Dinheiros de D. Afonso I e outros.

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Dinheiros de D. Afonso I e outros.

#1 Mensagem por Jorge Silva » sexta dez 25, 2015 10:42 pm



Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Avatar do Utilizador
EngTrig
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 226
Registado: sexta mar 29, 2013 12:11 pm
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Re: Dinheiros de D. Afonso I.

#2 Mensagem por EngTrig » sábado dez 26, 2015 6:04 pm

Boa noite e votos de boas entradas para todos os Foristas,

Dou os meus parabéns ao autor deste blog sobre os dinheiros de D. Afonso I.
É um exemplo a seguir, como outros existem que também são bons exemplos: o estudo da numária de um determinado tipo/espécie/casa da moeda /reinado deve ser iniciado, sempre, pela construção de uma base de dados de todos os exemplares conhecidos em colecções nacionais e internacionais, e referenciados em leilões, modernos ou antigos.
Só assim é possível ter uma visão global sobre uma determinada espécie, entender o enquadramento da sua produção fabril no contexto siocio-económico--cultural da época e, se for caso disso, detectar eventuais exemplares forjados.

Ao autor deste blog, José Silva, os meus sinceros parabéns.

Cumprimentos,
A Trigueiros

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Dinheiros de D. Afonso I e outros.

#3 Mensagem por Jorge Silva » sábado dez 26, 2015 6:21 pm

Engenheiro A. Trigueiros o fórum agradece e retribui os votos de Boas Festas.
O autor destes blogs está de parabéns assim como todos aqueles que o ajudaram neste dificil trabalho, está muito bem laborado.

http://dinheiro-dinheiros.blogspot.pt/
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Avatar do Utilizador
EngTrig
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 226
Registado: sexta mar 29, 2013 12:11 pm
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Re: Dinheiros de D. Afonso I e outros.

#4 Mensagem por EngTrig » domingo dez 27, 2015 3:12 pm

Boa tarde e bom Domingo,

Estou maravilhado com esse novo (para mim) blog e base de dados sobre os Dinheiros portugueses, com uma tão vasta colaboração e artigos escritos com rigor histórico. Devo confessar que nunca me senti atraído pela numária da I dinastia - certamente porque era a mais difícil de estudar de todas... - , ou talvez, porque no meu tempo de iniciado, quem pontificava nos dinheiros era Ferraro Vaz e dava a entender que já estava tudo estudado e visto.

As intervenções neste blog mostram precisamente o contrário, há ainda muito campo a estudar e sobretudo a sistematizar.
Gostaria que me permitissem dar duas palavras a propósito:
1ª - os dinheiros afonsinos não apareceram de moto próprio, estavam integrados no sistema ibérico, ou mais propriamente, no sistema monetário do seu sogro, Afonso VII de Castela-Leão. Seria interessante fazer uma resenha dos dinheiros peninsulares vizinhos ao condado de Portucale, e comparar gravuras, desenho das letras (por exemplo: ANFVS REX, em Castela e em Portugal), simbologias e emblemáticas. Talvez daí viesse um melhor conhecimento e explicação da simbologia usada nos dinheiros dos nossos primeiros reis (bastaria abrir mais um capítulo sobre OS ANTECEDENTES).
2ª - a arrumação das moedas. Sei por experiência própria que dá sempre bom resultado fazer a catalogação das moedas por um dos lados somente,e tratar as outras faces como variantes. Deu bom resultado nas moedas da dinastia de Avis, não sei se será possível tentar o mesmo nestes dinheiros, mas seria bom tentar.

Isto tem uma razão de ser e uma lógica industrial: das duas faces da moeda, ou seja, do cunho e contra-cunho, há sempre uma que resiste mais às pancadas, e há sempre outra que tem de mudar de cunho mais frequentemente. Aquela face que mais resiste deve ser considerada a face principal a tomar como referência na catalogação; a face que tem mais variantes de cunho deve ser a segunda, a face secundária, que vai dar origem a variantes.
Numa operação fabril de cunhagem, os dois cunhos nunca eram mudados ao mesmo tempo, aquele que se degastava mais depressa era substituído e fazia par com o cunho anterior. Daí ser possível ter moedas com exactamente o mesmo cunho de uma face e variantes da outra.
Assim sendo, se vamos catalogar as moedas pelo cunho que mais varia, nunca chegamos a lado nenhum; há que catalogar pelo cunho que menos varia.

Cumprimentos e os meus sinceros parabéns a todos os colaboradores desta magnífica base de dados dos dinheiros portugueses.

A Trigueiros

Jomosil
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1679
Registado: domingo nov 07, 2004 10:24 am
Localização: Braga
Contacto:

Re: Dinheiros de D. Afonso I e outros.

#5 Mensagem por Jomosil » segunda fev 29, 2016 10:03 pm

Olá, boa noite.
Já não vinha ao Fórum há bastante tempo. A vida ocupa-nos e não dá.
Obrigado pelas palavras simpáticas. Por altura das férias arranjo sempre uns dias para atualizar a base de dados. Espero ter oportunidade de continuar este ano as atualizações. Quanto à sugestão do Eng. Trigueiros, é muito interessante, mas, de momento, não tenho condições par realizar tal tarefa. Talvez um dia, quem sabe...
Grande abraço a todos.
José Silva, Braga.

vrap.pm
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 28
Registado: quarta jan 02, 2013 3:49 pm

Re: Dinheiros de D. Afonso I e outros.

#6 Mensagem por vrap.pm » segunda abr 11, 2016 2:38 pm

Boa tarde,

Grande link, este blog é mel para quem se interessa pela numismática no geral e pelo reinado em particular!


Cumprimentos


Vrap

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Dinheiros de D. Afonso I e outros.

#7 Mensagem por soga80 » terça abr 12, 2016 10:53 am

Concordo...

Responder

Voltar para “D. Afonso I”