Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça out 16, 2018 11:39 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta nov 24, 2016 1:56 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel I

Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Andando a ver os meus acervos fotográficos acabei por descobrir uma das fotografias que tirei ao famoso "dinheiro" depois de o ter mexido.
O único método que utilizei foi água, sabão e acetona para remover os restos de lama e terra que trazia junto.
De facto, o aspecto em si fica muito a desejar...

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

MensagemEnviado: sexta nov 25, 2016 9:11 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am
Quando tiveres a moeda da PCGS, coloca aqui fotos com boa definição. A foto da PCGS não parerece refletir o aspeto completamente artificial da superfície desta moeda, deve ser uma questão de luz.

MensagemEnviado: sexta nov 25, 2016 1:15 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: quarta jun 13, 2007 3:44 pm
"Apá soce, e foste tu consultor ou conselheiro ou classificador ou certificador da ANP"

É por causa de artistas deste calibre que o AG está a miséria que está.

Estamos bem entregues estamos...

-- João Silva--

Última edição por creative em sábado nov 26, 2016 11:11 am, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: sexta nov 25, 2016 5:35 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am
Sinceramente, cada vez mais desacredito o trabalho dessas certificadoras numismáticas. Podem ser excelentes em certificar moedas americanas, razoáveis em moedas estrangeiras, mas já vi erros grosseiros nas cunhagens a martelo. E não somente de Portugal. Assim como já vi uma mesma moeda ser enviada mais de uma vez à mesma e renomada empresa, para poder obter uma maior pontuação na escala de Sheldon...uma vergonha. Como podemos então confiar, mesmo que as consagradas do mercado numismático comentem erros crassos? Quem são e qual o real preparo/aptidão dos profissionais que certificam moedas a martelo?
Isso sem contar as romanas e gregas, onde o slab além de tudo impossibilita de uma boa visualização do rebordo.
Mas gosto é gosto. Espero que consigas desfazer esse infeliz negócio, da melhor maneira possível, Hélder!

MensagemEnviado: quinta dez 15, 2016 9:24 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Hélder já podes tirar fotos de qualidade à moeda dentro do caixão? É importante documentar a moeda para o futuro para evitar que outros comentam o mesmo erro.

MensagemEnviado: quinta jan 05, 2017 10:26 am 
Desligado
Reinado D.Pedro II

Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Viva,

Então afinal a chapa encaixotada já está ou não em Portugal? Vai ou não ser reclamada a situação à certificadora? Também acho muito importante que se coloquem novas fotos neste tópico.
Paira sobre este tópico uma nuvem de suspeição que me parece do maior interesse de todos dissipar mas principalmente to autor do tópico que é simultâneamente moderador deste fórum e por isso com responsabilidades acrescidas.

Espero nunca a ver no mercado a ser vendida como genuína.

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

MensagemEnviado: quinta jan 05, 2017 8:14 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel I

Viva caros amigos!
Foi desleixe meu não ter ligado mais a este tópico...mas é certo que tem todo o interesse.

Amigo "carrancho", será muito fácil apontar os deslizes e "falha" de alguém, mas no que toca a indicar as certezas do erro e tentar perceber a consequência a que isso foi tomado é o mais dificil. A moeda a mim custou-me dinheiro e foi comprada como "verdadeira" no entender do vendedor ao qual eu consegui engolir.
Tive o cuidado de tirar uma fotografia por telemóvel (que mais tarde irei postar), até por raiva...pois depois de a ter recebido e de ter contactado o vendedor o próprio disse-me que desconhecia isso das "caixinhas"... a resposta mais certa que ele teve comigo foi: "mas mesmo assim dentro das caixinhas ela não é verdadeira...o senhor está a entregar-me por não a conseguir vender"???e por isso que o dinheiro de volta??
Pois é caros amigos...a minha melhor reposta para esse argumento foi..."tem toda a razão, então pela sua consideração - OFEREÇO-LHE"!!!

Volto a frisar...no que toca a apontar o dedo quando temos algum deslize na vida...e talvez por situações que vão muito além da numismática, já tenho levado algumas coisas por tabela, ainda por mais que levei "isto" mais a peito e tento ser cada vez mais um comerciante honesto.

A minha honestidade foi tanta, ou tão pouca para alguns que, tanto na ANP que me afastei por completo, e tal como foi a revisão do catálogo Alberto Gomes fiz questão de não colocarem o meu nome...estou tão ciente quanto isso que pelos erros que vi serem cometidos, ou por as palavras que fui ditando naquela casa que fizeram de mim ouvidos de burro...no futuro era capaz de levar com a história de que o Alberto Gomes está como está por minha culpa também...vá lá...disso safei-me.

Esta moeda se aparecer à venda, nuca será pela minha proveniência...
Será que deveria ter partido a caixa???essa foi sempre a minha principal questão...mas fica mais uma prova guardada, e que seja também mais uma valia para os meus amigos que até as "grandes certificadoras" comentem erros...quanto mais EU!!!

Saliento que a numismática vai mais por uma partilha de opiniões construtivas, para que assim todos nós possamos evoluir no bom sentido.

- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

MensagemEnviado: quinta jan 05, 2017 9:37 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
crislaine Escreveu:
Viva caros amigos!
Foi desleixe meu não ter ligado mais a este tópico...mas é certo que tem todo o interesse.

Amigo "carrancho", será muito fácil apontar os deslizes e "falha" de alguém, mas no que toca a indicar as certezas do erro e tentar perceber a consequência a que isso foi tomado é o mais dificil. A moeda a mim custou-me dinheiro e foi comprada como "verdadeira" no entender do vendedor ao qual eu consegui engolir.
Tive o cuidado de tirar uma fotografia por telemóvel (que mais tarde irei postar), até por raiva...pois depois de a ter recebido e de ter contactado o vendedor o próprio disse-me que desconhecia isso das "caixinhas"... a resposta mais certa que ele teve comigo foi: "mas mesmo assim dentro das caixinhas ela não é verdadeira...o senhor está a entregar-me por não a conseguir vender"???e por isso que o dinheiro de volta??
Pois é caros amigos...a minha melhor reposta para esse argumento foi..."tem toda a razão, então pela sua consideração - OFEREÇO-LHE"!!!

Volto a frisar...no que toca a apontar o dedo quando temos algum deslize na vida...e talvez por situações que vão muito além da numismática, já tenho levado algumas coisas por tabela, ainda por mais que levei "isto" mais a peito e tento ser cada vez mais um comerciante honesto.

A minha honestidade foi tanta, ou tão pouca para alguns que, tanto na ANP que me afastei por completo, e tal como foi a revisão do catálogo Alberto Gomes fiz questão de não colocarem o meu nome...estou tão ciente quanto isso que pelos erros que vi serem cometidos, ou por as palavras que fui ditando naquela casa que fizeram de mim ouvidos de burro...no futuro era capaz de levar com a história de que o Alberto Gomes está como está por minha culpa também...vá lá...disso safei-me.

Esta moeda se aparecer à venda, nuca será pela minha proveniência...
Será que deveria ter partido a caixa???essa foi sempre a minha principal questão...mas fica mais uma prova guardada, e que seja também mais uma valia para os meus amigos que até as "grandes certificadoras" comentem erros...quanto mais EU!!!

Saliento que a numismática vai mais por uma partilha de opiniões construtivas, para que assim todos nós possamos evoluir no bom sentido.

Boa noite amigo Hélder! :)

Talvez pela complexidade, formal e substancial, do seu texto, não tenha entendido bem os últimos episódios da história. Mas tentando fazer um esforço exegético parece-me que o que aconteceu foi o seguinte:

*O Hélder comprou, por bom dinheiro, uma moeda mais que rastreada como falsa a um vigarista (indivíduo que vende uma moeda como vinda da terra, sendo que a mesma é claramente falsificada).
*Tendo-a mandado certificar, sendo que a mesma veio encaixotada e validada.
*Após o que foi avisado, por opinião unânime, que a moeda era falsificada.
*Pelo que, mal a recebeu, tentou obter a quantia avultada de volta, não logrando esse intento.
*Concluindo pela oferta da moeda ao inicial vigarista sem qualquer ressarcimento pecuniário.
*Tudo isto interpolado por sentimentos de raiva, na tentativa de ser "cada vez mais um comerciante honesto".

Já agora:

*Quem pagou a certificação?
*Continuará a comparar moedas ao "vigarista"?
*Devolveu-lha por uma questão de amizade, ou de mera filantropia?
*Qual o nome do "vigarista"?

E já agora:

*Quem é, afinal, o vigarista?

(vou ter que interromper o texto por agora, está a dar uma comédia de Aristófanes na televisão, ou uma farsa, nem sei bem)

MensagemEnviado: sexta jan 06, 2017 12:29 am 
Desligado
Reinado D.Manuel I

Viva grande amigo, tudo em ordem? :thumbupleft:

numisiuris Escreveu:
Já agora:

*Quem pagou a certificação?
*Continuará a comparar moedas ao "vigarista"?
*Devolveu-lha por uma questão de amizade, ou de mera filantropia?
*Qual o nome do "vigarista"?

E já agora:

*Quem é, afinal, o vigarista?

Aqui coloquei a foto da moeda mais pormenorizada, e que previamente tirei antes de a entregar.
A ideia de certificar foi minha, mas não por uma forma comercial...desde o inicio a intenção não é vender mas para a colocar na colecção. Ora, o que eu mais suspeitava é que a PCGS recusava a moeda, enviava para trás e tirava-me desde já todas as duvidas.
Para certo tipo de moedas, sei que as certificadoras PCGS e NGC possuem equipamento para estudar o tipo de metal. Estranha-me como é que uma empresa de algum prestigio internacional comete um erro deste tamanho! Bem sei que a antiga história sobre 1 centavo de 1922 foi com a NGC, mas essa moeda apareceu a ser vendida num leilão e acho que foi devolvida e corrigido o problema. Esses meios não os quis cometer, pois lá está, por alguma raiva contactei quem me a vendeu...e que até prontamente me recebeu.
Devolvi-a, neste caso "ofereci-a" e informei-o com a minha opinião, que acho, seria a mesma que a vossa.
Conheci-o porque costumo ir à feira de Setúbal, e ao lado de um senhor a quem eu compro câmbios apareceu essa pessoa.
Inicialmente sempre me vendeu coisas boas e de pouco valor tanto comercial como numismático. De um momento para o outro apareceu com esta moeda. Amizade, nem por acaso, a mesma pessoa quase que me insultava e para não arranjar problemas procedi da forma como indiquei à pouco - oferece-la.

Em relação ao nome e quem é o senhor...rói-me um bocadinho o estômago. Ele não é conhecido, e pela informação que tive, em relação a ele é que é um detectorista. Em conversas, lá conhecia um ou outro de "tempos antigos", o nome mais sonante foi o de Pedro Leal...mas só o disse que o conhecia. O Pedro Leal é uma pessoa que conheço e que tenho alguma estima...dizer o nome da pessoa não vai trazer nada de bom, pois em tantos casos já fui ameaçado por dar ao dente sobre outras situações, e esta, não quero voltar a cair.

Não sei o que ele pretenderá fazer com a moeda, isso por acaso não perguntei...dei um trago grande de saliva pela perca do investimento e nem quis pensar em mais nada.

Poderá aparecer no mercado?? provavelmente a pessoa que a comprar poderá nem estar neste meio, e a moeda penso eu...acabará por morrer.

A ultimas palavras que proferi no post anterior teve a ver com pequenas indirectas relacionadas à ANP.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

MensagemEnviado: sexta jan 06, 2017 10:16 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Confesso que o meu único interesse neste tópico foi mesmo catalogar mais uma falsa que apareceu no mercado, daí a minha insistência em boas fotos. Não quero saber quem vendeu, onde anda e onde vai parar. Não quero saber porque já sei. Quem vendeu foi “o tal”, a moeda anda “não sei onde anda, já não a tenho” e vai parar a “espero que ao lixo e se aparecer à venda não fui eu”. Estes tópicos terminam sempre assim. Isto não é uma crítica ao autor do post é um facto recorrente em posts semelhantes.

O que eu não percebo nesta história é como se enterram uns (muito) valentes euros suspeitando que a “moeda” é falsa e depois de vir certificada já é boa e depois de ser detetada como falsa, a devolver sem mais nada.

Mas aprendemos com os nossos erros e com os erros dos outros, por isso aqui ficam as lições que eu retiro para mim próprio.
1) Quando se compra uma moeda destas, tem de ser ter a certeza que acreditamos piamente que a moeda é boa. Até podemos estar errados, mas naquele momento tínhamos a certeza. Uma coisa é dar uns troquitos por algo que se correr bem é boa e se correr mal é falsa, mas não se perdeu nada. Outra é comprar uma das moedas mais raras do nosso primeiro rei.

2) Não se compra uma moeda destas suspeitando “que a PCGS recusava a moeda, enviava para trás e tirava-me desde já todas as duvidas”. Então mas havia dúvidas? Compra-se uma moeda destas com dúvidas? O post inicial não parecia ter dúvidas.

3) Cometido o erro por parte da PCGS, paga-se a fatura e já agora um copo aos tipos? Não se reclama? Eu estaria já a contactar o meu advogado e a exercer a cláusula de garantia. O valor de mercado dessa moeda se fosse verdadeira seria altíssimo, por isso é reclamar e ligar a caixa registadora para faturar. Partir a caixa? Para quê, assim perde a garantia!

4) Na devolução da moeda, entrega-se assim a dita? Ao menos uma ameaça de queixa à polícia para tentar recuperar o guito. Mas se for para entregar assim sem mais nada, então era ter mandado com um prego em cima.

Bem vou voltar aos meus dinheiros de 10 euros, esses valem mais que a certificação :)

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal