Catawiki - Leilão desta semana - D. Afonso I Dinheiro Pentalfa TV (única)!

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
crislaine
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm

Catawiki - Leilão desta semana - D. Afonso I Dinheiro Pentalfa TV (única)!

#1 Mensagem por crislaine » quinta jul 11, 2019 3:15 pm

Ora viva pessoal!

Terei que levar a mão à palmatória. Não me lembro sequer da última vez que vim a esta casa, que tanto me acolheu em tempos. Posso garantir que um dos meus primeiros passos, foi aqui que os tirei enquanto escrevia algumas coisas com mais ou menos interesse.

O trabalho tem sido muito e quase que não tenho tido tempo para nada...mas gostava de começar a promover por aqui uma ou outra discussão sobre alguma moeda que acho mais interessante e que vão em leilão na Catawiki.

Esta, é um Dinheiro dito Pentalfa de D. Afonso I, em que a variante V T aparece como única. Em tempos parece ter visto mais uma, mas o estado de conservação era demasiado baixo para garantir sequer a genuinidade dela. Esta, parece-me que tem as características conforme o desejado para se garantir de "genuína". Irá acabar as licitações desta moeda no próximo sábado às 19h (PT).

A explicação "VT" é dada como erro na descrição da legenda POR/TV. Nesta situação entende-se que o erro da legenda é POR/VT o que desde já, além da sua raridade, torna-se uma moeda de especial atenção e estudo.

O que se debateu sobre o "pentalfa" de 5 pontas, é um assunto que já se falou no passado, adequado aos dados existentes na altura e a sua importância (real) que havia ente o rei católico português e a influência judaica.

Aqui vai:

https://leilao.catawiki.pt/kavels/27876 ... ido-bolhao
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Catawiki - Leilão desta semana - D. Afonso I Dinheiro Pentalfa TV (única)!

#2 Mensagem por MCarvalho » quinta jul 11, 2019 4:15 pm

crislaine Escreveu:adequado aos dados existentes na altura e a sua importância (real) que havia ente o rei católico português e a influência judaica.
Quais são esses dados existentes na altura e qual era de facto essa influência judaica sobre Afonso Henriques?
MCarvalho

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#3 Mensagem por fernanrei » quinta jul 11, 2019 9:25 pm

Eu nesses dinheiros, numa das faces vejo o símbolo da luz da sabedoria. O espírito que domina sobre os quatro elementos, o pentáculo sagrado da união do humano com o divino. Os quatro membros do corpo, mais a cabeça que o controla. Na outra face, bem sei que estou sempre a exagerar, mas consigo ver uma representação rosácea unida ao "TAU" , assim sendo parece-me ser a representação da cruz de Osíris que simboliza a chave da vida :think: . Se por acaso os Judeus através da Cabala conseguem representar o mesmo, então tudo bem. :beer:
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#4 Mensagem por numisiuris » quarta jul 17, 2019 8:43 am

fernanrei Escreveu:Eu nesses dinheiros, numa das faces vejo o símbolo da luz da sabedoria. O espírito que domina sobre os quatro elementos, o pentáculo sagrado da união do humano com o divino. Os quatro membros do corpo, mais a cabeça que o controla. Na outra face, bem sei que estou sempre a exagerar, mas consigo ver uma representação rosácea unida ao "TAU" , assim sendo parece-me ser a representação da cruz de Osíris que simboliza a chave da vida :think: . Se por acaso os Judeus através da Cabala conseguem representar o mesmo, então tudo bem. :beer:
Na parte da "rosácea unida ao TAU" suspirrei, mas na cruz de Osíris? Então?
Imagem
:beer:

fernanrei

#5 Mensagem por fernanrei » quarta jul 17, 2019 8:47 am

numisiuris Escreveu:
fernanrei Escreveu:Eu nesses dinheiros, numa das faces vejo o símbolo da luz da sabedoria. O espírito que domina sobre os quatro elementos, o pentáculo sagrado da união do humano com o divino. Os quatro membros do corpo, mais a cabeça que o controla. Na outra face, bem sei que estou sempre a exagerar, mas consigo ver uma representação rosácea unida ao "TAU" , assim sendo parece-me ser a representação da cruz de Osíris que simboliza a chave da vida :think: . Se por acaso os Judeus através da Cabala conseguem representar o mesmo, então tudo bem. :beer:
Imagem
Repara na parte superior da cruz :think: o que te parece ser?

fernanrei

#6 Mensagem por fernanrei » quarta jul 17, 2019 8:50 am

numisiuris Escreveu:
Imagem
A cruz que apresentas é a Egípcia.A lenda de Osíris é um dos mitos mais antigos do Egito e foi fundamental para a antiga religião do estado egípcio, mas a união da Rosa à cruz é outra coisa. :thumbupleft:

fernanrei

#7 Mensagem por fernanrei » quarta jul 17, 2019 11:35 am

O mito de Osíris é uma das "Grandes Histórias" do mundo. Aquelas Histórias que fazem parte da experiência humana e que pouco ou nada mudam por séculos e séculos, exceto na sua forma mais superficial. Os detalhes podem ser modificados, dependendo de quem conta a história, as personagens podem ter nomes diferentes, mas fundamentalmente, ainda é a mesma história.
Bem vistas as coisas, existe uma versão do mito de Osíris em todas as culturas: o rei justo é assassinado pelo irmão cruel, que depois é vingado pelo príncipe que segue os passos do seu pai. Às vezes, o rei morto é recompensado pelas suas boas ações na sua próxima vida.
Se procurarmos nas civilizações próximas, como os romanos e os gregos, no Japão e na China, no cristianismo, podemos encontrar histórias muito parecidas, ou até mesmo iguais. Por isso, a questão da simbologia pode alterar um pouco de cultura para cultura apesar da comum representação. No fundo, faz tudo parte de um inconsciente coletivo que reproduz histórias como uma forma de dar uma explicação para os factos da vida. :thumbupleft:

crislaine
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm

#8 Mensagem por crislaine » quinta jul 18, 2019 2:54 pm

Partilho convosco alguma das citações de uma pequena noticia, que outrora já foi publicada num dos nossos jornais. Estava a pesquisar quem as escreveu, pois em algumas partes defende a presença judaica no nosso pais à mais de um milénio e meio.

Vem um pouco, na relação que tinha dito sofre a influência judaica ao primeiro rei de Portugal. Os nossos primeiros reis tomam os judeus sob a sua dependência directa e daí, a presença de certos símbolos tornam para os cidadãos como um domínio directo. Aí está a discrepância de uma "cruz" numa das faces e da outra o chamado "pentalfa. A Cabala judaica, através dos seus rabinos mais eruditos, considera o pentagrama simbólico da Vontade de Deus e da Protecção Divina. No Cristianismo é a Estrela do Natal, a do Nascimento de Cristo, prenunciando a Ressurreição tanto do Espírito no Corpo (Nascimento), como do Corpo no Espírito (Ressurreição).

A construção do Portugal cristão, levou a que os primeiros reis portugueses tomassem contacto com as comunidades judaicas existentes, utilizando-as ao seu serviço (foi decisiva a intervenção de judeus ao lado de D. Afonso Henriques, na tomada de Lisboa em 1147) e concedendo-lhes privilégios pelo auxílio prestado no povoamento do território. As comunidades alargavam-se, de tal modo, que no reinado de D. Dinis (1278-1324) havia comunas judaicas espalhadas por todo o país.

De facto, teremos que ter em atenção a coligação de D. Afonso Henriques com os judeus mesmo enquadrando a guerra contra os mouros.
" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#9 Mensagem por MCarvalho » quinta jul 18, 2019 4:24 pm

crislaine Escreveu:Partilho convosco alguma das citações de uma pequena noticia, que outrora já foi publicada num dos nossos jornais. Estava a pesquisar quem as escreveu, pois em algumas partes defende a presença judaica no nosso pais à mais de um milénio e meio.

Vem um pouco, na relação que tinha dito sofre a influência judaica ao primeiro rei de Portugal. Os nossos primeiros reis tomam os judeus sob a sua dependência directa e daí, a presença de certos símbolos tornam para os cidadãos como um domínio directo. Aí está a discrepância de uma "cruz" numa das faces e da outra o chamado "pentalfa. A Cabala judaica, através dos seus rabinos mais eruditos, considera o pentagrama simbólico da Vontade de Deus e da Protecção Divina. No Cristianismo é a Estrela do Natal, a do Nascimento de Cristo, prenunciando a Ressurreição tanto do Espírito no Corpo (Nascimento), como do Corpo no Espírito (Ressurreição).

A construção do Portugal cristão, levou a que os primeiros reis portugueses tomassem contacto com as comunidades judaicas existentes, utilizando-as ao seu serviço (foi decisiva a intervenção de judeus ao lado de D. Afonso Henriques, na tomada de Lisboa em 1147) e concedendo-lhes privilégios pelo auxílio prestado no povoamento do território. As comunidades alargavam-se, de tal modo, que no reinado de D. Dinis (1278-1324) havia comunas judaicas espalhadas por todo o país.

De facto, teremos que ter em atenção a coligação de D. Afonso Henriques com os judeus mesmo enquadrando a guerra contra os mouros.
Será defeito meu, com certeza, mas acho que não percebi nada.
O pentagrama é discrepante com a cruz por ser judeu? D. Afonso Henriques queria uma estrela de Natal nas moedas, mas ao mesmo tempo queria agradecer aos judeus por os ter sob a sua dependência?
O nosso país, com 900 anos, tem judeus há 1500 anos? Qual a relação com as comunidades judaicas do reinado de D. Dinis?
MCarvalho

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

#10 Mensagem por palves » quinta jul 18, 2019 10:47 pm

Mário, são excertos de vários textos avulsos. O google ajuda a encontar...

Responder

Voltar para “D. Afonso I”