Morabitino de ouro de D.Sancho I

Mensagem
Autor
hollycity
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 25, 2008 10:03 pm
Localização: Parede-Murtal
Contacto:

Morabitino de ouro de D.Sancho I

#1 Mensagem por hollycity » domingo mai 25, 2008 11:17 pm

Boa noite.Este é o primeiro post que coloco neste forum.Sou um curioso interessado ,mas não coleciono.Alem disso considero me um leigo na materia,mas historicamente envolvo me com as moedas.A pergunta é a seguinte.Chegou me ás mãos uma moeda que já me disseram ser uma replica do morabitino de ouro do D.Sancho I que sei existirem no mundo 2 ou 3.Penso ser uma edição que há uns anos o BCP fez e que custava a publico cerca de 30000$oo na altura.A reprodução é perfeitissima,e dizem ter sido "feita" de uma verdadeira.O peso ,a côr do ouro,tudo é igual.Vem cercada dum aro em ouro ,tipo medalha,para pôr num fio.Não sei se este será o local ideal para estar a mencionar este facto,mas se possivel gostaria que quem de direito me informasse quanto valeria esta moeda se fosse verdadeira,já que está como se diz"á flôr do cunho".E se a replica tem algum valôr comercial.E que se tivesse não me importaria de vendê-la:Muito obrigado pela atenção e desculpem qualquer coisinha.



oivolf
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1538
Registado: terça jul 10, 2007 10:03 am
Localização: Chaves

Re: Morabitino de ouro de D.Sancho I

#2 Mensagem por oivolf » segunda mai 26, 2008 12:41 am

Bem vindo ao Fórum!



Flávio
Flávio

Avatar do Utilizador
Laulo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1739
Registado: sexta nov 05, 2004 10:49 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Morabitino de ouro de D.Sancho I

#3 Mensagem por Laulo » segunda mai 26, 2008 1:18 am

Vamos lá explicar do que se trata a peça que tem em seu poder , julgo que que vou dar os elementos certos .

As Colecções Philae , lançaram para serem subscritas até 31 de Maio de 2004 , 22 Medalhas de Ouro" português" Ouro de 19, 2 quilates , das mais importantes que os nossos Reis , mandaram cunhar , com o respectivo estojo em pele azul.

O plano de aquisição era a saída de uma em cada trimestre ao preço de 432 Euros cada com Iva incluido .

O facto dessa ter o aro a circundar é porque algum ourives ,ou particular entendeu adquiri-la individualmente , é natural que fosse possível ; O seu conjunto custava 9504 €.

No anverso em baixo lado esquerdo tem um pequeno circulo e no seu interior tem um R de Réplica

Essa medalha tem de diâmetro 28 mm.

Poderá ter sido o BCP a fornecê-la como poderia ter sido a CG Depósitos ou outra Entidade bancária .

A quem a poderá vender ? um colecionador talvez não se interesse por ela , mas um investidor
será possível , ao preço do Ouro , correspondente ao seu peso

Quanto ao valor do Morabitino Moeda , pouco vale dizer , mas poderá ser dito , como curiosidade rondarão , umas, 15000 , outras 17000 outras 150000 €, depende da rarirade , pouco interesse tem para comparação e sua orientação .

Quanto à informação de só existirem 2 Morabitinos , ela está errada é natural que se conheçam entre 80 e 100 +--
"Não me envergonho de corrigir os meus erros, nem de mudar as minhas opiniões. Porque não me envergonho de raciocinar e aprender"
Alexandre Herculano

hollycity
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 25, 2008 10:03 pm
Localização: Parede-Murtal
Contacto:

Re: Morabitino de ouro de D.Sancho I

#4 Mensagem por hollycity » segunda mai 26, 2008 9:12 am

Bom dia e muito obrigado peça preciosa informação.
No entanto acontece que pelo que sei ,vou ter que contradize-lo num ponto.Não se trata da tal edição em bloco,mas duma edição duma só moeda(replica)que terá sido editada muito antes desse lançamento,anos talvez.Incluso recebi uma especie de papel -anuncio que não sei onde coloquei a contar a historia do Morabitino.
De qualquer forma obrigado pela imformação

Avatar do Utilizador
Laulo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1739
Registado: sexta nov 05, 2004 10:49 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Morabitino de ouro de D.Sancho I

#5 Mensagem por Laulo » segunda mai 26, 2008 9:56 am

OK. A história dessa medalha , não sendo o que escrevi em cima , então não a conheço , se é essa que quer contar tudo bem .

Quanto à história da moeda do Morabitino de Sancho I , essa tenho-a bem estudada .
"Não me envergonho de corrigir os meus erros, nem de mudar as minhas opiniões. Porque não me envergonho de raciocinar e aprender"
Alexandre Herculano

José Alves
Reinado D.João IV
Mensagens: 747
Registado: sábado nov 06, 2004 2:27 am
Localização: Felgueiras - Sócio ANP nº 1877 e SPN nº 3473
Contacto:

Re: Morabitino de ouro de D.Sancho I

#6 Mensagem por José Alves » terça mai 27, 2008 2:15 am

Post editado dado que pretendia ser uma MP e não mensagem publica.
Última edição por José Alves em terça mai 27, 2008 1:31 pm, editado 1 vez no total.
José Rodrigo Leite Alves

hollycity
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 25, 2008 10:03 pm
Localização: Parede-Murtal
Contacto:

Re: Morabitino de ouro de D.Sancho I

#7 Mensagem por hollycity » terça mai 27, 2008 9:57 am

Caro amigo obrigado pelo seu interesse,curiosamente e aproveitando a dica de um forista anterior que me foi muito preciosa ,pois deu me o valôr unitário das moedas da tal colecção de replicas que o Millenium lançou e continham tambem o morabitino,acabei por vendê lo ontem utilizando o valôr referencia.A moeda vinha circundada por aro em ouro para fazer de medalha e que eventualmente o dono anterior mandara fazer.A pessoa interessada ofereceu me 250 E pela peça que aceitei.Em peso teria poucas gramas o que no mercado actual ao preço que estão a pagar o ouro mesmo valorisado constituiria uma ninharia.Vou no entanto registar o seu contacto e obrigado.

xcorpionboy
Escudinho da II República
Mensagens: 8
Registado: sexta mai 14, 2010 1:22 pm

Re: Morabitino de ouro de D.Sancho I

#8 Mensagem por xcorpionboy » sexta set 03, 2010 10:37 am

De certeza que este senhor já se arrependeu de a ter vendido, pois a valorizaçao foi bem grande, 30 gramas de ouro agora valem mais de 1000€, já na altura a moeda deveria valer mais de 250€... acho que se precipitou... Uns Ganham quando outros perdem...
Melhores cumprimentos,

Roberto Mendes

Não ás falsificações, vamos comprar em segurança....

Avatar do Utilizador
moeda86
Reinado D.João V
Mensagens: 562
Registado: segunda ago 11, 2008 2:12 am
Localização: Beira Interior

Re: Morabitino de ouro de D.Sancho I

#9 Mensagem por moeda86 » segunda ago 22, 2011 11:02 pm

Peço desculpa estar a puxar este topico ja com algum tempo.

Mas se vendesse agora a moeda, ui ui :clap3: isso seria uma reforma antecipada :jumpgreen:

apple
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 92
Registado: sábado mar 19, 2011 6:34 pm

Re: Morabitino de ouro de D.Sancho I

#10 Mensagem por apple » sexta ago 26, 2011 9:39 am

Saiu alguma moeda Morabitino em prata ?

Responder

Voltar para “D. Sancho I”