ELEIÇÃO MOEDA DO MÊS DE MARÇO DE 2015

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Avatar do Utilizador
Paulo Mateus
Reinado D.António
Mensagens: 938
Registado: sexta jul 10, 2009 8:58 pm
Localização: SETUBAL (Sócio ANP nº 2001)

ELEIÇÃO MOEDA DO MÊS DE MARÇO DE 2015

Mensagempor Paulo Mateus » quarta mar 04, 2015 7:00 pm

Imagem

....................................................
Eleição Moeda Mês Março 2015


Concurso eleição da Moeda do Mês de Março

Regras do concurso:

1ª – Os foristas interessados em concorrer à eleição da Moeda do Mês, só podem colocar uma moeda, de qualquer país e época por cada mês até ao dia 21- 24:00 horas desse mês, a partir daqui o tópico é considerado encerrado passando à fase de eleição por todos os foristas que assim o entenderem, que terminará às 24 horas do último dia do mês.

2ª – O número mínimo necessário para se realizar a eleição é de nove (9) moedas. Caso esse número não seja atingido no prazo estipulado, esse será alargado por mais 48 horas, ou seja até ás 24 horas do dia 23. Se mesmo assim não for atingido o numero máximo, será feita a eleição até um numero mínimo de 3 (três) moedas. Se não for alcançado este mínimo ficará sem efeito.

3ª – É obrigatória a colocação de imagens, pelo menos uma de cada lado da moeda. Recomenda-se que as imagens tenham boa qualidade e sejam obtidas com a moeda liberta de qualquer embalagem. É desejável incluir uma breve descrição da moeda; uma referência bibliográfica; um comentário histórico, ou outro, que possa enriquecer a candidatura. Por exemplo:

Cinco Escudos de cupro-níquel de 1974
Anverso: República Portuguesa 1974
Reverso: 5$00 Escudos

3ª A colocação da nota, consiste só unicamente de uma foto de cada face da respectiva nota acompanhada de alguns dados como valor facial, ano, etc...
Pede-se também, se possível, que as notas concorrentes sejam acompanhadas de um texto informativo. Há alguns temas em que essa informação será importante. (Personalidades, por exemplo)

4ª – É permitida a colocação de um conjunto de moedas, desde que tenham uma relação entre si, tornando-se uma mais-valia na apresentação.

5ª – Cada forista concorrente não pode votar na sua própria moeda. Contudo se não participar na votação, terá uma penalização equivalente à média da pontuação obtida na sua moeda (exemplo: se recebeu 45 pontos de 9 foristas, será penalizado em 45 a dividir por 9, que serão 5 pontos).

6ª – Os “Juízes” além da sua pontuação, podem deixar um comentário, por exemplo: O motivo do seu voto. Cada forista deverá pontuar oito (8) moedas, do seguinte modo:

Até 9 (nove) moedas ou mais:

10 Pontos
08 Pontos
06 Pontos
05 Pontos
04 Pontos
03 Pontos
02 Pontos
01 Pontos

Vencerá a moeda que reunir mais pontos à hora do fecho das votações (24 horas do último dia do mês do concurso).

No caso das participações inferiores a 9 (nove) e até um numero mínimo de 3 (três) moedas, será designada uma pontuação no momento da votação.

Vencerá a moeda que reunir mais pontos à hora do fecho das votações (24 horas do último dia do mês do concurso).

Para facilitar a votação, será atribuído um número de ordem a cada moeda, pelo que será publicada logo no dia 22 ou 24, uma lista com as moedas concorrentes.

7ª – Em caso de empate pontual, será considerado vencedor aquele que tiver:

a) Mais pontuações de 10 pontos
b) Mais pontuações de 8 pontos
c) Mais pontuações de 6 pontos

Abaixo das 9 (nove) moedas será efectuado o desempate consoante as pontuações designadas na regra nº6.

8ª – Os três (3) primeiros classificados, passarão a figurar na galeria das moedas vencedoras, em tópico existente para esse efeito.

9ª – As moedas expostas, não podem concorrer mais nenhuma vez durante esse ano, podendo concorrer no ano seguinte, excepto as doze (12) vencedoras dos anos anteriores.
As doze (12) primeiras (uma de cada mês) concorrem à moeda do ano, em Janeiro do ano seguinte, em simultâneo com a desse mês, mas num post à parte.

Está aberto o concurso!

Boa sorte a todos :thumbupleft:
___________
Paulo Mateus

Avatar do Utilizador
VMNV
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1608
Registado: quinta out 18, 2007 9:48 am

Re: ELEIÇÃO MOEDA DO MÊS DE MARÇO DE 2015

Mensagempor VMNV » quarta mar 04, 2015 8:09 pm

Portugal 10 Escudos (Prata)1928 KM579 - Batalha de Ourique 1139
Imagem

Dom Paiva
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 29
Registado: terça jan 17, 2012 2:54 pm
Localização: Lisboa

Re: ELEIÇÃO MOEDA DO MÊS DE MARÇO DE 2015

Mensagempor Dom Paiva » sexta mar 13, 2015 11:38 pm

1 Macuta 1814 (sem zodíaco) AG JR 03.02- Cobre - D. João Príncipe Regente 1799/1816

Imagem

Imagem

É uma moeda aparentemente vulgar com cunho cansado (algo que parece ser comum nestas moedas) e reverso descentrado (não sei se é este o termo correto).
O curioso é que o anverso apresenta um brilho estranho, como se tivesse sido envernizado, que o reverso não tem. Não sei que razão alguém teria para só envernizar uma das faces da moeda. Talvez por ter um baixo valor de mercado a tenham submetido a experiências.


Voltar para “Numismática em geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante