

Imagem

Imagem

Imagem

Jomosil
Reinado D.Afonso III
Registado: domingo nov 07, 2004 10:24 am
Contacto:

#12 Mensagem por Jomosil » domingo dez 31, 2006 12:05 am

Reconheço alguns dos dinheiros que o Laulo apresenta aqui, outros não sei de quem são. Gostaria de saber a origem de cada um. Como estou a organizar a página DINHEIRO, estes exemplares são excelentes para constarem lá. Claro que peço a devida autorização.
Relativamente a estas últimas imagens, e dado que estou a vê-las muito de relance, parece-me que a primeira da lista não é de Afonso IV, mas de D.Pedro, eventualmente D. Dinis. As outras sim. A tipologia do A é diferente de moeda para moeda, mas a tipologia do A da segunda assemelha-se à minha que está em análise.
Como podem confirmar na página DINHEIRO, ainda estou em D. Fernando, a coisa vai demorar o seu tempito, mas com este tipo de participação, penso que ficaremos com uma página informativa e com uma base de dados excelente para que todos possam aprofundar o conhecimento desta moeda.
O esboço do Laulo está muito bom e pode ser um ponto de partida para um estudo mais aprofundado de Pedro e Dinis. Peço-lhe autorização para copiá-lo para a página DINHEIRO.

Laulo
Reinado D.Sancho II

#13 Mensagem por Laulo » domingo dez 31, 2006 1:19 am

À vontade amigo José M. Silva , sinto-me lisonjeado por ter feito uns rascunhos à mesa da esplanada de um café , este verão , na praia da Foz do Arelho , é que , nem régua havia para que as coisas ficassem alinhadas.
.

Laulo
Reinado D.Sancho II

#14 Mensagem por Laulo » domingo dez 31, 2006 11:19 am

Foi o melhor que consegui , se não vejo o A nítido, também não vejo aí um D ou um P . O caracter está muito baixo em relação ao REX que se lê muito bem . Antes do R. deve estar o ponto.

Para ser o AG. O1.02 , a meia lua está aí colada ao bico da haste da cruz e na imagem do AG , está bem cantonada. Essa ten vestígios de uma 2ª. circunferência interior serrilhada , como a do reverso , talvez pela pancada desta. Esta cruz começa a abrir a partir do centro, a do AG parece ter os braços mais prolongados. O A do AG. é pràticamente um /\
vê invertido e essa não se vê o vértice em cima a abrir as pernas !. É uma excelente moeda para estudo, mas como 4 olhos vêem mais que 2 , digam de sua justiça

Imagem

PRegueiras
Reinado D.Pedro IV
Registado: sábado nov 06, 2004 1:40 pm

#15 Mensagem por PRegueiras » domingo dez 31, 2006 3:37 pm

Para o Jomosil e para outros colegas que possam estar interessados: se as fotos fizerem jeito estejam à vontade para as utilizar. As fotos que aqui apresento estão colocadas no Photobucket (photobucket.com) e tem acesso público (read only) com username=pregueiras, password=pregueiras.

Confesso que tenho sido preguiçoso. mas vou tentar redimir-me e fotografar os outros dinheiros que tenho.

Já que estamos com a mão na massa, como se costuma dizer, o que acham desta?

Imagem

Jomosil
Reinado D.Afonso III
Contacto:

#16 Mensagem por Jomosil » domingo dez 31, 2006 5:00 pm

Este parece um bonito Pedro. Eu gostava de saber onde o amigo Regueiras apanha estas belezas... :)

Observação: acho que já classifiquei esta moeda como sendo de D. Dinis. Agora já não tenho tanta certeza, embora o reverso continue a enviar-me para o nosso rei poeta... Mas há um pequeno descentramento do P (ou D) à esquerda... Complicado...

PRegueiras
Reinado D.Pedro IV
Registado: sábado nov 06, 2004 1:40 pm

#17 Mensagem por PRegueiras » domingo dez 31, 2006 6:29 pm

Eu gostava de saber onde o amigo Regueiras apanha estas belezas...
Às vezes é uma questão de sorte. Aconteceu-me já comprar um dinheiro que estava identificado como sendo de D. Pedro e verificar mais tarde que era um D. Dinis. O primeiro D. Pedro que tive foi o que está mostrado mais acima e que comprei na loja NUMISARTE, de António Dias, juntamente com o de D. Afonso IV, também reproduzido acima, em 20/12/2005.

Assim, óntem, ao ver aqui a troca de ideias àcerca dos dinheiros de D. Pedro, achei boa ideia rever os meus dinheiros de D. Dinis e que, óntem, eram treze. Ao verificar um por um, descobri este último que me parece sem qualquer dúvida ser de D. Pedro. Esta moeda foi comprada na 30ª Permuta da S.P.N. realizada em 25/5/1993 como sendo um dinheiro de D. Dinis. Custou-me 1000$00+5% = 1050$00 :D

Vinda de tal instituição nunca me tinha passado pela cabeça que pudesse estar mal referenciada.

Mais um benefício do Forum: pôr as pessoas a olhar para as moedas com os olhos bem abertos.

miguelkosta
Reinado D.João I
Registado: sexta nov 05, 2004 10:23 pm
Contacto:

#18 Mensagem por miguelkosta » domingo dez 31, 2006 6:59 pm

Vou já ver os meus com melhor atenção... :shock:
MoedaMania

Miguel Costa

carlos silva
Reinado D.Pedro V
Registado: sábado jul 15, 2006 12:51 pm

#19 Mensagem por carlos silva » terça jan 02, 2007 8:55 am

Achei fantastico o trabalho do nosso amigo Laulo das letras e tentei melhorar o desenho, espero que ele nao leve a mal.
Obrigado
Cumprimentos
Imagem

Jomosil
Reinado D.Afonso III
Contacto:

#20 Mensagem por Jomosil » terça jan 02, 2007 11:31 am

Acabei de analisar os meus dinheiros de D. Fernando na página DINHEIROS. Vou deixar a página assim durante uns dias e depois passo-os para a BASE DE DADOS. Vou passar a D. Pedro I. Convido todos os que tenham dinheiros de D. Fernando ou de D. Pedro I a disponibilizarem imagens. Há alguns dinheiros de António Casaca disponíveis no Fórum, mas não sei se me autoriza o seu uso.
Dado que a página DINHEIRO é de todos e para todos, agradeço a participação com comentários, correcções, adendas, etc. Obrigado.

Responder

Voltar para “1ª Dinastia”