D. Afonso I - Dinheiro

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. Afonso I - Dinheiro

#21 Mensagem por numisiuris » domingo dez 23, 2018 2:21 pm

Isto é tudo demasiado complexo e trabalhoso. Mas julgo que os cunhos são mesmo iguais. A liga de 50% é uma das novidades que tenho num estudo que ando a preparar sobre dinheiros velhos. Encontrei dois com essa lei. E de proveniência e autenticidade garantidas. Na avaliação de dois cunhos iguais o mais importante é ter em conta as posições relativas. Porque a batida pode criar efeitos enganadores. As duas fotos que usei neste comparativo respeitam a dimensão original em termos proporcionais. A moeda do forista trinta tem dupla batida. Nota-se no lado esquerdo do báculo e na circunferência. Ainda que não tivesse, outros factores podiam perturbar a análise. Intensidade, orientação. Julgo, embora seja só a minha opinião, que os cunhos de anverso são os mesmos. Os de reverso não. Depois há aqueles pontos do que parece ser malaquite nas moedas do forista 30. O aquecimento de uma zona sujeita a corrosão pode formar efeitos muito semelhantes à malaquite. Pelas observações que tenho feito, vê-se uma iridescência ao microscópio, que na malaquite não se vê. Mas tem que se ampliar muito. A liga não invalida o exemplar analisado. Bem sabemos que os espanhóis criam patines "do deserto" em moedas originais. E a letra é possível abstractamente. E o uso de cunhos diferentes no reverso pode querer significar autenticidade, como o uso de cunhos iguais no anverso, com esses conjugados, também. Era preciso uma análise muito mais extensa. Se alguém algum dia se dispusesse a decompor todos os cunhos conhecidos de dinheiros de d. Afonso henriques, talvez viessem daí conclusões interessantes.
Imagem
2012 jeep liberty 0 60



Trinta
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 89
Registado: sexta dez 14, 2018 9:53 pm

Re: D. Afonso I - Dinheiro

#22 Mensagem por Trinta » domingo dez 23, 2018 2:49 pm

Excelente análise! Quando refere dinheiros de "proveniência e autenticidade garantida" o que significa? Apenas no sentido de nos ajudar a todos a obter essas garantias para além da duvida razoável em qualquer moeda dessa altura.
Mais uma vez, obrigado pelo contributo!
João

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. Afonso I - Dinheiro

#23 Mensagem por numisiuris » domingo dez 23, 2018 3:21 pm

1 deles apanhado por um membro aqui do forum e completamente encapado. Ou outro, um fragmento que é meu e que, embora estando limpo, foi apanhado por uma pessoa em que confio. Era isto que queria dizer. Mas pelo menos um deles, observada a capa, não oferece quaisquer dúvidas ainda que abstractas. Olhe, como o dinheiro do monge. Olha-se para ele e sabe-se que é bom. Fossem todas assim! :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Afonso I - Dinheiro

#24 Mensagem por fernanrei » domingo dez 23, 2018 3:37 pm

numisiuris Escreveu:1 deles apanhado por um membro aqui do forum e completamente encapado. Ou outro, um fragmento que é meu e que, embora estando limpo, foi apanhado por uma pessoa em que confio. Era isto que queria dizer. Mas pelo menos um deles, observada a capa, não oferece quaisquer dúvidas ainda que abstractas. Olhe, como o dinheiro do monge. Olha-se para ele e sabe-se que é bom. Fossem todas assim! :)
Bem observado Iuri, lá conseguiste arranjar um bocadinho e comparaste mesmo. Pelos vistos parece ser o mesmo cunho do anverso :think: e no meu ponto de vista pode ser uma pequena garantia :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Afonso I - Dinheiro

#25 Mensagem por fernanrei » domingo dez 23, 2018 6:25 pm

fernanrei Escreveu:
numisiuris Escreveu:1 deles apanhado por um membro aqui do forum e completamente encapado. Ou outro, um fragmento que é meu e que, embora estando limpo, foi apanhado por uma pessoa em que confio. Era isto que queria dizer. Mas pelo menos um deles, observada a capa, não oferece quaisquer dúvidas ainda que abstractas. Olhe, como o dinheiro do monge. Olha-se para ele e sabe-se que é bom. Fossem todas assim! :)
Bem observado Iuri, lá conseguiste arranjar um bocadinho e comparaste mesmo. Pelos vistos parece ser o mesmo cunho do anverso :think: e no meu ponto de vista pode ser uma pequena garantia :thumbupleft:
Dado que no reverso não se confirma a partilha do mesmo cunho
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Afonso I”