Um Afonso que veio para o Natal :)

Responder
Mensagem
Autor
euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Um Afonso que veio para o Natal :)

#1 Mensagem por euoutravez » quarta dez 17, 2014 12:24 pm

Boas

Aqui está uma moedinha daquelas que nunca pensei ter, mas entretanto surgiu a oportunidade e decidi presentear-me com uma bela prenda de Natal!!
Na legenda penso que falta o crescente no P de PORTVGA o que fará com que a legenda seja:

REX ALFOS / IORTVGA

Espero que gostem :)
Imagem
Imagem

Aproveitando a moedinha aproveito para lançar a questão sobre os dinheiros de Afonso Henriques do grupo 1 e do grupo 6 do AG 2013. Que vos parecem?
Eu posso estar a ser injusto e é apenas uma opinião pouco fundamentada , mas o primeiro não me convence pois nunca fui à bola com o estilo da moeda e o do grupo 6, apesar de aceitar que possa acontecer, parece-me estranho um símbolo judaico estar numa moeda de um rei católico, mas como não percebo muito de simbologia religiosa e não sei se no séc XII o mesmo tinha alguma conotação judaica até posso estar a ver coisa mal!! Em todo o caso gostava de saber a vossa opinião.

Cumprimentos e bom Natal :)



RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Um Afonso que veio para o Natal :)

#2 Mensagem por RuiFB » quarta dez 17, 2014 3:29 pm

Parabéns!!! Está bonita ainda :)

Quanto às restantes questões, sem entrar em polémicas, excepto esta série do báculo/arvore/âncora dependendo da interpretação de cada um, que vai aparecendo com dificuldade, todas as outras creio que são escassas ou raras, infelizmente não tenho dúvidas que muitas moedas deste reinado das outras séries são absurdas manipulações ou contrafacções. O pessoal cingir-se à série do baculo/arvore/âncora antes de montar um cavalo maior, é o meu conselho...Entrar neste reinado por outra série e de olhos tapados é barrete quase certo, embora nesta, claramente mais à vontade é sempre de usar camisinha também :)

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Um Afonso que veio para o Natal :)

#3 Mensagem por tm1950 » quarta dez 17, 2014 5:51 pm

Bem bom, para quem como eu que não tem nenhum. :D
Creio que o Pai Natal teve bom gosto. :santa2;

Imagem
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Um Afonso que veio para o Natal :)

#4 Mensagem por MCarvalho » quarta dez 17, 2014 6:30 pm

Excelente moeda.
Essa é um trenó cheio :)

E realmente, quanto às outras questões, e assim rapidamente, é claro que toda a cautela é pouca. Em todo o caso, só para focar um ponto rápido, a estrela de seis pontas, o hexagrama (baseado na estrela de David) não é um símbolo exclusivamente judaico, é um símbolo muito relacionado com a cidade de Jerusalém (tanto cristãos, como muçulmanos, o usaram).

Por curiosidade, e fazendo uma relação entre a influência franca no nosso primeiro rei e a influência/ligação aos cruzados e aos templários (a meu ver, essa relação terá vindo do tempo do pai, o Conde D. Henrique, que, ao que tudo indica, participou na Primeira Cruzada, onde terá tido contacto com os primeiros templários - é fascinante a presença portuguesa na Ordem do Templo ainda antes da independência de Portugal... bom, adiante...), há mais significados por trás da estrela de seis pontas (tal como os há em relação ao pentagrama), o recurso a essa simbólica não seria assim tão estranha no universo de Afonso Henriques.

Por curiosidade, o primo afastado dele, Henrique de Champagne, um homem praticamente da mesma geração de Afonso Henriques e, tal como ele, muito ligado a Bernardo de Claraval (o São Bernardo, da Ordem de Cister), a quem Afonso Henriques doou Alcobaça, também usou o hexagrama nas suas amoedações (revelando a sua relação com o reino latino de Jerusalém, dos cruzados).


Imagem

in A History of the Crusades, vol. VI.
MCarvalho

pjecas
Reinado D.Carlos
Mensagens: 105
Registado: sexta jan 07, 2011 4:00 pm

Re: Um Afonso que veio para o Natal :)

#5 Mensagem por pjecas » quarta dez 17, 2014 6:51 pm

parabens pela aquisição :clap3:

bela prenda de natal....

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Um Afonso que veio para o Natal :)

#6 Mensagem por euoutravez » quinta dez 18, 2014 12:49 pm

Boas

Obrigado pelos elogios à pequenita!! :)

Então em relação à moeda com a estrela de David seria aceitável que tal tivesse acontecido. OK. É que quando vejo moedas com diferenças substanciais e dadas como únicas fico logo com o bichinho atrás da orelha!!!
E o grupo 1 que pensam dele?

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Um Afonso que veio para o Natal :)

#7 Mensagem por MCarvalho » quinta dez 18, 2014 2:03 pm

Então em relação à moeda com a estrela de David seria aceitável que tal tivesse acontecido
Aceitável e, diria, até provável.
E o grupo 1 que pensam dele?
Penso que não gosto :)
Não gosto do estilo (em especial o tipo de letra das legendas), nem gosto do facto de nunca aparecerem em lado nenhum, tirando aquelas compras duas "estranhas" de que nos fala o Aragão. Uma foi comprada em Badajoz, a outra a um homem que trazia um desses dinheiros na corrente do relógio...

Ao todo, penso que só se conhecem quatro exemplares, mas não se sabe a composição da liga deles.

A serem genuínas, serão de uma séria completamente diferente das outras, provavelmente do início do reinado.
MCarvalho

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Um Afonso que veio para o Natal :)

#8 Mensagem por RuiFB » quinta dez 18, 2014 2:15 pm

:(
Última edição por RuiFB em quinta jan 29, 2015 9:29 pm, editado 1 vez no total.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Um Afonso que veio para o Natal :)

#9 Mensagem por euoutravez » quinta dez 18, 2014 2:50 pm

Nesta moeda, apesar do aspecto global me convencer, as letras não me dão segurança total.. O G é suspeito, foge do parâmetro normal da época de crescente (ou dois crescentes) mais triângulo. Mas não é a única!! Pode ser só mania minha, mas quanto mais rara é a moeda, mais o G tende a arredondar :)
Só os pentalfas e os báculos é que vão tendo os G normais, as outras têm sempre os G redondinhos!!!

Responder

Voltar para “D. Afonso I”