Ajuda com 1/2Dinheiro de D.Sancho I (Mealha)

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

jmilheiro
Reinado D.José
Registado: quarta nov 05, 2008 12:27 pm

Ajuda com 1/2Dinheiro de D.Sancho I (Mealha)

Mensagempor jmilheiro » quarta set 15, 2010 10:58 pm

Caros amigos, peço ajuda para classificação correcta deste meio dinheiro na minha opinião(não tenho a certeza). Estou convencido que se trata de uma Mealha de D. Sancho I mas não tenho a certeza, e gostava também da opinião dos meus amigos acerca do estado de concervação o qual n sei se poderá chegar a BC isto devido á minha falta de experiencia deste tipo de moedas em bolhão.
O valor em BC do A.G para estas moedas é relativamente alto e tenho algumas duvidas que estes dinheiros se transacionem por estes valores por isso gostava de saber de que tem experiencia com este tipo de moedas do valor que as mesmas se compram e vendem.
A moeda não é minha é de um amigo que me pediu para lhe vender a mesma mas como tenho muitas duvidas, gostaria de opiniões mais avalizadas que a minha.

Desde de já o meu Obrigado a todos.

ImagemImagem

Cumprimentos
jmilheiro
Cumprimentos
jmilheiro

Os meus Leilões:

http://vendedor.coisas.com/jmilheiro/

jmilheiro
Reinado D.José

Re: Ajuda com 1/2Dinheiro de D.Sancho I (Mealha)

Mensagempor jmilheiro » quarta set 15, 2010 11:01 pm

As imagens são muito fraquinhas (scaner) na mão parece melhor mas com a maquina fotográfica com moedas sou uma lastima.
Cumprimentos
jmilheiro

Os meus Leilões:

jmilheiro
Reinado D.José

Mensagempor jmilheiro » quinta set 16, 2010 2:13 pm

Caros amigos agradecia uma ajudinha.

Cumprimentos
jmilheiro
Cumprimentos
jmilheiro

Os meus Leilões:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » quinta set 16, 2010 4:00 pm

Seria importante termos mais dados, como o peso e o módulo.

Penso que seja um dinheiro (aliás, mesmo aquelas consideradas mealhas no AG serão, naturalmente, dinheiros, ninguém os consegue distinguir, nem hoje, nem no tempo delas).

Em todo o caso, é uma moeda relativamente escassa. Não está no estado de BC, estará Regular. Em termos de valor, tudo dependerá do mercado.
MCarvalho

jmilheiro
Reinado D.José

Re:

Mensagempor jmilheiro » quinta set 16, 2010 5:10 pm

MCarvalho Escreveu:Seria importante termos mais dados, como o peso e o módulo.

Penso que seja um dinheiro (aliás, mesmo aquelas consideradas mealhas no AG serão, naturalmente, dinheiros, ninguém os consegue distinguir, nem hoje, nem no tempo delas).

Em todo o caso, é uma moeda relativamente escassa. Não está no estado de BC, estará Regular. Em termos de valor, tudo dependerá do mercado.

Efectivamente são dificeis de distinguir apenas a classifiquei como mealha pelo peso e diametro (15mm e 0,6g) mas a diferença das duas classificações é de 1 mmm e 0,1 g o que em moedas deste tipo será irrelevante.

Cumprimentos
jmilheiro
Cumprimentos
jmilheiro

Os meus Leilões:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » quinta set 16, 2010 5:50 pm

Efectivamente são dificeis de distinguir

Pois são, é por isso que considero que todos são dinheiros. Imaginem numa feira, no ano de 1190, as pessoas a a fazerem os trocos com moedas que supostamente valiam metade umas das outras, com diferenças de peso de 0,1 g e de 1 mm? É evidente que não seria possível. E diz-me o bom-senso que foram todas batidas como dinheiros, nós, os modernos, é que complicamos as coisas :)
MCarvalho

jmilheiro
Reinado D.José

Mensagempor jmilheiro » quinta set 16, 2010 10:18 pm

Mais algum amigo quer dar a sua opinião???

Cumprimentos
jmilheiro
Cumprimentos
jmilheiro

Os meus Leilões:

Trinta

Mensagempor Trinta » segunda out 04, 2010 3:40 pm

Apesar da fraca qualidade das imagens, parece ser claramente uma peça de D. Sancho I. O anverso com os 4 escudos "cheios", a 1ª versão da divisa das "quinas" cunhada em moeda, só aparece mesmo com este monarca. O outro monarca a representar as "quinas" apenas com 4 escudos foi D. Sancho II, mas neste caso os escudos eram de formato ligeiramente diferente, já mais cuidados e sem serem preenchidos, apenas com bordadura.

No reverso parece-me ver "PORTVGAL", com o P às 19:00h. O anverso também deveria apresentar 2 estrelas e 2 pontos a cantonar os escudos, mas não consigo ver.
A legenda do anverso deveria ser algo do género "REX SANCIVS", com algumas variações possíveis, mas não consigo ver.

Quanto ao facto de ser uma mealha ou dinheiro, concordo com o que já foi dito - parece-me dificil que há 800 anos atrás fosse possivel distinguir os dinheiros e mealhas em circulação corrente apenas pela diferença de 1-2g e poucos milimetros. Possivelmente as mealhas referidas em vários documentos eram os dinheiros, literalmente partidos em 2.

Quanto ao EC e valor, parece-me que está ligeiramente abaixo do BC. Tendo em conta que para moedas com este valor os preços actuais não andam muito longe do AG, diria que o valor poderia estar um pouco abaixo do BC referido no AG (não tenho aqui o catálogo, mas de cor creio que o valor das referidas mealhas e dinheiros é muito semelhante dai a questão de ser mealha ou dinheiro neste caso ser pouco relevante para o preço)

Abraço
João

Voltar para “D. Sancho I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante