D. Afonso I - Dinheiro

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Trinta
Reinado D.Manuel II
Registado: sexta dez 14, 2018 9:53 pm

D. Afonso I - Dinheiro

#1 Mensagem por Trinta » sexta dez 21, 2018 10:52 pm

Finalmente o Fundador chegou à minha colecção.
REX ALFO entre círculos granulados, Cruz ao centro com pontos no 2º e 4º quadrantes;
PORTVG entre círculos granulados, Báculo ao centro encimado por pequena cruz e 2 crescentes na base;
0,52g; 15mm
Adquirida no ultimo leilão da Numisma, para mim quem me dá maiores garantias de genuinidade das moedas.
Última edição por Trinta em sexta jun 21, 2019 5:12 am, editado 3 vezes no total.

João

Trinta
Reinado D.Manuel II

Re: D. Afonso I - Dinheiro

#2 Mensagem por Trinta » sexta dez 21, 2018 10:53 pm

E aqui já na sua nova casa com o destaque merecido
Última edição por Trinta em sexta jun 21, 2019 5:12 am, editado 3 vezes no total.
João

pmborges
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am

#3 Mensagem por pmborges » sexta dez 21, 2018 11:12 pm

Dinheiros de Afonso Henriques não é todos os dias e este está bem bom. :D
Quanto a confiar na Numisma para avaliar a autenticidade da moeda, convém nunca depositarmos 100 % as responsabilidades numa leiloeira (qualquer leiloeira) e fazermos nós próprios uma parte do trabalho.

De resto só tenho que lhe dar os parabéns pelo exemplar. :beer:

paulj
Reinado D.João IV
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

#4 Mensagem por paulj » sexta dez 21, 2018 11:42 pm

Muito bonito, parabéns.

Trinta
Reinado D.Manuel II

#5 Mensagem por Trinta » sábado dez 22, 2018 1:16 pm

:thumbupleft:
João

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#6 Mensagem por fernanrei » sábado dez 22, 2018 6:27 pm

É uma boa Mealha ou Dinheiro do nosso primeiro soberano. Já agora, qual é a sua ideia da posição das letras que compõe a legenda?
:D FMMRei :D

Trinta
Reinado D.Manuel II

#7 Mensagem por Trinta » sábado dez 22, 2018 9:15 pm

fernanrei Escreveu:É uma boa Mealha ou Dinheiro do nosso primeiro soberano. Já agora, qual é a sua ideia da posição das letras que compõe a legenda?
Não tem o "S" no nome do Rei, o que por vezes causa algumas dificuldades de leitura nestas moedas. Creio que a posição é a indicada neste desenho.
Última edição por Trinta em sexta jun 21, 2019 5:13 am, editado 1 vez no total.
João

fernanrei

#8 Mensagem por fernanrei » sábado dez 22, 2018 9:20 pm

Trinta Escreveu:
fernanrei Escreveu:É uma boa Mealha ou Dinheiro do nosso primeiro soberano. Já agora, qual é a sua ideia da posição das letras que compõe a legenda?
Não tem o "S" no nome do Rei, o que por vezes causa algumas dificuldades de leitura nestas moedas. Creio que a posição é a indicada neste desenho.
letras D Afonso I_a.jpg
letras D Afonso I_r.jpg
Excelente representação e igual leitura dos sinais presentes na moeda. Esta mealha apresenta um dos melhores estados de conservação que tenho visto e em relação à genuinidade, pessoalmente não tenho muitas dúvidas. :thumbupleft:

Trinta
Reinado D.Manuel II

#9 Mensagem por Trinta » sábado dez 22, 2018 9:27 pm

fernanrei Escreveu:
Trinta Escreveu:
letras D Afonso I_a.jpg
letras D Afonso I_r.jpg
Excelente representação e igual leitura dos sinais presentes na moeda. Esta mealha apresenta um dos melhores estados de conservação que tenho visto e em relação à genuinidade, pessoalmente não tenho muitas dúvidas. :thumbupleft:
Obrigado fernanrei! Relativamente ao tema da Mealha vs Dinheiro, entendo que existem difrentes interpretações, mas parece-me que seria difícil na altura distinguir moedas com valores diferentes apenas por 1-2mm de diferença no diâmetro. Tendo mais a acreditar que a mealha seria o dinheiro literalmente cortado em 2, tudo o resto seriam dinheiros. Concorda?
João

fernanrei

#10 Mensagem por fernanrei » sábado dez 22, 2018 9:36 pm

Trinta Escreveu:
fernanrei Escreveu:
Trinta Escreveu: Não tem o "S" no nome do Rei, o que por vezes causa algumas dificuldades de leitura nestas moedas. Creio que a posição é a indicada neste desenho.
letras D Afonso I_a.jpg
letras D Afonso I_r.jpg
Obrigado fernanrei! Relativamente ao tema da Mealha vs Dinheiro, entendo que existem difrentes interpretações, mas parece-me que seria difícil na altura distinguir moedas com valores diferentes apenas por 1-2mm de diferença no diâmetro. Tendo mais a acreditar que a mealha seria o dinheiro literalmente cortado em 2, tudo o resto seriam dinheiros. Concorda?
Não sou muito adepto da moeda cortada ao meio, além de não ser fácil executar com eficiência esse acto, não estou a ver que fosse comum nessa época andarem com uma ferramenta de corte eficaz na bagagem :biglaugh: . Por mim, seja dinheiro ou mealha, desse reinado é tudo excelente :hammer: , mas convido-o a fazer esse pequeno exercício que é diferenciar moedas com ligeiras diferenças de diâmetro, vai ver que é mais fácil do que poderá pensar. :thumbupleft:

Responder

Voltar para “D. Afonso I”