Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta dez 14, 2018 1:00 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: vintem D. João IV-nova variante?
MensagemEnviado: quinta ago 30, 2018 11:58 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
Vivam

Este vintem de D. João IV apresenta uma referência colocada na foto (do vendedor) que julgo não estar correcta.
Na minha opinião, trata-se de mais do que uma simples variante em relação às referências existentes no AG, por várias razões.
Antes de as explicitar, gostaria de saber as vossas opiniões, até porque acho que as fotos são suficientemente discriminativas.

Imagem

MensagemEnviado: sexta ago 31, 2018 12:16 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
É um vintém de Lisboa e no reverso tudo certo, agora no anverso quero crer que será uma variante da legenda não catalogada (ALGARAB:ORVREX). Fora a questão da raridade, está muito bom :thumbupleft:

MensagemEnviado: sexta ago 31, 2018 12:34 am 
Desligado

fernanrei Escreveu:
É um vintém de Lisboa e no reverso tudo certo, agora no anverso quero crer que será uma variante da legenda não catalogada (ALGARAB:ORVREX). Fora a questão da raridade, está muito bom :thumbupleft:

A legenda é nova, de facto, mas a distribuição de pontos a envolver a marquilha também é nova. Corresponderá ao grupo 14, mas com um ponto central abaixo dos "XX", ou ao grupo 15 mas com os 3 pontos centrais, etc.

MensagemEnviado: sexta ago 31, 2018 6:43 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Antes sequer de olhar para a legenda já estou "baralhado" pois, como disse atrás o Fernando, a distribuição dos pontos não corresponde a nenhuma das referências.
Eu consideraria como grupo 14 com o ponto do compasso mais "descaído".
Quanto à legenda leio ALGARABORVREX, sem pontos separadores.
J4 14.xx (xx por ser legenda inédita)

MensagemEnviado: sexta ago 31, 2018 4:52 pm 
Desligado

Monge Escreveu:
Antes sequer de olhar para a legenda já estou "baralhado" pois, como disse atrás o Fernando, a distribuição dos pontos não corresponde a nenhuma das referências.
Eu consideraria como grupo 14 com o ponto do compasso mais "descaído".
Quanto à legenda leio ALGARABORVREX, sem pontos separadores.
J4 14.xx (xx por ser legenda inédita)

Não me parece ser ponto do compasso e a minha opinião é que não encaixa em nenhum dos estilos descritos no AG, nos quais assenta a organização base destes vinténs.
Em relação à legenda, de facto, apesar de, pela foto parecer existir um ponto isolado a seguir ao "B", ele não existe e a legenda é contínua (e também ela completamente inédita).
Obrigado pela opinião

MensagemEnviado: sexta ago 31, 2018 9:16 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
O mais parecido será o grupo 13 (AG 2007) em que o ponto central aparece ao nível da parte superior do X. Se valerá uma nova variante apenas por isso pode-se discutir, mas tendo em conta que toda a organização se baseia na posição dos pontos, havendo algumas variantes cujas diferenças passam por os pontos estarem ao nivel da parte superior ou ao nível do centro do X, talvez faça sentido um novo grupo com esta tipologia.

No que toca à legenda, eu na cunhagem manual não dou grande valor classificativo, pois cada cunho tende a ser único. Seja como for pelos critérios do AG também não fará grande diferença, pois o grupo é definido pela tipologia, e ,sendo este o único exemplar conhecido, seria sempre a variante XX.01.

Agora o que não gera qualquer possibilidade de discussão é o estado fabuloso da moedinha! :beer:

MensagemEnviado: sexta ago 31, 2018 9:48 pm 
Desligado

euoutravez Escreveu:
O mais parecido será o grupo 13 (AG 2007) em que o ponto central aparece ao nível da parte superior do X. Se valerá uma nova variante apenas por isso pode-se discutir, mas tendo em conta que toda a organização se baseia na posição dos pontos, havendo algumas variantes cujas diferenças passam por os pontos estarem ao nivel da parte superior ou ao nível do centro do X, talvez faça sentido um novo grupo com esta tipologia.

No que toca à legenda, eu na cunhagem manual não dou grande valor classificativo, pois cada cunho tende a ser único. Seja como for pelos critérios do AG também não fará grande diferença, pois o grupo é definido pela tipologia, e ,sendo este o único exemplar conhecido, seria sempre a variante XX.01.

Agora o que não gera qualquer possibilidade de discussão é o estado fabuloso da moedinha! :beer:

Concordo com tudo. :beer:
Abraço

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: