ID: Sancho I(II)

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

ID: Sancho I(II)

Mensagempor palves » sexta jul 25, 2014 5:29 pm

Boas,

AG2013 SII 01.01?

Imagem
Última edição por palves em sexta jul 25, 2014 6:15 pm, editado 3 vezes no total.

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: ID: Missão Impossível? Sancho I/II?

Mensagempor RuiFB » sexta jul 25, 2014 5:37 pm

Olá Paulo, é um dinheiro da cruz cravada de Sancho I que já fez correr aqui muita tinta :)

palves
Reinado D.Afonso II

Mensagempor palves » sexta jul 25, 2014 5:56 pm

Sim e eu sou daqueles que acha que é SI e não SII e só se desaprende com o AG 2013.

O que me estava dar cabo da cabeça era eu estar a olhar para o AG 2013 que diz que a moeda é rara e eu ter 5 destas raridades à minha frente! Fui buscar o de 2001 e nessa altura a moeda era banal...

RuiFB
Reinado D.Sancho I

Mensagempor RuiFB » sexta jul 25, 2014 6:02 pm

Embora não sendo dos mais fáceis, o dinheiro é comum, mas de mbc para cima não aparece assim muito.
Neste documento, na pág. 233 é referido o famoso achado de Pernes, em que só de uma vez foram achados 200 e tal e um dinheiro do fundador.
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10910.pdf

palves
Reinado D.Afonso II

Mensagempor palves » sexta jul 25, 2014 6:08 pm

Cheers mate!

RuiFB
Reinado D.Sancho I

Re: ID: Sancho I(II)

Mensagempor RuiFB » sexta jul 25, 2014 6:23 pm

:D Em relação ao preço, ia para escrever e esqueci-me.

Quem tem os direitos do Alberto Gomes é a ANP, acho que era uma associação de numismatas e coleccionadores, entretanto passou a leiloeira, agora não sei como está. Estes (coleccionadores associados) nem para eles são bons, nem em preços, nem na revisão do catálogo, nada! Sendo um dos poucos catálogos que não é feito por comerciantes (apesar dos interesses leiloeiros da Associação), parece que em alguns casos os preços são atribuídos em sistema "saco de gatos". Quanto mais profundamente vejo aquilo mais acho que andei uma vida toda enganado e apesar do grande trabalho do AG, desde que ele morreu não tiveram estofo nem capacidade para endireitar a obra. Quem era o xerife daquilo acho que era o Eng. Magro que segundo dizem é pouco permissivo, provavelmente está estagnado praí em 1995. A partir do AG 96 eu não confiava muito naquilo mas é a minha opinião.

palves
Reinado D.Afonso II

Re: ID: Sancho I(II)

Mensagempor palves » sexta jul 25, 2014 6:31 pm

Sim é uma história que já discuti sobre um café com várias pessoas daqui. É uma estupidez. imagino que nas feiras haja muitos vendedores que tenham substituído os alvéolos com as moedas marcadas para passarem a dizer rara e a pedir um balúrdio. Eu tenho 5, 4 fracas, 1 com excelentes relevos ainda que cerceada e não chegou a 20 euros...

Além de que a qualidade gráfica do AG é no mínimo pobre. Tenho aqui ao meu lado o Spink (equivalente inglês ao AG) e a qualidade das fotos e papel é mil vezes melhor e custa apenas 20 eurecos.

O problema é o custo de construir um acervo fotográfico de excelente qualidade de todas as moedas e variantes, para um mercado tão pequeno. Mas é para isso que servem as associações sem fins lucrativos...

Voltar para “D. Sancho I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante