Morabitino a Leilão na Roma Numismatics

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Praça
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 200
Registado: quarta jan 21, 2015 12:32 am
Localização: Espinho

Morabitino a Leilão na Roma Numismatics

#1 Mensagem por Praça » quarta mar 07, 2018 1:46 am

Está este Morabitino em leilão na Roma Numismatics.
Opiniões?

Imagem

http://romanumismatics.com/auction/lot/0755/



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Morabitino a Leilão na Roma Numismatics

#2 Mensagem por numisiuris » quarta mar 07, 2018 2:24 am

2018 é o ano dos braços em triângulos. São mais juntos ainda. O pé do cavaleiro. O pescoço. O cavalo ingénuo de Foz-Côa. Os berloques. Os feijões atrás da cabeça, tão bem definidos. O nariz. As estrelas tremiditas, os escudetes também. A letra está bem boa. Já sabe fazer os T's. O do reverso pelo menos. Temos artista. O próximo já ninguém o caça, é só derreter a dobra almorávida.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11011
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Morabitino a Leilão na Roma Numismatics

#3 Mensagem por fernanrei » quarta mar 07, 2018 8:51 am

:think: este exemplar já requer uma observação mais cuidada, dado que se reconhecem alguns pormenores estilosos que se enquadram bem no que era feito nesta época, mas quanto a mim, suscita algumas dúvidas que convém escrutinar. O Iuri exemplifica alguns aspetos a ter em conta. De qualquer forma, eu começava por analisar a liga, que deverá quase de certeza esbarrar nas incongruências técnicas da fundição medieval. :biglaugh:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11011
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Morabitino a Leilão na Roma Numismatics

#4 Mensagem por fernanrei » quarta mar 07, 2018 8:39 pm

Depois de melhor observado, tenho mais alguma coisa a dizer. Vou começar pelo reverso e tudo o que disser é apenas a minha opinião. Os escudetes apresentam um estilo mais virado para D. Afonso II dado que fecham muito e pegam com os escudos, a letra I deveria ser mais recta e o R não gosto dele. Quanto ao Anverso, digamos que estão misturados três estilos, o D Sancho parece-me ser das primeiras emissões mas o Cavalo não joga, as letras deveriam ser mais rectas e o braço da espada, nem sei onde o enquadrar. Se a legenda fosse sancivs ex rtvgalis e IN NE PTRIS L(INVRETIDO)FLII SPS SCIA :think:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Sancho I”