Morabitinos de D. Afonso Henriques
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Re: Morabitinos de D. Afonso Henriques
Supostamente, esta história do morabitino B é uma criação do séc. XIX (Toro?), portanto, o que podemos ter em mãos são já falsificações da falsificação.
MCarvalho
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Re: Morabitinos de D. Afonso Henriques
Porque que são falsificações do Toro do séc. XIX? Vamos fazer um post em que se passem os argumentos a pente fino, assim à antiga?MCarvalho Escreveu:Supostamente, esta história do morabitino B é uma criação do séc. XIX (Toro?), portanto, o que podemos ter em mãos são já falsificações da falsificação.
Supostamente a primeira e a segunda são as originalmente apresentadas pelo Amaral do Toro. E a terceira será a que apresentou na caderneta 10. Conheces mais alguma?
Re: Morabitinos de D. Afonso Henriques
Pelo que me lembro, serão apenas 3.
Não estou em casa, mas para pentearmos isto (;)) tenho ideia que se pode começar pelos resultados da única analisada, penso que está numa das actas dos congressos de Sintra (III?), num texto do eng. Magro (estou a falar de cor, Iúri, tenho andado ausente e neste momento até longe da biblioteca)
Não estou em casa, mas para pentearmos isto (;)) tenho ideia que se pode começar pelos resultados da única analisada, penso que está numa das actas dos congressos de Sintra (III?), num texto do eng. Magro (estou a falar de cor, Iúri, tenho andado ausente e neste momento até longe da biblioteca)
MCarvalho
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Re: Morabitinos de D. Afonso Henriques
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Re: Morabitinos de D. Afonso Henriques
Re: Morabitinos de D. Afonso Henriques
Sim, o estudo é esse.
Não consigo perceber se é ouro brasileiro, como se disse.
A foto de 1929 é enganadora porque é feita segundo técnicas da altura (usadas inclusivamente pelo British Museum). Aoeda era moldada em argila e o que fotografavam era o molde
Não consigo perceber se é ouro brasileiro, como se disse.
A foto de 1929 é enganadora porque é feita segundo técnicas da altura (usadas inclusivamente pelo British Museum). Aoeda era moldada em argila e o que fotografavam era o molde
MCarvalho
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Re: Morabitinos de D. Afonso Henriques
Essa não sabia eu! Sempre a aprender! Daí os poros então.MCarvalho Escreveu:A foto de 1929 é enganadora porque é feita segundo técnicas da altura (usadas inclusivamente pelo British Museum). Aoeda era moldada em argila e o que fotografavam era o molde
Pois, corria essa ideia, mas é totalmente errada. Como também corria a ideia de que eram as três do mesmo cunho (também errada). O Toro apresenta duas moedas inicialmente, de cunhos diferentes (m1 e m2). Depois apresenta mais tarde a m3, do mesmo cunho que a m1. Ora, a m3 é de ouro paladiado (brasileiro). Mas a m2 não é. E a m1 não foi analisada, porque na altura o mnp estava fechado e não houve permissão.MCarvalho Escreveu:Não consigo perceber se é ouro brasileiro, como se disse.
Há cerca de meio ano, à conversa com o Eng. Magro, ele dizia-me que tinha conseguido provar que a m2 era verdadeira. Bem, não sei se provou que era verdadeira, mas pelo menos conseguiu levantar uma dúvida muito séria, em que pouca gente tem reflectido. A ideia do Eng. Magro é a de que o Toro encontra um morabitino original (m2) e logo manda fazer uma cópia ao ourives Granadeiro. Ficando com o cunho dessa cópia e mais tarde apresentando um novo exemplar do mesno cunho. E, agora que olho melhor para os exemplares, fico a pensar nessa hipótese.... Se o Toro tivesse mandado fazer dois cunhos ao mesmo tempo, porque raio o ouro usado seria brasileiro numa e não-brasileiro noutra? Depois o estilo "afrancesado" da epigrafia de m1 e m3 vs o estilo mais tosco de m2, com epigrafia muito próxima do que seria expectável em amoedações portuguesas no século xii. O aparecimento de um novo exemplar de m1 vs o não aparecimento de um novo exemplar de m2. A circunferência, que parece copiada de m2 para m1. Os besantes em número e dispostos de modo irregular em m2.
Só que há outros argumentos. A suposta concessão de Braga seria de 1128. Ora, morabitinos nessa fase seriam um anacronismo evidente. Mas é preciso traduzir aquele latim. Muito recentemente o Eng. Magro vem defendendo que a amoedação seria de 1176. É preciso pesar o início dos maravedis castelhanos. E perceber se seria possível um "design" europeu anterior ao "design" árabe adaptado dos primeiros maravedis castelhanos.
Enfim, acho que temos pano para mangas para pesar a autenticidade do morabitino m2, ao contrário do que sempre se disse.